As duas primeiras unidades em Portugal do novo Mercedes-Benz EQE SUV foram apresentadas aos jornalistas mas também aos clientes da marca germânica em dois eventos, o primeiro dos quais em Cascais, que o LusoMotores acompanhou, e mais tarde no Porto, tendo sido dado a conhecer aquela que é a a versão SUV do recém-lançado EQE Limousine, disponível com as inovações essenciais do EQS e ao mesmo tempo mais dinâmico do que o EQS SUV. Apresentando-se como um dos modelos mais espaçosos da sua classe, este EQE SUV é, ainda assim, mais compacto do que o EQE Limousine, com uma distância entre eixos de 3030 milímetros, inferior em cerca de nove milímetros.
Em termos de dimensões — 4863/1940/1686 milímetros (comprimento/largura/altura) —, encontramos um modelo possante e com uma design que impressiona para um modelo que surge como o quarto a utilizar a nova plataforma para modelos totalmente elétricos, isto após o EQS Limousine, EQE Limousine e o EQS SUV. De acordo com a marca, este modelo permite uma autonomia até 590 quilómetros, ainda que não exista para já uma homologação tipo EC ou certificado de conformidade com os valores oficiais pelo que este valor poderá variar até à sua confirmação.
Certo é que o conceito modular da cadeia cinemática permite disponibilizar o EQE SUV com uma ampla gama de níveis de potência, de 215 até 300 kW, pelo que, em função do equipamento e da configuração do veículo, os veículos europeus podem alcançar autonomias WLTP de 590 quilómetros. No EQE SUV, a bateria de iões de lítio é constituída por dez módulos, podendo em certos casos o inovador software de gestão da bateria, desenvolvido internamente pelo construtor, ser atualizado remotamente (OTA).
Ampla oferta de sistemas de assistência à condução
A atual geração dos sistemas de assistência à condução inclui inúmeras funções de assistência ao condutor. O equipamento de série geral do EQE SUV inclui 'Attention Assist', Assistente Ativo de Travagem, Assistente Ativo de Faixa de Rodagem, Pack Parking com câmara de marcha-atrás e Assistente de Limite de Velocidade. O estado e a atividade dos sistemas são apresentados numa vista de ecrã total no painel de instrumentos, estando disponíveis opções adicionais no Pack de Assistência e também no Pack de Assistência à Condução Plus.
A julgar por aquilo que nos diz a Mercedes-Benz, e que mais tarde poderemos ter oportunidade de testar, este modelo EQE SUV é particularmente manobrável e ágil, fruto da presença de um chassis equipado com uma suspensão dianteira de quatro braços e uma suspensão multi-link independente no eixo traseiro. Devido à distância entre eixos comparavelmente inferior de 3030 milímetros e à correspondente afinação da suspensão, o modelo promete assim ser particularmente ágil e manobrável mesmo com a configuração básica.
A suspensão pneumática Airmatic com amortecimento continuamente ajustável ADS+ está disponível como equipamento opcional. Para aumentar a distância ao solo, a altura do veículo pode ser elevada em até 30 milímetros. Além dos modos Eco, Comfort, Sport e Individual da função Dynamic Select, os modelos EQE SUV com 4Matic também integram o modo Offroad para a condução fora de estrada. Além disso, um sistema de direção do eixo traseiro com um ângulo máximo da direção até 10 graus está disponível como equipamento opcional.
MBUX Hyperscreen disponível opcionalmente
Com software adaptativo, o sistema do MBUX fornece sugestões personalizadas para várias funções e equipamentos do veículo. Um equipamento de destaque no interior do veículo é o opcional MBUX Hyperscreen.
Com o design de camada zero, o utilizador não necessita de percorrer todos os submenus nem fornecer comandos de voz. As aplicações são sempre apresentadas no nível superior no campo de visão, em função da situação e do contexto. Com o MBUX Hyperscreen (opcional), três displays são combinados praticamente sem descontinuidade para dar origem a um único display e criar uma faixa de ecrã com mais de 141 cm de largura.
Está disponível um display OLED de 12,3 polegadas para o próprio passageiro dianteiro no EQE SUV. O sistema utiliza uma lógica de bloqueio inteligente com recurso a uma câmara para detetar se o condutor está a olhar para o display do passageiro dianteiro. Se for este o caso, o sistema escurece automaticamente o conteúdo por razões de segurança.
Planeamento de percurso inteligente
No que diz respeito à Navegação com Inteligência Elétrica, o nome diz tudo. Com base em vários fatores, o sistema planeia o percurso mais rápido e conveniente, incluindo paragens para carregamento. O sistema também reage dinamicamente, por exemplo, no caso de congestionamentos de trânsito ou de mudanças do estilo de condução.
A função "Navegação com Inteligência Elétrica" é inteligente e calcula uma estimativa dos custos de carregamento por cada paragem de carregamento. Adicionalmente, o cliente pode editar individualmente os percursos planeados adicionando os postos de carregamento preferidos ao longo do percurso ou excluindo os postos de carregamento sugeridos.
