A Jaguar Land Rover Portugal e Espanha acaba de anunciar várias mudanças em cargos de Direção a partir de maio de 2022. Assim, com efeito desde o passado dia 1 do corrente mês de Maio, Félix Olavarrieta foi nomeado Diretor Geral de Marketing da Jaguar Land Rover para Portugal e Espanha, Óscar Oñate foi nomeado Diretor Geral de Customer Service da mesma entidade e Julio González-Cobos foi nomeado Diretor Geral de Vendas daquela estrutura.

Estas mudanças integram parte da Reimagine, a nova estratégia global da empresa britânica para reinventar o futuro. A Jaguar Land Rover pretende tornar-se um criador mais ágil de veículos e serviços de luxo para os clientes mais exigentes, enquanto define a mobilidade do futuro ao avançar para o Destino Zero – um mundo de zero emissões, zero acidentes e zero congestionamentos. Uma estratégia concebida para criar uma referência no impacto ambiental, social e comunitário para um negócio de excelência. Duas marcas distintas de luxo moderno onde a sustentabilidade é o objetivo.

Jaguar Marketing FelixOlavarrieta
Félix Olavarrieta
Jaguar CostumerService OscarOnate
Óscar Oñate
Jaguar Vendas JulioGonzalezCobos

Julio González-Cobos

A este propósito, Luis Antonio Ruiz, Presidente e CEO da Jaguar Land Rover Portugal e Espanha, afirmou: “O mundo está a mudar bastante depressa e na Jaguar Land Rover temos de nos adaptar rapidamente a esta evolução, com novas formas de trabalhar, novas metodologias e mudanças de cultura e mentalidade. Estamos confiantes de que com a nossa estratégia Reimagine e estas mudanças seremos capazes de responder de forma mais rápida e eficaz aos nossos clientes.”

Sobre os elementos agora nomeados, Félix Olavarrieta é licenciado em Economia e Administração de Empresas. Entrou para a Jaguar Hispania em 1997, onde ocupou vários cargos nos departamentos de marketing e vendas em Espanha. Em maio de 2008, tornou-se Diretor de Operações e Frotas em Portugal e, em junho de 2010, passou a ser Diretor de Desenvolvimento de Rede para as marcas Jaguar e Land Rover na Península Ibérica. Cinco anos mais tarde, assumiu a responsabilidade pelas Operações de Venda e depois passou a desenvolver e gerir a área do programa de usados Approved and Remarketing. Além disso, durante 6 meses desempenhou interinamente o cargo de Diretor de Vendas na Áustria. Em outubro de 2019, assumiu a Direção Geral de Vendas de ambas as marcas com responsabilidade direta nas áreas de Vendas, Desenvolvimento de Rede, Frotas e Veículos Usados para Portugal e Espanha.

Óscar Oñate é licenciado em Economia pela Universidad Autónoma de Madrid. A sua carreira profissional foi desenvolvida principalmente no Grupo BMW Espanha, onde ocupou vários cargos, passando pelas áreas de Formação e Vendas Especiais, sendo o seu último cargo o de Chefe Distrital de Vendas. Em junho de 2008, foi nomeado Diretor Geral de Operações da Lexus Espanha, cargo que ocupou até se juntar à Jaguar Portugal e Espanha, no início de 2010, como Diretor Geral Comercial. A 1 de dezembro de 2011 foi nomeado como novo Diretor Geral de Marketing para a Península Ibérica, com responsabilidade tanto para as marcas Jaguar como Land Rover.

Por último, Julio González Cobos possui um MBA em Engenharia Agrícola pelo Instituto de Empresa.  Começou a sua carreira na Toyota, mudando-se para a Jaguar em 1993, onde trabalhou como responsável de região e mais tarde assumiu o cargo de Diretor Pós-Venda. Em 2003, acrescentou às suas responsabilidades a Direção da Land Rover Pós-Venda. Em 2007, embora mantendo as suas responsabilidades em Espanha, assumiu as mesmas funções no mercado português. Em janeiro de 2010 foi nomeado Diretor de Pós-Venda da Jaguar Land Rover do Sul da Europa e, em 2013, regressou a Espanha para se encarregar da pós-venda de ambas as marcas a nível ibérico.

Será importante recordar que a actual gama de modelos da Jaguar e da Land Rover inclui veículos totalmente elétricos, híbridos plug-in e micro-híbridos, em complemento aos modelos com os motores diesel e a gasolina mais modernos. Os veículos premium Jaguar e Land Rover são procurados em todo o mundo, tendo sido vendidos no exercício de 2020/21 439.588 veículos em 127 países diferentes. A Land Rover é líder mundial em SUV de luxo nas suas três famílias de Range Rover, Discovery e Defender. A Jaguar é a primeira marca a disponibilizar um SUV Premium de alta performance completamente elétrico: o Jaguar I-PACE. 

Na essência, estamos perante uma companhia britânica que conta com duas grandes instalações de design e engenharia, três instalações de produção de veículos, um Engine Manufacturing Centre e um Battery Assembly Centre no Reino Unido. Possui também instalações na China, Brasil, Índia, Áustria e Eslováquia. Três dos seus sete centros tecnológicos estão localizados no Reino Unido: Manchester, Warwick (NAIC) e Londres. Efetivamente, conta com instalações em Shannon (Irlanda), Portland (Estados Unidos), Budapest (Hungria) e Xangai (China).

Por fim, e decorrente da estratégia Reimagine, as marcas Jaguar e Land Rover deverão ter todos os seus modelos disponíveis em versão totalmente elétrica até ao final da década. Isto marca o início da estratégia da empresa para a neutralidade de emissões de carbono em toda a sua cadeia de fornecedores, produtos e operações antes de 2039.

LusoMotores
Pin It