O Campeonato do Mundo de Ralis da FIA ruma a um dos seus palcos mais emblemáticos esta semana, com o Vodafone Rally de Portugal (15 – 18 de maio) a receber os melhores pilotos do mundo para a quinta ronda da temporada de 2025.
Realizado pela primeira vez em 1973, Portugal é um evento fundador do WRC e continua a ser um dos mais acarinhados. Centenas de milhares de fãs acorrem às famosas classificativas de terra, alinhando em redor das encostas de Fafe, Arganil e outras para testemunhar a ação bem de perto.
Uma entrada de elite
na competição em Rally1


A edição deste ano assinala a mais forte entrada de carros Rally1 desde 2022, com 12 máquinas de topo prontas para a partida. A liderar a ofensiva está Elfyn Evans, que chega à prova sediada em Matosinhos com uma confortável vantagem de 43 pontos no campeonato de pilotos, após um início de temporada de sonho.
Evans está a liderar uma campanha dominante da Toyota GAZOO Racing, que ostenta um registo perfeito de quatro vitórias em quatro ralis até agora em 2025. A marca japonesa também está invicta em Portugal desde 2019, com Evans entre os seus vencedores passados, graças ao seu triunfo em 2021.
Juntamente com o piloto galês numa equipa Toyota recheada de talento estão o bicampeão em Portugal Kalle Rovanperä, o recordista de seis vitórias em Portugal Sébastien Ogier, Takamoto Katsuta e a estrela em ascensão Sami Pajari. Apenas Evans, Rovanperä e Ogier estão nomeados para pontuar pela equipa principal da Toyota.


“Sempre adorei Portugal”, disse Ogier. “É um rali com uma atmosfera especial e fãs incríveis. A vitória do ano passado para chegar às seis foi realmente satisfatória – repetir isso esta semana seria inacreditável.”
Hyundai e M-Sport Ford
ansiosas por desafiar
A Hyundai Motorsport chega determinada a recuperar de uma prova difícil nas Gran Canárias, onde problemas de afinação prejudicaram o desempenho. O campeão em título Thierry Neuville e Ott Tänak ocupam o terceiro e o quinto lugares, respetivamente, na classificação, enquanto Adrien Fourmaux – que conquistou um lugar no pódio na ronda de abertura deste ano em Monte Carlo – continua a sua busca pela primeira vitória no WRC ao volante do terceiro i20 N Rally1.
A M-Sport Ford apresenta uma equipa alargada com quatro Puma Rally1 inscritos. Os pilotos regulares Grégoire Munster e Josh McErlean juntam-se ao jovem letão Mārtiņš Sesks, que disputa a segunda ronda do seu programa parcial de 2025. Depois de mostrar flashes de velocidade na sua estreia no Rally1 na Polónia no ano passado, as classificativas de terra de Portugal oferecem um verdadeiro ponto de referência para o seu desenvolvimento. O piloto privado português Diogo Salvi também integra a equipa.
No WRC2, a principal categoria de apoio do campeonato, um número recorde de 45 inscritos destaca a crescente força e profundidade da competição em 2025. Os principais candidatos incluem Oliver Solberg, Gus Greensmith, Yohan Rossel e Pierre-Louis Loubet.


O rali arranca na quinta-feira com a cerimónia de partida em Coimbra, antes das equipas enfrentarem 24 classificativas competitivas, totalizando quase 350 quilómetros de ação a fundo em terra ao longo de quatro dias.
O Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) é a principal competição de ralis da FIA, integrando carros de alta performance e os melhores pilotos do mundo a competir em cenários dramáticos, desde o inverno gelado da Suécia ao calor e aos trilhos rochosos do Quénia. Os participantes lutam pelos títulos de pilotos e construtores em 14 ralis numa competição sobre a qual todas as informações podem ser encontradas em www.wrc.com.