Empenhada em tornar-se uma marca 100% elétrica, a Peugeot continua a expandir a sua gama para responder a todas as exigências dos clientes, agora também com o lançamento do novo E-5008 apresentado pelo construtor como o único modelo do seu segmento a oferecer uma mobilidade 100% elétrica para sete passageiros, beneficiando de um interior excecionalmente generoso e acolhedor.

Assumindo-se como um grande SUV elétrico de nível superior, o novo Peugeot E-5008 pretende estabelecer uma nova referência ao tornar-se o único SUV totalmente elétrico capaz de permitir uma habitabilidade excecional para sete passageiros e uma autonomia elétrica de até 660 quilómetros.

Beneficiando da plataforma STLA Medium e de uma bateria fabricada em França, o E-5008 responde às necessidades dos clientes que procuram um SUV de grandes dimensões com um design assertivo, um interior acolhedor e uma performance elétrica eficiente. Para tudo isto, a Peugeot quis oferecer também uma total tranquilidade aos seus clientes, proporcionando ao Peugeot E-5008 uma cobertura de 8 anos/160.000 km através do seu programa Allure Care.

Apostando na sedução, através de um design que combina o dinamismo de um verdadeiro SUV com o requinte de um modelo de segmento superior, também na emoção, transportando um i-Cockpit panorâmico e um ambiente interior acolhedor e de alta tecnologia, e tudo isto sem esquecer a excelência, permitida por um SUV único, produzido em França, com sete lugares e uma performance elétrica com uma autonomia de até 660 km, a Peugeot continua apostada em tornar-se uma marca 100% elétrica mas capaz de responder a todas as exigências dos clientes.

Os novos Peugeot 5008 e E-5008 mostram a flexibilidade da plataforma STLA Medium da Stellantis e são os primeiros modelos a beneficiar de uma configuração estendida desta plataforma. A distância entre eixos de 2,90 metros é particularmente generosa, tornando-os muito espaçosos, com um comprimento total de 4,79 metros.

A inovadora plataforma STLA Medium foi concebida para oferecer o melhor desempenho da sua categoria no que respeita aos critérios mais importantes para os clientes: autonomia (até 660 km), tempo de carregamento (20% a 80% em 30 minutos), prazer de condução, desempenho, eficiência e serviços conectados (planeador de viagem, carregamento inteligente, função "vehicle-to-load", atualizações "over-the-air").

PEUGEOT E5008 2403STYP 103

O novo Peugeot E-5008 será produzido exclusivamente na fábrica de Sochaux, devendo chegar ao mercado equipado com baterias ACC produzidas na gigafábrica em França (Douvrin), beneficiando do programa Allure Care e beneficia de uma cobertura de até 8 anos/160.000 km, a mais longa de todas as marcas europeias.

Sucedendo ao SUV de 7 lugares mais vendido em Portugal e na Europa, os novos Peugeot 5008 e E-5008 estarão à venda no outono de 2024com umas gama que oferecerá duas versões - Allure e GT - com três packs de opções para uma escolha fácil, três motorizações elétricas (210 cv, 230 cv de autonomia longa e 320 cv Dual Motor com dois motores elétricos e tração às 4 rodas), bem como duas mecânicas eletrificadas, uma Hybrid 48V (136 cv) e um Hybrid Plug-In (195 cv).

Sedução: Um design poderoso e requintado

O novo Peugeot 5008 apresenta uma silhueta aerodinâmica e um interior requintado, prometendo ao mesmo tempo uma excelente eficiência num modelo automóvel com um forte carácter SUV, que inspira robustez e segurança, aliado a uma silhueta muito dinâmica.

A linha de cintura relativamente alta e os ombros muito pronunciados do modelo conferem-lhe uma forte presença em estrada, tal como as suas dimensões generosas (comprimento: 4,79 m, largura: 1,89 m, altura: 1,69 m).

O design dos novos 5008 sugere movimento. A inclinação do óculo traseiro é realçada por elementos de design laterais sofisticados, assim como a parte dianteira, que apresenta a nova assinatura luminosa e a inovadora grelha frontal que se funde com a cor da carroçaria.