Refira-se que desde junho de 2022 que o serviço Mercedes me Charge disponibiliza três novos tarifários na Europa à medida do desempenho de condução individual. Mercedes me Charge S para carregamentos ocasionais, Mercedes me Charge M para carregamentos normais e Mercedes me Charge L para carregamentos frequentes. Com a introdução do novo sistema de tarifário transparente, os clientes têm acesso parcial a preços fixos que são aplicados independentemente do operador. Com a função Plug & Charge, o EQE SUV também pode ser carregado comodamente.
Design distintivo e melhoramento de aerodinâmica
As proporções do EQE SUV combinam a função e a estética com o carácter desportivo do SUV. O novo modelo, com o seu design inconfundível, marca um ponto de viragem na sua classe. As projeções das secções dianteira e traseira e o conjunto da secção dianteira foram mantidos compactos. As rodas com jantes de 19 até 22 polegadas estão posicionadas à face da extremidade exterior da carroçaria e conferem uma postura imponente.
Refira-se que o EQE SUV recebeu as mesmas soluções aerodinâmicas dos seus modelos irmãos. A secção inferior da carroçaria com os seus vários detalhes aerodinâmicos tem uma importância fundamental na obtenção do excelente coeficiente aerodinâmico (Cd) de 0.251, que foi alcançado apesar do grande volume e da curta projeção da secção traseira. Mas o conceito dimensional com o para-brisas plano, a prolongada linha do tejadilho e os entalhes também foram fatores importantes.
O EQE SUV é baseado na plataforma elétrica de grandes dimensões da Mercedes-EQ. Adicionalmente, integra um interior que tem sido consistentemente digitalizado. O MBUX Hyperscreen disponível como opção implementa este elevado grau de digitalização com um efeito impressionante. O interior Electric Art de série não integra qualquer revestimento em pele natural.
Elevado nível de segurança passiva
Os princípios da segurança integral são aplicados independentemente do tipo de cadeia cinemática. Tal como em todos os restantes modelos Mercedes-Benz, o EQE SUV é constituído por um habitáculo rígido, com zonas de deformação programadas e modernos sistemas de retenção.
A versão europeia do EQE SUV pode detetar se os bancos traseiros estão realmente ocupados. Se um passageiro no banco traseiro não estiver a utilizar um cinto de segurança, o condutor é alertado com um aviso específico. O designado sistema de aviso de presença de ocupante pode alertar para a presença de crianças na traseira do veículo, que o condutor poderá não ter detetado.
Resta referir que o arranque da produção do EQE SUV irá ocorrer em dezembro na fábrica da Mercedes-Benz em Tuscaloosa, Alabama (EUA). A fábrica de baterias no condado vizinho de Bibb fornece as baterias para este modelo bem como para o EQS SUV. Desde este ano, todas as fábricas de veículos ligeiros de passageiros e comerciais ligeiros da Mercedes-Benz em todo o mundo passaram a ter uma produção neutra em emissões de CO2 no âmbito dos seus equilíbrios ecológicos - incluindo as duas fábricas da Mercedes-Benz no estado do Alabama.
O primeiro SUV desportivo elétrico da Mercedes-AMG
Será importante dar conta que este novo Mercedes-Benz EQE SUV tem, como afinal seria de esperar, uma versão AMG, sendo mesmo o primeiro SUV desportivo totalmente elétrico da Mercedes-AMG, equipado com dois potentes motores elétricos com uma potência total de até 505 kW (687 CV), para além de estar equipado de série com sistema de tração integral totalmente variável, suspensão pneumática AMG, eixo traseiro direcionável e controlo de estabilidade específico da AMG.
No exterior, o EQE SUV da Mercedes-AMG revela-se expressivo, acompanhando um interior desportivo particularmente agradável com tecnologia de som Dolby Atmos.
Estamos assim perante aquele que se apresenta como o modelo elétrico mais versátil do portfólio de modelos da Mercedes-AMG, capaz de disponibilizar um amplo espaço para passageiros e bagagem, num veículo em que dois potentes motores elétricos e o sistema de tração integral totalmente variável formam a base para a experiência de condução dinâmica característica da AMG.
Os engenheiros de desenvolvimento da Mercedes-AMG também projetaram muitos outros parâmetros de forma independente. Estes incluem a suspensão pneumática AMG Ride Control+ com Sistema de Amortecimento Adaptativo, o eixo traseiro direcionável e o AMG Active Ride Control – um sistema de controlo de estabilidade da carroçaria específico da AMG. Acrescentam-se ainda o sistema AMG Sound Experience e o design exterior e interior com detalhes da Mercedes-AMG.
Por fim, e no que diz respeito a preços, o novo Mercedes-Benz EQE SUV estará disponível por valores a partir dos 91.950 euros, para a versão EQE 350+ SUV. sendo que a versão apresentada como topo de gama, o Mercedes-AMG EQE 53 4Matic+ SUV deverá ter um preço de venda ao público de 144.900 euros.