Quando falta apenas um dia para o fim do Morocco Desert Challenge, a piloto portuguesa Maria Luís Gameiro, em Team Motivo JCB, prepara-se para terminar esta exigente prova no quinto lugar da geral nos carros, isto depois de ter subido esta sexta-feira quatro posições na tabela classificativa. Com uma prestação fantástica, Maria Luís Gameiro deu um grande salto na classificação depois de mais uma etapa de grande nível e, quando tem pela frente apenas mais um dia de prova, encontrando-se com mais de 30 minutos de vantagem para o sexto classificado, a piloto lusa tem o ‘top 5’ praticamente garantido.
Tem sido um Morocco Desert Challenge estupendo por parte de Maria Luís Gameiro. A piloto de Cascais tem-se superado e mostrado toda a sua garra, determinação e talento, mesmo com uma preparação comprometida e uma nova navegadora ao seu lado. Desde o início desta aventura que Maria Luís e Rosa Romero têm estado no top 10 da geral dos carros, mas hoje deram um salto significativo, subindo do nono até ao quinto posto.
O sexto lugar na etapa de hoje, a número 7, com partida e chegada em Foum Zguid, a dupla do Mini T1+ do Team Motivo JCB permitiu esta ascensão notável, em mais uma excelente prestação da dupla 100% feminina. Numa etapa onde as dunas foram o tema forte dos 290 km percorridos contra o relógio, Maria Luís conseguiu impor um ritmo forte, com uma navegação irrepreensível de Rosa Romero. A dupla tem-se entendido às mil maravilhas, com os resultados a comprovar a excelente química entre ambas.
Com praticamente 36 minutos de vantagem para o sexto classificado e com 33 minutos de desvantagem para a quarta dupla mais rápida, parece que o destino está selado e que o quinto lugar deverá ser a posição final na geral dos carros desta dura prova. No entanto, ainda há 149 km a percorrer e todo o cuidado é pouco.

“Que dia fantástico! Esta etapa correu-nos muito bem e não podia estar mais feliz”, disse Maria Luís no final do dia. “A etapa foi desafiante, com muitas dunas e tivemos de ser inteligentes na nossa abordagem. Mas o ‘curso intensivo’ que tirei no Dakar, permitiu-me encarar este dia com confiança e o resultado é excelente. A Rosa foi perfeita na navegação e conseguimos o sexto tempo. Melhor ainda, conseguimos subir ao top 5 da geral dos carros. Estou tão orgulhosa do que temos conquistado neste Morocco Desert Challenge. Mas vamos só pensar na festa amanhã. Agora é tempo de descansar e preparar os últimos 150 km de prova, pois vai ser um dia também exigente.”
A última etapa, a número 8, que vai de Foum Zguid a Ouarzazate, começa com uma ligação de 188 km através das montanhas. A primeira especial (8A) apresenta uma mistura de secções técnicas e rápidas em terreno acidentado e num planalto elevado. Depois de uma nova ligação de 82 km, a última secção cronometrada (SS 8B) percorre 52 km de pistas rápidas e variadas em direção a Ait Ben Hadou, incluindo uma descida exigente. A etapa termina com um final festivo no bivouac, perto do castelo do filme Reino dos Céus, onde esta grande aventura chegará ao fim.