A Bentley lançou a edição limitada Speed Edition 12 para celebrar o notável motor W12 dos seus carros de alta performance e também ícone da marca desde 2003. Equipados com o motor de 12 cilindros mais icónico da época, os modelos Speed Edition 12 são uma despedida de um feito extraordinário da engenharia.

Com base nas versões Speed do Bentayga, Flying Spur, Continental GT e Continental GT Convertible, o pack Edition 12 apresenta melhorias de design exclusivas. Contemplam o emblema Edition 12, a placa numerada do motor, bordado Edition 12, costura de contraste com degradé de cores nos bancos e um painel de instrumentos em Grand Black, com a sequência de ignição do motor gravada num emblema Edition 12 incrustado.

Dos quatro modelos, vão ser produzidos apenas 120 exemplares, garantindo um lugar de destaque para o Speed Edition 12, cujo motor impulsionou os automóveis da marca e os seus feitos durante duas décadas.

O Bentley W12

Em 2003, o motor W12 da Bentley marcou uma nova era para a empresa como motor do primeiro modelo exclusivamente novo sob a alçada do Grupo Volkswagen, o Continental GT. O formato único em W do W12 de 6,0 litros com turbocompressor duplo permite-lhe ser 24% mais curto do que um V12 equivalente, sem comprometer a potência, a eficiência ou o requinte.

Desde então, a evolução contínua registou um aumento de 37% na potência e de 54% no binário, além da redução de 25 por cento nas emissões. Nos modelos Speed Edition 12, o W12 desenvolve agora até 659 CV (650 bhp) às 5000-6000 rpm, enquanto a famosa "onda gigante" de binário da Bentley atinge um pico de 900 Nm a apenas 1500 rpm e continua, ininterruptamente, até às 5000 rpm.

Exterior: distinção subtil

As características do exterior dos modelos Speed Edition 12 são subtis, mas cuidadosamente selecionadas, sendo um veículo reconhecido de imediato pelos amantes da marca. Entre os detalhes diferenciadores estão as pinças de travão prateadas, que não estão disponíveis para nenhum outro modelo Bentley.

Os modelos Continental GT e Convertible incluem o emblema Speed Edition 12 no guarda-lamas dianteiro, enquanto os modelos Bentayga e Flying Spur vêm com emblemas Edition 12 no pára-choques traseiro, junto do emblema Speed existente. Ao abrir o capot, é revelada uma placa numerada da Edição 12, que ocupa um lugar de destaque na proteção do motor.

Outras particularidades do exterior incluem o equipamento de iluminação com especificação Blackline, jantes de liga leve Speed de 22" pintadas de preto Speed e emblemas das jantes com auto-nivelamento. Está disponível como opção a nova tonalidade Opalite: um cinzento-esverdeado claro, com um discreto efeito acobreado que brilha à luz do sol.

Interior: uma obra-prima

A iluminação de boas-vindas e as chapas de rodagem iluminadas do Edition 12 convidam o condutor e passageiros para um interior sublime, com uma visão única artesanal. Todos os modelos Edition 12 estão disponíveis com a gama de cores Speed da Bentley; a cor principal, o Beluga black, pode ser escolhida como cor única dos estofos ou complementada com Brunel blue, Cricketball red, Linen ou Orange. O acabamento é sempre em Grand Black de alto brilho.

As características exclusivas desta edição limitada incluem bancos com frisos Mulliner Silver e bordados com o nome Edition 12. As zonas superiores do assento são acolchoadas e cosidas em contraste num "fade" tricolor gradual desde Antracite a Porpoise, até Stratos. Os painéis acolchoados das portas são cosidos com contraste.

As saídas de ar são também únicas, com o número "12" trabalhado em metal sólido na face do painel de controlo. Outro detalhe encantador é o painel de instrumentos folheado Grand Black voltado para o passageiro do banco da frente, que inclui a sequência de disparo do motor W12 gravada ao lado de um emblema Speed Edition 12, incrustado.

Modelo W12 comemorativo à escala de 15%

Como remate, os clientes vão receber um modelo à escala exata de 15 por cento do Bentley W12 como uma peça comemorativa para expor na secretária, armário ou prateleira. Os motores W12 à escala são moldados com alumínio retirado de um motor W12 em tamanho real e vão servir de recordação de um dos motores mais potentes e importantes da Bentley.

A propósito da Bentley será importante recordar que se trata da marca de automóveis de luxo com maior procura em todo o mundo. A sede da marca em Crewe alberga todas os seus setores operacionais, incluindo design, P&D, engenharia e produção das quatro linhas de montagem do seu portfólio atual de modelos: Continental, Flying Spur, Bentayga e Mulsanne.

A combinação entre a já lendária e meticulosa construção artesanal transmitida de geração para geração dos seus colaboradores, com os mais avançados métodos de engenharia e tecnologia de vanguarda, é exclusiva das marcas de automóveis de luxo do Reino Unido, como a Bentley. É também um exemplo de referência do requinte e do elevado valor da produção britânica no seu melhor.

Actualmente, a Bentley emprega cerca de 4.000 colaboradores em Crewe.

Pin It