Apostado em conquistar o subsegmento B-SUV, acaba de chegar ao mercado o novíssimo Hyundai Kauai EV, um SUV 100% elétrico agora com um novo visual, maior, mais arrojado e mais dinâmico, capaz, segundo os responsáveis do construtor sul-coreano, abranger uma gama ainda mais alargada de opções, para todos os estilos de vida. Para um modelo com motorizações elétricas, híbridas e de combustão, é afinal este Kauai EV que vem liderar o pelotão permitido por este modelo, determinando as linhas e as principais opções do Kauai, ele que nasce como um elétrico de verdade capaz de traçar rumos e soluções, recusando-se a ser um mero veículo adaptado a partir de uma proposta convencional que hoje em dia pudesse surgir desde logo ultrapassada.

O LusoMotores foi conhecer este novo Kauai EV da Hyundai e encontrámos um SUV compacto sublime, afinal de acordo com o nome do local que nos acolheu, o Sublime, unidade hoteleira na Comporta, a pouco mais de hora e meia de Lisboa de onde saímos, para ali chegarmos com o Kauai EV com mais de metade da autonomia das suas baterias, e isto depois de uma viagem na sua maioria em auto-estrada, sobre os limites de velocidade permitidos, feita com o ar condicionado ligado, nas condições afinal mais adversas para qualquer veículo elétrico em termos de consumos de energia.

Com um design arrojado, capaz de exprimir uma pureza dinâmica combinada com uma robustez corajosamente esculpida, inspirando uma energia positiva para clientes de todas as idades e gerações, este Hyundai Kauai EV inspira desde logo um estilo de vida distinto ou, como referimos antes, sublime. Tendo sido concebido primeiramente como um veículo elétrico, o design único e icónico deste modelo de segunda geração afasta-se da tipologia tradicional e foi pensado para estilos de vida urbanos dinâmicos, num veículo equipado com uma vasta gama de funcionalidades tecnológicas e de conveniência de vanguarda.

Encontrámos assim uma proposta da Hyundai equipada com funcionalidades personalizadas, como a função Vehicle-to-Load (V2L), o modo de condução i-Pedal e a capacidade de uma autonomia em ciclo combinado WLTP que pode chegar aos 514 km na sua variante de autonomia alargada. Aliás, o novo Hyundai Kauai oferece a mais vasta gama de grupos motopropulsores do subsegmento B-SUV, sendo proposto ao mercado uma versão equipada com um motor de combustão interna de 120 CV, ainda um bloco híbrido de 141 CV e a versão 100% elétrica que pudemos conduzir (48,4 kWh na versão standard e 65,4 kWh na de autonomia alargada).

Entre o Bayon e o Tucson com dimensões generosas

No seio da Hyundai, este novo Kauai surge posicionado entre o Bayon e o Tucson, apresentando dimensões superiores em relação à geração anterior graças à sua plataforma K3, num modelo cujo design foi desenvolvido, mesmo para as variantes térmicas, a partir da criatividade direcionada para os veículos elétricos. Isso explica o design exterior vanguardista, centrado no veículo elétrico, capaz por isso de combinar uma pureza dinâmica com uma evidente robustez, numa clara aposta na tecnologia.

O perfil dinâmico do modelo foi concebido para realçar o seu volume puro e o seu desempenho aerodinâmico, num modelo em que linhas dinâmicas ligam a cintura lateral e o spoiler em cromado acetinado e envolvem todo o veículo, para completar a presença dinâmica. As luzes dianteiras e traseiras estão embutidas no revestimento dos arcos das rodas, o spoiler cromado acetinado que se liga à linha de cintura lateral apresenta uma luz de travagem de montagem elevada integrada e a assinatura luminosa horizontal contínua realça a traseira distintiva do Kauai, um automóvel que apresenta jantes de liga leve de 17’’ com pneus 215/60 R17.

Nota ainda neste novo Hyundai Kauai para a capacidade da bagageira, com 466 litros de espaço de carga, mais 105 litros (30%) do que a geração anterior do Kauai. Os bancos totalmente rebatíveis 40:20:40 da segunda fila oferecem um melhor espaço de carga e modularidade, sendo que, quando totalmente rebatidos, o espaço de carga aumenta para 1300 litros.

No habitáculo, este novo Hyundai Kauai EV também proporciona um espaço interior de referência, com uma distância entre eixos 60 mm mais comprida, mais 77 mm de distância para as pernas e mais 11 mm de espaço para a cabeça nos bancos da segunda fila, sempre tendo em conta a comparação com a geração anterior. O espaço para os ombros da segunda fila é de 1402 mm, também o maior da sua classe, proporcionando a melhor habitabilidade em "espaço vital" para os passageiros. O seletor de mudanças elétrico do tipo coluna, colocado atrás do volante, cria uma estrutura de consola aberta e limpa, que permite mais espaço para os pertences e uma aparência interior cuidada.

