Associando a sua imagem ao cinema do país de origem da marca, o Fiat 600 é “Viatura Oficial” da “17ª Festa do Cinema Italiano”, uma iniciativa que decorre de abril a julho de 2024, percorrendo Portugal de norte a sul, em duas dezenas de cidades. O arranque teve lugar no passado dia 12 de abril, com o “Festival em Lisboa”, ação que se prolongará até ao próximo dia 21 (domingo), partindo depois a caravana para o restante tour cinematográfico.
Cabe ao novo Fiat 600 — um dos lançamentos mais recentes da marca italiana no nosso país —, o estatuto de “Viatura Oficial” desse evento na capital em que, entre as múltiplas películas em exibição, está a ser mostrado o anúncio “The Upgrade”, na sua versão de 60” aqui reproduzido, tendo como palcos o Cinema São Jorge, a UCI El Corte Inglés e a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, ou ainda no Cinema Fernando Lopes, Teatro Maria Matos, Palácio o Grilo e Centro Cultural de Belém.
“Trata-se de um evento cultural de enorme expressão, em que o cinema italiano, alicerçado num historial de várias décadas, demonstra toda a sua vitalidade e o enorme salto qualitativo dado ao longo dos tempos”, refere Luis Domingues, Diretor de Marketing da FIAT Portugal. “É, por isso, natural esta associação da FIAT, feita através do nosso novo 600, um modelo que espelha a atual direção que a Marca está a tomar, em especial no universo de ampla eletrificação que a indústria está a abraçar, fazendo-se uma clara alusão às suas raízes e na senda de outras ações culturais a que a FIAT se tem vindo a associar”.
Entre os múltiplos convidados e presenças VIP, destaca-se o nome de Andrea Fabrizzi, ele que para além de DJ, é o responsável pelo arquivo da CAM Sugar, tendo sido quem encontrou as fitas com a canção original não lançada comercialmente, que foi gravada para o filme "La Dolce Vita", de Federico Fellini, melodia que acompanha os spots com o Leonardo Dicaprio, nomeadamente “The Driver”, dedicado ao Fiat 500 e agora o do Fiat 600. Referência, ainda e entre outros, para a jovem atriz italiana Benedetta Porcaroli, que se tornou famosa pelo papel interpretado numa popular série italiana, exibida pelo canal Netflix.
25 de Abril, a liberdade em Portugal e Itália
Com um passado de mais de uma década e meia de crescimento mediático, bem como de dimensão e qualidade das obras cinematográficas apresentadas, a “Festa do Cinema Italiano” é uma das exibições cinéfilas mais apreciadas no país. Incluem-se, na presente edição, cerca de meia centena de películas.
Destaque para o Ciclo de Cinema sobre o 25 de Abril, tendo a organização do evento associado a presente edição às comemorações dos “50 anos do 25 de abril de 1974” e aos festejos dos 50 anos de democracia em Portugal. Recorde-se que Itália e Portugal celebram no mesmo dia, 25 de Abril, um facto histórico semelhante, o do fim da ditadura fascista, acontecimentos que ocorreram em épocas diferentes, em 1945, com o fim da 2ª Guerra Mundial, e 1974, com o fim da guerra colonial, respetivamente.
Dias simbólicos de reconquista da liberdade, cujas implicações têm sido objeto de numerosas obras cinematográficas em toda a segunda parte do Século XX.
Organizada pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália, do ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual, do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, do Ministério da Cultura de Itália, do Cinecittà e da Câmara Municipal de Lisboa, a “Festa do Cinema Italiano” irá percorrer Portugal de norte a sul e ilhas, visitando, as cidades continentais de Abrantes, Almada, Alverca, Aveiro, Barreiro, Beja Coimbra, Espinho, Évora, Lagos, Leiria, Lisboa, Penafiel, Porto, Setúbal, Vila Velha de Ródão, juntando-lhes o Funchal (Madeira) e Angra do Heroísmo e Graciosa (Açores).
Ali serão exibidas algumas das mais recentes e mais antigas produções de cinema italiano, parte de uma mostra de enorme diversidade e originalidade, cobrindo o amplo espectro de temáticas e de audiências. Para além da vertente cinematográfica, a iniciativa integra encontros musicais, literários, fotográficos e até gastronómicos, tudo com o cunho de la bella Italia.
Todas as informações desta 17ª Festa do Cinema Italiano podem ser obtidas no portal https://festadocinemaitaliano.com/
A gama Fiat 600 em Portugal
A propósito do novo Fiat 600, é comercializado em Portugal em duas variantes eletrificadas: Fiat 600 Hybrid 48V, nos níveis de equipamento 600 e La Prima, e Fiat 600e, nas variantes La Prima e (RED). A proposta híbrida tem um PVP a partir dos 23.950 euros, podendo ser também adquirido por contrato de Renting Leasys, por 240€/Mês.
Já a variante 100% elétrica está disponível com um PVP a partir de 36.350 euros, ou por contrato de Renting Leasys, por 179€+IVA/Mês com oferta da Wallbox.
LusoMotores
PUB |