PEUGEOT E5008 2403GJ 302

Estética hi-tech e requinte superior

A grelha sofisticada é realçada por uma faixa preta fina e elegante que envolve toda a dianteira dos 5008 e incorpora faróis LED ultracompactos em todas as versões. Já o 5008 GT está equipado de série com a nova tecnologia Pixel LED da Peugeot, a qual adapta automaticamente os faróis às condições de circulação, mantendo uma iluminação ideal sem incomodar os outros utilizadores da estrada.

Dando continuidade ao trabalho inovador iniciado no Peugeot 408 e no novo 3008, o novo 5008 apresenta jantes que contribuem para o seu estilo moderno e para o seu desempenho aerodinâmico. Com o seu design técnico geométrico, as jantes de 19" e 20" têm no centro o novo emblema Peugeot, isto enquanto que no interior o ecrã flutuante Peugeot Panoramic i-Cockpit de 21" coloca os passageiros num ambiente tão hi-tech quanto user-friendly.

E porque nada é mais sofisticado do que a simplicidade, o novo 5008 adota esta filosofia com laterais muito suaves, elegantes e verticais, realçando o requinte ao ocultar os vedantes das janelas laterais nas portas. O número de inserções decorativas na carroçaria foi reduzido e as peças cromadas foram banidas em favor de apontamentos de tinta em elementos específicos: Cinzento Meteor no spoiler dianteiro e no para-choques traseiro, Preto Orbital nas coberturas dos espelhos retrovisores e na parte inferior da linha de cintura. 

O novo 5008 está disponível em seis cores: Azul Obsession, Azul Ingaro, Branco Okenite, Preto Perla Nera, Cinzento Artense e Cinzento Titane.  Na versão GT, a pintura em dois tons, com um tejadilho preto brilhante, é de série.

O requinte superior do interior do novo 5008 beneficia todos os passageiros. Por exemplo, os acabamentos em alumínio verdadeiro e a iluminação ambiente LED personalizável, disponível em oito cores, estendem-se pelo painel de instrumentos e pelas portas dianteiras e traseiras. Em conjunto, criam um ambiente tecnológico acolhedor e de alta qualidade.

PEUGEOT E5008 2403GJ 310

Emoção no 5008... para conduzir e vivenciar!

Quando se trata de emoção, o novo 5008 promete não deixar ninguém para trás. O condutor está no centro do Panoramic i-Cockpit e os passageiros beneficiam de um espaço interior e de conforto de referência.

Aliás, a propósito do "Panoramic i-Cockpit de nova geração", as equipas Peugeot decidiram reunir dois dos três elementos fundamentais deste equipamento: o head-up display e o grande ecrã tátil central. Estes estão agora integrados num ecrã panorâmico curvo com um único painel de 21'' de alta-definição que se estende do lado esquerdo do tablier até à consola central, apresentando-se como um ecrã panorâmico que flutua verdadeiramente sobre o tablier, num efeito acentuado pela iluminação ambiente LED sob o ecrã.

Posicionado para uma ergonomia ideal, este ecrã panorâmico de 21'' está ligeiramente inclinado para o condutor, mantendo-se perfeitamente acessível ao passageiro. Este grande painel digital de qualidade excecional combina duas funções-chave do Peugeot i-Cockpit. À esquerda, por cima do volante compacto, o ecrã reúne todas as informações de condução: velocidade, indicador de potência, ajudas à condução e fluxo de energia, entre outras. Já à direita, no centro do tablier, o ecrã tátil é acessível ao condutor e ao passageiro. Controla entre outros aspectos, o aquecimento e o ar condicionado, a navegação, mas também os sistemas multimédia e de conetividade.

Na versão Allure dos novos 5008, o novo Peugeot i-Cockpit é proposto de série com dois ecrãs digitais de 10'' num único suporte com o mesmo efeito flutuante do ecrã de 21''.

PEUGEOT E5008 2403STYP 506

Volante compacto com novos comandos

Componente fundamental do Peugeot i-Cockpit desde o seu lançamento, o volante compacto foi amplamente reformulado para oferecer ainda mais sensações e maior conforto de condução. Mantém, naturalmente, o seu carácter compacto com um design modernizado. A almofada central redesenhada é mais pequena e "isolada" dos raios do volante para dar um efeito de levitação que faz lembrar o ecrã panorâmico no painel de instrumentos.

