Com o início do período escolar assiste-se a um aumento do trânsito e, com isso, a necessidade de redobrar a atenção no transporte de crianças até à escola é maior, motivo pelo qual a Bridgestone, “player” de peso na área dos pneus e soluções de mobilidade sustentável, acaba de partilhar algumas dicas para que este seja um regresso em segurança.
Desde logo, a Bridgestone começa por recordar a necessidade de “verificar o desgaste e a pressão dos pneus”. Para isso, antes de sair de casa, além de verificar o estado geral do veículo, é importante termos atenção ao estado dos pneus, isto porque as viagens de carro durante as férias, com a respetiva bagageira mais cheia do que o habitual, podem resultar num maior desgaste daquele que é o único ponto de contacto do veículo com a estrada.
Acrescnta ainda neste lote de dicas a importância de “recordar a importância do cinto de segurança”. Afinal, estando tudo pronto para seguir até à escola, haverá que rever a matéria e recordar aos passageiros mais jovens a importância de usar o cinto de segurança e como este ajuda a evitar males maiores em caso de acidente ou até de uma travagem mais repentina.
Importante também para os mais jovens que agora regressam às aulas é terem o melhor conhecimento da sinalização que encontram no caminho para as escolas. É por isso importante “ensinar o significado dos sinais de trânsito”, podendo os mais velhos, ao longo do caminho, aproveitar para ensinar o significado dos sinais de trânsito e para que estes servem. Dessa forma, estará a ser dado um contributo para uma maior consciência do que é uma condução segura e preventiva junto dos mais jovens. Ao fim de algum tempo podemos sempre fazer verificar quais os sinais que já estão na ponta da língua!
Aconselha ainda a Bridgestone à “redução da velocidade perto de escolas”. Sendo uma zona mais movimentada no início da manhã e final de tarde, devemos ter atenção redobrada à velocidade, bem como aos carros parados em segunda fila, sem esquecer as passadeiras, pois pode sempre aparecer de repente alguma criança detrás de algum veículo sem estarmos a contar.
Como última “dica” proposta pela Bridgestone encontramos a necessidade de “estacionar nos locais apropriados”, isto porque, por vezes com a pressa, ou por falta de lugares disponíveis junto à escola, estacionamos em segunda fila ou em cima do passeio. Se não o fizermos, não só contribuímos para que o trânsito nessa rua possa fluir melhor como evitamos que os peões se tenham de desviar dos passeios e andem em zonas de maior risco. Já ao sair, atenção às manobras de marcha-atrás: devido à baixa estatura, as crianças são mais difíceis de se fazerem ver através dos retrovisores.
Com estas dicas, garante a Bridgestone, o regresso às aulas será mais tranquilo e com a matéria sempre revista! Que assim seja...