A Cupra divulgou a fase seguinte da sua evolução no evento Exponential Impulse em Berlim, mesmo antes do fim de semana da Fórmula E. Ao assinalar o seu quinto aniversário este ano, a marca apresenta mundialmente o seu primeiro SUV coupé todo elétrico, o Cupra Tavascan, que será lançado no mercado em 2024.
A Cupra lançou também o Cupra DarkRebel, um carro desportivo virtual concebido para o panorama citadino do futuro, pensado sem limites físicos, que pode ser configurado pela Tribo Cupra. Em simultâneo, a Cupra vai também lançar o Metahype, o espaço de entrada da marca no metaverso, tudo isto quando foi igualmente lançado pela marca a Exponential Experience — uma experiência única ao volante da Cupra UrbanRebel Racing Concept, onde os universos físico e digital colidem.
"Hoje focamo-nos na paixão da Cupra em transformar sonhos em realidade", afirmou Wayne Griffiths, CEO da Cupra. "A Cupra ainda é uma marca jovem. Ainda assim, alcançamos recordes um atrás do outro, em apenas cinco anos e a um ritmo extraordinário, tudo graças à nossa garra e determinação. Desde o seu lançamento, a Cupra já vendeu mais de 300.000 veículos e é a marca de crescimento mais rápido na Europa. Atingimos um recorde de vendas no 1º trimestre de 2023 com mais de 46.500, impulsionando a rentabilidade da Seat."
Estreia mundial do Cupra Tavascan
O grande destaque do evento Exponential Impulse foi o lançamento mundial do Cupra Tavascan, o primeiro SUV coupé totalmente elétrico da marca e o seu segundo veículo 100% elétrico depois do Cupra Born. Incorpora a visão eletrificada da Cupra permanecendo fiel ao concept car de 2019, comprovando que o Tavascan não é uma resposta à mudança, mas um veículo que a cria.
"Quando apresentámos o concept do Tavascan na IAA em Frankfurt em 2019, era o nosso carro de sonho — um manifesto para tudo o que queríamos que a Cupra se tornasse como marca", disse Wayne Griffiths. "Desde então, continuamos a acreditar que tudo o que sonhamos, podemos criar. Bem, hoje é o dia em que esse sonho se torna realidade."
O Cpra Tavascan é o impulso para uma nova e marcante linguagem de design: o design exterior proporciona proporções atléticas e desportivas. A partir da frente, a iluminação de matriz LED com a assinatura visual de três triângulos é imediatamente reconhecível. O interior é uma peça de arquitetura graças ao caráter da espinha dorsal central, em conjunto com as finas saídas de ar, quase invisíveis.
Como um SUV emocional e orientado para a condução, o Cupra Tavascan apresenta a tecnologia de chassis dinâmico DCC Sport, suspensão desportiva e direção progressiva. Estes atributos e a adição de pneus de elevada performance instalados em jantes de liga leve forjadas de 21'', proporcionam uma experiência de condução desportiva única.
Com base na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, o primeiro SUV coupé totalmente elétrico da marca vai estar disponível com duas potências: 210kW (286cv) e 250kW (340cv); a versão de maior potência dispõe de tração integral ao contar com dois motores, proporcionando elevada performance com a máxima tração. O Cupra Tavascan VZ promete a capacidade de atingir 50km/h em apenas 2,4 segundos (de 0 a 100km/h em apenas 5,6 segundos).
Também tem capacidade suficiente para uma autonomia de cerca de 550 km graças ao conjunto de baterias de 77kWh de capacidade. O Cupra Tavascan pode alcançar 100km de autonomia em apenas 7 minutos. Quando a bateria desce para apenas 10%, pode ser reabastecida para 80% em pouco menos de meia hora, ao utilizar um posto de carregamento de 135kW.
O Cupra Tavascan apresenta um sistema de infotainment de 15" — o maior até ao momento num modelo Cupra — com uma Human Machine Interface (HMI) recentemente concebida. O Cupra Tavascan integra também pela primeira vez um sistema áudio high-fidelity com 12 colunas, desenvolvido em parceria com a empresa de áudio Sennheiser. Concebido e desenvolvido em Barcelona, o Cupra Tavascan vai ser desenvolvido na fábrica Anhui do Grupo Volkswagen na China, um centro de inovação de última geração para a mobilidade elétrica e será lançado em 2024, com um target anual de mais de 70.000 automóveis vendidos.