No ano em que se completam 25 anos sobre o início da aventura da smart no mercado automóvel, iniciada com a chegada do icónico smart ForTwo, foi agora apresentado à Imprensa o novo smart #3, um SUV coupé totalmente elétrico, com um design desportivo e vanguardista, modelo que se assume como o segundo lançamento desde a renovação da marca, seguindo afinal os passos do smart #1 que começa agora a rolar nas estradas nacionais com a chegada das primeiras unidades deste modelo ao mercado português.
Quanto ao smart #3 a sua chegada deverá acontecer num espaço de tempo bem mais tempo do que aquele que foi preciso para chegar o #1, devendo este #3 estar entre nós no espaço de cerca de quatro meses, a julgar pela garantia que nos deixou Bernardo Villa, o responsável máximo da marca em Portugal.
Com um design desportivo e requintado no interior bem como no exterior, o smart #3, concebido pela equipa global de design da Mercedes-Benz — a secção traseira deste smart #3 surge claramente inspirada nos modelo EQ da Mercedes-Benz —, o modelo agora apresentado pretende refletir uma interpretação desportiva e dinâmica do primeiro SUV elétrico da marca. Com linhas suaves e curvas atléticas, o exterior surge original, com uma energia vibrante.
Os faróis CyberSparksLED+ emparelham-se com uma grelha larga em forma de A, enquanto o teto com tons de contraste cruza-se com a linha suave e contínua que liga o pilar A e o pilar C e cria uma silhueta elegante e desportiva. Jantes largas, condutas de arrefecimento escavadas e detalhes pixelizados nas luzes traseiras completam o design distintivo e aparência atlética.
E se o exterior do smart #3 é distinto e original, o interior não o é menos, apresentando um cockpit que absorve a energia desportiva, com formas circulares e elementos volumosos. O sistema de infotainment, equipado com um sistema de som Beats com 13 colunas, complementa a experiência premium, num habitáculo espaçoso e elegante que procura enfatizar o conceito desportivo do veículo.
Bom desempenho e experiência de carregamento conveniente
Porque estamos a falar de um veículo 100% elétrico é normal que se tenha em atenção algumas das características deste modelo no que diz respeito a questões como o desempenho e a experiência permitida pelo carregamento. Num veículo com uma potência máxima de até 315 kW para a versão Brabus e 200 kW para as outras linhas, o smart #3 estabelece novos padrões de desempenho no segmento.
Acelerando dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,7 segundos na versão Brabus e 5,8 segundos nas restantes linhas, o SUV coupé também aumenta a sua autonomia, atingindo entre 415 e 455 km, respectivamente. Já no que diz respeito ao comportamento dinâmico, a marca garante que o sistema de suspensão otimizado e a carroçaria aerodinâmica proporcionam uma experiência de condução particularmente positiva.
A smart mantém o seu compromisso com a conveniência de carregamento. Equipado com tecnologia de carregamento DC com desempenho até 150 kW/h, o smart #3 carrega de 10 a 80% em menos de 30 minutos. Além disso, oferece uma variedade de sistemas de assistência à condução, como assistente de faixa de rodagem (HWA) e assistência automática de estacionamento (APA).
smart #3 com edição limitada do 25º aniversário
Para além das quatro linhas principais, a marca criou uma edição limitada em comemoração ao 25º aniversário. Esta edição exclusiva combina uma estética única com elementos Premium e o toque característico dos veículos mais desportivos. Esta linha apresenta uma autonomia de 455 km, capacidade de carregamento de 22 kW AC e um sistema de infotainment composto por um ecrã central de 12,8 polegadas, um painel de instrumentos HD de 9,2 polegadas e um head-up display de 10 polegadas, além de um sistema de som Beats com 13 colunas.
O design exclusivo desta edição do 25º aniversário é uma verdadeira atração, destacando-se pela tonalidade branca com detalhes em vermelho, bancos em pele preta e branca, um distintivo teto panorâmico Galaxy e um estilo de carroçaria desportivo.
Numa marca agora com dois modelos no mercado como é esta renovada smart, não poderemos esquecer modelos que marcaram o mercado automóvel global, nomeadamente o smart fortwo, que ainda hoje é pretendido por muitos e que ao longo dos anos conheceu diversas versões, desde os modelos iniciais com motor de combustão até às versões elétricas mais recentes, mas também às variante cabrio ou mesmo ao smart roadster, propostas da marca que surgiu no universo da Mercedes-Benz e que em 2020 começou a caminhar por si mesma, começando então a trabalhar o smart #1 que agora está já no mercado, e entretanto o smart #3 agora apresentado e cujas primeiras unidades estarão entre nós no final do primeiro trimestre de 2023.
Preços acima do smart #1 mas a revelar mais tarde
Para já, no LusoMotores gostámos do que vimos, mas vamos esperar mais alguns meses para podermos rodar com este SUV coupé, para lhe darmos conta daquilo de que o mesmo é capaz. Resta referir que ainda não estão definidos os preços deste modelo #3 da smart, devendo os mesmos serem posicionados algo mais acima em termos comparativos com o valor do smart #1, que é comercializado com preços a partir de 41.950 euros na versão de entrada.
O posicionamento do preço do smart #3 mais acima relativamente ao do #1 é algo que se compreende, até pela necessidade da marca em não querer que os dois modelos “choquem” entre si como “alvos” dos mesmos clientes, sendo certo que o preço do modelo agora apresentado também não poderá estar demasiado distante ao ponto de colocar o #3 com valores proibitivos. Quanto a isso, um “equilíbrio” ainda em estudo, teremos porém que esperar para ver... e aqui trazer mais tarde todos os valores finais.
Jorge Reis
PUB |
![]() |