Honda na vanguarda tecnológica com sistema de apoio a exploração espacial

Honda em marcha para permitir vida humana noutros planetas

O construtor japonês está a testar um sistema de energia regenerativo com o objetivo de sustentar vida humana fora do planeta Terra.

Na Estação Espacial Internacional, a Honda vai testar “um sistema de energia regenerativo, em colaboração com a Sierra Space e a Tec-Masters, que tem como objetivo final possibilitar a presença humana na Lua e, eventualmente, em outros corpos celestes.”

De acordo com o comunicado da marca, o “sistema oferece soluções de energia limpa com potencial para aplicações no planeta Terra.”

O projeto da Honda está alavancado “nas décadas de experiência em tecnologia de células de combustível a hidrogénio.”

A iniciativa é impulsionada pela recém-criada Divisão de Desenvolvimento Espacial da American Honda, estabelecida no final de 2024, que visa promover o desenvolvimento tecnológico nos EUA e intensificar a colaboração com a indústria espacial norte-americana.”

Funcionamento do sistema

O sistema de energia renovável circulatório da Honda “permite criar os elementos vitais para a manutenção da vida e operação de equipamentos no espaço, uma vez que consegue produzir continuamente oxigénio, hidrogénio e eletricidade.”

Trata-se de um sistema de energia regenerativo, autossustentável e que funciona do seguinte modo:

  1. Durante o período de exposição solar (dia lunar): a eletricidade gerada por painéis solares é utilizada para alimentar o sistema de eletrólise de água de alta pressão diferencial da Honda. Este processo decompõe a água (H₂O) nos seus componentes fundamentais: hidrogénio (H₂) e oxigénio (O₂);
  2. Armazenamento e utilização: o hidrogénio e o oxigénio produzidos são armazenados;
  3. Durante o período sem exposição solar (noite lunar): parte do oxigénio armazenado é disponibilizado para a respiração dos astronautas. O restante oxigénio, juntamente com o hidrogénio acumulado, alimenta o sistema de células de combustível da Honda para gerar eletricidade, garantindo um fornecimento contínuo de energia;
  4. Ciclo fechado: O único subproduto da geração de eletricidade pelas células de combustível é a água. Esta água é reciclada, reintroduzida no sistema de eletrólise, fechando o ciclo e permitindo uma produção contínua de recursos essenciais a partir de água e luz solar.
LusoMotores

Sondagem

O que procura na informação do LusoMotores?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!