A cumprir 75 anos de existência, a marca espanhola irá “atribuir um prémio extraordinário de 10 milhões de euros a todos os colaboradores.”
Em comunicado, Laura Carnicero, vice-presidente-executiva de Pessoas e Organização da Seat, salienta que “as pessoas são a base do sucesso da empresa e das suas marcas. Foram elas que nos trouxeram até aqui, e queremos reconhecer e agradecer o seu empenho ao longo destes 75 anos.”
Por seu turno, Markus Haupt, CEO interino da Seat e Cupra, assinala que “ao longo de três quartos de século, liderámos o crescimento do setor automóvel graças ao esforço de milhares de pessoas, conquistando a confiança de gerações de condutores em mais de 70 países. Queremos agradecer a todos.”
O gestor acrescenta que “ao longo destes 75 anos, demonstrámos a força da engenharia e do design espanhol” e “agora, com as marcas Seat e Cupra, estamos prontos para liderar uma nova era da mobilidade a partir da Península Ibérica e colocar Espanha — e a Europa — sobre rodas elétricas.”
75 modelos icónicos
Até ao próximo domingo, os 75 anos de história do construtor espanhol podem ser revisitados com a exposição de 75 modelos icónicos no Automobile Barcelona.
Aí estão expostos, desde o primeiro modelo produzido na Zona Franca em 1953 — o Seat 1400 — até ao Cupra Raval, o primeiro modelo 100% elétrico que será produzido na fábrica de Martorell em 2026.
Em destaque estão também modelos como o Seat 600, que colocou Espanha sobre rodas, o Seat 124, o Seat 127, e o Seat 1200 Sport, conhecido como ‘Bocanegra’, o primeiro modelo desenvolvido integralmente no Centro Técnico de Martorell.
Igualmente, estão os Seat Ronda e Málaga, pioneiros na tradição de atribuir nomes de cidades espanholas aos modelos, bem como os Seat Panda, Ibiza e Leon, que celebraram em 2024 os seus 40 e 25 anos, respetivamente.
A mostra inclui ainda o inovador Seat Toledo Electric, que participou nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, além de vários veículos de competição que marcaram presença nos campeonatos mundiais.


Para quem não tenha oportunidade de visitar a exposição, a Seat em comunicado elenca os modelos patentes em Barcelona, com as ligações para recordar cada veículo.