Já há preço indicativo para a comercialização do novo Mercedes-AMG GT Black Series no mercado nacional, modelo que propõe o mais potente motor AMG V8 produzido em série até à data, mas também o design mais expressivo, a aerodinâmica mais aperfeiçoada e a dinâmica de condução mais exclusiva. O preço de comercialização em Portugal para este modelo começa assim nos 410.900 euros, para um modelo em relação ao qual é apontado um consumo de combustível em ciclo combinado de 12.8 l/100 km e emissões de CO2 em ciclo combinado de 292 g/km.

O novo modelo superdesportivo incorpora perfeitamente a longa tradição da marca no desporto automóvel, bem como os seus muitos anos de experiência no desenvolvimento de veículos que impressionam em todos os níveis. O resultado é uma potência de 537 kW (730 CV) de um motor V8 de cambota 'plana', combinada com aerodinâmica ativa e um design que tem origem direta do atual modelo de competição AMG GT3.

Desde 2006 que Black Series tem sido sinónimo de um tipo de modelo muito especial: desportivo intransigente, com um design expressivo e a transferência da mais comprovada tecnologia do desporto automóvel para a produção em série. Aliás, será importante dar conta de que o AMG GT Black Series representa um novo destaque nesta tradição sendo o mais potente Mercedes-AMG com um motor V8 produzido em série.

A arquitetura de um motor V8 oferece aos projetistas uma ampla margem de manobra relativamente a um elemento fundamental: a disposição da cambota, o que influencia as características do motor. Normalmente existem duas versões de motores V8, os de cambota cruzada e que a AMG utilizou em todos os anteriores motores V8, ou os de cambota plana, mais usados em competição.

Mercedes AMG GT BlackSeries 02

Mercedes AMG GT BlackSeries 02

Mercedes AMG GT BlackSeries 02

Mercedes AMG GT BlackSeries 02

Se observarmos de um ponto de vista paralelo uma cabota de plano cruzado, poderá identificar a cruz que dá origem ao nome deste conceito. Os benefícios destas cambotas passam pela suavidade de funcionamento e o elevado binário a baixas rotações. O som característico é outro elemento marcante do motor V8 de planos cruzados. Para utilizar de forma ideal a cilindrada e, portanto, o potencial de desempenho no caso do motor de 4.0 litros V8 biturbo, os engenheiros da AMG deslocaram essencialmente o lado do escape para o "V interior quente" dos dois blocos de cilindros no motor V8.

Outra forma de aumentar as prestações consiste em utilizar uma cambota 'plana'. No motor V8 de planos paralelos, aparenta ser um motor de quatro cilindros em linha – exceto nos apoios das bielas na cambota mais largos, que cada um apoia duas bielas no motor V8. A ignição no motor V8 de planos paralelos passa de um bloco de cilindros para o outro, o que permite melhorar ainda mais o ciclo termodinâmico.

O novo motor do GT Black Series tem por base o motor AMG de 4.0 litros V8 biturbo com lubrificação por cárter seco, mas recebeu o novo código interno M178 LS2 devido a várias modificações. Atinge os 537 kW (730 CV) de potência às 6700-6900 rpm e produz um binário máximo de 800 Nm às 2000-6000 rpm. Ambos os turbocompressores twin scroll foram instalados em rolamentos anti atrito, tal como no modelo topo de gama AMG GT Coupé de quatro portas, que melhoram ainda mais a resposta às solicitações no pedal do acelerador.

Contudo, no Black Series, os turbocompressores receberam rotores compressores de maiores dimensões, o que significa que ambos podem fornecer um total de 1100 kg de ar por hora. Em termos de comparação, no modelo AMG GT R o caudal de ar é de 900 kg/h. As 7000 rpm não são um valor crítico em funcionamento contínuo pois a rotação está limitada às 7200 rpm.

Com este motor, o AMG GT Black Series acelera dos 0 aos 100 km/h em 3.2 segundos e até aos 200 km/h em menos de 9 segundos, avançando para uma velocidade máxima de 325 km/h que, no entanto, só pode ser testada em circuitos fechados. A potência é transmitida às rodas traseiras através da caixa de sete velocidades de dupla embraiagem AMG SPEEDSHIFT DCT 7G, que está localizada no eixo traseiro para uma ótima distribuição do peso, como no caso de todos os modelos AMG GT. Foi modificada para ser utilizada no AMG GT Black Series e adaptada para o maior binário de 800 Nm. Os anteriores limites de controlo do engrenamento e o tempo de resposta foram melhorados, tornando-os mais apropriados para uma utilização em autódromos.

Mercedes AMG GT BlackSeries 02

Mercedes AMG GT BlackSeries 02

Mercedes AMG GT BlackSeries 02

Mercedes AMG GT BlackSeries 02

O AMG GT Black Series está equipado com o painel de instrumentos tipo ecrã da família AMG GT com 12.3 polegadas e um ecrã multimédia de 10.25 polegadas na consola central. O painel de instrumentos oferece três estilos de indicação específicos da AMG, designadamente o “Classic”, “Sporty” ou “Supersport”. Os inovadores botões de ecrã a cores na consola central em forma de V integram a indicação e o controlo da caixa de velocidades, da suspensão, do ESP, do perfil do aerofólio traseiro e da função start/stop.

Nota importante também para o volante AMG Performance adotado da família de modelos AMG GT. É caracterizado pelo seu design desportivo, uma secção inferior achatada com um aro notoriamente contornado e uma operação intuitiva. O aro do volante é totalmente revestido em microfibra Dinamica, enquanto a insígnia do volante integra a exclusiva inscrição Black Series, juntamente com o logótipo AMG.

As patilhas de mudanças em alumínio no volante para o comando manual da caixa de velocidades permitem uma condução ainda mais desportiva. Os botões táteis integrados podem ser utilizados para controlar o painel de instrumentos e o ecrã multimédia através de movimentos de deslizamento horizontais e verticais de um dedo.

De série, os botões do volante AMG também incorporam um controlador circular com um ecrã integrado, bem como dois botões de ecrã a cores organizados na vertical com interruptores. Os programas da transmissão AMG podem ser ativados utilizando o controlador direito. A definição selecionada é indicada no ecrã LCD a cores diretamente integrado no controlador.

Referência final para o facto do pack AMG Track estar disponível como opção, sendo este constituído por um sistema de proteção contra o capotamento, cintos de segurança de 4 pontos para o condutor e passageiro dianteiro e um extintor de incêndio de 2 kg (ambos os equipamentos concebidos exclusivamente para utilização em pista). A estrutura tubular em titânio de baixo peso e aparafusada do sistema de proteção contra o capotamento é constituída por uma barra anti capotamento principal, uma barra para a instalação dos cintos de segurança, duas barras traseiras e ainda barras diagonais em X na secção traseira. O sistema aumenta ainda mais a rigidez do veículo e desta forma influencia positivamente a dinâmica de condução do veículo. Também aumenta a segurança passiva.

LusoMotores

Mercedes AMG GT BlackSeries 02

Mercedes AMG GT BlackSeries 02

Mercedes AMG GT BlackSeries 02

Mercedes AMG GT BlackSeries 02

Mercedes AMG GT BlackSeries 02

Mercedes AMG GT BlackSeries 02

Pin It