Nota ainda para a presença nesta proposta da Hyundai de sistemas como a assistência ao condutor Hyundai Smart Sense, que promete assegurar os mais elevados níveis de segurança e comodidade na estrada, ainda o alerta de fadiga do condutor (DSM), o qual utiliza uma câmara no interior da cabina para analisar o rosto do condutor e, em caso de desatenção, alertá-lo para a necessidade prestar atenção à condução, e outros sistemas como a assistência avançada ao condutor (ADAS) de série, assistência à prevenção de colisão frontal (FCA 1.5) e uma combinação de sensores que deteta obstáculos e veículos que parem ou abrandem, ajudando a travar em caso de risco de colisão, identificando veículos, peões e ciclistas, com função de aviso de mudança de direção à esquerda em cruzamentos, sistema de Cruise Control inteligente baseado na navegação, assistência à condução em autoestrada (HDA 1.5), condução autónoma de nível 2, radar de ãngulo morto e prevenção de colisão (BCA), sistema de manutenção na faixa de rodagem (LKA), assistente de acompanhamento da faixa de rodagem (LFA) e assistência inteligente em matéria de limites de velocidade (ISLA) entre outros sistemas de assistência ao condutor.

Dois carregadores USB-C (incluindo um com suporte de dados) e uma tomada de 12V na frente, bem como dois carregadores USB-C na parte de trás, ao lado das saídas de ar traseiras, integram a oferta de equipamento no habitáculo, onde podemos encontrar ainda uma bandeja de carregamento rápido sem fios, localizada na consola central, capaz de oferecer um desempenho de até 15 W, disponível na versão Vanguard do Kauai EV. Como curiosidade no novo Hyundai Kauai EV, o facto da porta de carregamento do veículo ser aquecida, impedindo que a cobertura dessa porta fique congelada no inverno para que se torne possível a operação de carregamento mesmo nos dias mais frios.

Por falar em temperaturas, a nova funcionalidade de condicionamento da bateria permitirá ao Kauai EV adaptar automaticamente a temperatura da bateria durante a viagem, para garantir condições de carga ideais quando chegar ao ponto de carregamento. Por outro lado, ao introduzir um destino, a navegação sugere e seleciona automaticamente pontos de carregamento de VE no percurso. Além disso, o sistema vai atualizar dinamicamente as recomendações de percurso e de paragem de carregamento.

Autonomias a partir dos 377 quilómetros (WLTP)

Em comparação com a geração anterior do Kauai, o novo modelo tem proporções únicas com as suas dimensões aumentadas. Com base na variante elétrica, o seu comprimento é agora de 4355 mm, 175 mm mais comprido do que o Kauai Electric de primeira geração, com uma distância entre eixos de 2660 mm, ou seja, 60 mm maior. A sua largura é de 1825 mm, ou seja, mais 25 mm, e a altura é 20 mm superior, com 1575 mm.

A versão elétrica está disponível com duas opções de bateria. A variante de longo alcance, com uma bateria de 65,4 kWh, possui um motor elétrico que debita uma potência máxima de 218 cv (160 kW) e uma autonomia máxima de mais de 514 quilómetros (WLTP). A versão de gama normal tem uma capacidade de bateria de 48,4 kWh, com o motor a debitar 156 cv (111 kW) e uma autonomia de 377 quilómetros (WLTP).

O novo Kauai EV tem um design distinto e reconhecível. As luzes de circulação diurna (DRL) com lâmpadas horizontais contínuas pixelizadas e os gráficos pixelizados na grelha de entrada combinam com os pormenores pixelizados embutidos no para-choques traseiro e com o design das jantes de liga leve de 17''. O design futurista e simples do para-choques inferior, bem como os espelhos retrovisores laterais pretos, uma linha de contorno preta e um tejadilho preto opcional contribuem para o estilo arrojado e elegante do veículo.

Com o novo Kauai, a Hyundai oferece a versão mais recente dos seus serviços Bluelink Connected Car, que disponibiliza uma gama de funcionalidades e permite que os clientes controlem o seu automóvel com o smartphone ou voz, para tornar a sua condução mais cómoda e agradável. Estes serviços também ajudam os utilizadores a procurar e planear a melhor rota para um destino, de modo a incluir postos de carregamento ao longo do percurso.

Em termos dinâmicos, revelou-se na viagem até à Comporta bem como no regresso particularmente distinto e confortável, com um “pisar de carro grande” sobre o asfalto, mas igualmente confortável quando o sistema de navegação nos fez passar por um curto estradão de terra batida, com o piso menos regular, em que ainda assim a resposta do Kauai foi particularmente positiva sem afetar o conforto nem as condições de condução. Com espaço mesmo para adultos de estatura mais elevada, respondeu sempre a preceito e de forma positiva.

Restará dar conta que este novo Hyundai Kauai EV estará disponível para entrega no mercado nacional a partir do final de março e contará com uma campanha especial de lançamento com Preço Promocional Chave na Mão a partir de 32.990€ + IVA, aqui numa campanha válida para empresas. Para particulares, o preço já com o IVA incluído, começa na versão de entrada para o Hyundai Kauai EV nos 43.490 euros, para a variante Premium equipada com a bateria de 48,4 kWh com a autonomia atrás referida de 377 quilómetros.

Jorge Reis/LusoMotores
na Comporta a convite da Hyundai Portugal
PUB
600 90 rodape

 

Pin It