Os comandos no volante compacto são novos. Detetam automaticamente os dedos do condutor para uma ergonomia ótima, mas só são ativados quando o condutor os pressiona para evitar uma ativação por engano.

O novo volante compacto está equipado de série com função de aquecimento no 5008 e E-5008 GT. O novo Peugeot Panoramic i-Cockpit introduz dois novos comandos finos e elegantes atrás do volante compacto e duas patilhas dedicadas à travagem regenerativa.

Será importsante referir ainda que a zona central do tablier está equipada com i-Toggles, botões sensíveis ao toque totalmente personalizáveis que podem ser programados para proporcionar um acesso rápido a dez das funções favoritas do utilizador: ligar para um contacto, iniciar a navegação para um destino frequentemente utilizado, sintonizar o rádio numa estação favorita, definir a temperatura ideal do ar condicionado, etc.

A versão Allure dispõe de série do sistema Peugeot i-Connect, o qual oferece uma conectividade total graças à função de replicação sem fios de smartphones (Apple CarPlay/Android Auto). A experiência tecnológica completa-se com o Peugeot i-Connect Advanced, proposto de série nos 5008 e E-5008 GT. Este sistema inclui uma navegação TomTom de alto desempenho com uma função de planeamento de viagem (ver abaixo). 

Peugeot E 5008 2025 1280 0a

O reconhecimento de voz em linguagem natural "OK, Peugeot" permite aceder às funções do infoentretenimento, aquecimento e ar condicionado, bem como ao telefone. Este reconhecimento de voz permite agora distinguir os comandos efetuados pelo condutor ou pelo passageiro. A inteligência artificial, ChatGPT, também estará disponível no 5008, para permitir a interação entre os ocupantes e o veículo, sendo que para apoiar os utilizadores e responder a quaisquer questões que possam ter, o sistema inclui documentação de bordo digital e uma ligação por código QR para tutoriais. As atualizações do sistema são efetuadas "over-the-air".

Agilidade surpreendente e condução confortável

O novo 5008 é muito fácil de conduzir. Graças à regulação dinâmica do chassis, na grande tradição da Peugeot, promete ser confortável e eficaz nas estradas principais e especialmente ágil em cidade. Para facilitar as manobras, o 5008 está equipado de série com uma câmara traseira que oferece ao condutor dois ângulos: visão traseira ou visão aérea. Esta câmara está equipada com um bocal de limpeza para uma imagem perfeita em todas as condições.

Em opção, o novo 5008 pode ser equipado com o sistema Peugeot VisioPark 360°, o qual oferece uma visão de 360° do ambiente graças a quatro câmaras e a doze sensores espalhados pelo veículo. Isto permite evitar qualquer obstáculo próximo do veículo.

Depois, com o sistema Drive Assist Plus 2.0, o Peugeot 5008 assiste o condutor utilizando todos os sensores do veículo (câmaras, radar, etc.) e as informações do sistema de navegação conectada. Estes sistemas de assistência foram concebidos para aliviar a tensão da condução em estradas com várias faixas de rodagem, como as autoestradas.

Peugeot E 5008 2025 1280 0d

Falamos assim do cruise control adaptativo com função Stop & Go que ajuda à manutenção da posição na faixa de rodagem, sistema de mudança de faixa semiautomática, recomendação antecipada de velocidade e uma habitabilidade excecional para sete passageiros, são características que marcam a realidade do novo Peugeot 5008 no qual é possivel encontrar um espaço notável para as pernas dos passageiros da segunda fila e a terceira fila estabelece uma nova referência no segmento C-SUV em termos de habitabilidade. Aliás, neste capítulo, a segunda fila dos novos 5008 está equipada com lugares confortáveis que combinam um banco deslizante 60/40 com encostos 40/20/40, proporcionando a combinação perfeita de modularidade e conforto.   

Os encostos dos bancos da segunda fila reclinam-se independentemente em cinco posições para maior conforto dos passageiros em viagens longas. Foi dada especial atenção aos acabamentos, com revestimentos de alta qualidade em todos os bancos da segunda fila.

O acesso aos bancos da terceira fila é inigualável graças ao sistema Easy Access. Este sistema permite que os bancos da segunda fila sejam totalmente reclinados e deslizados para a frente em simultâneo. Esta nova cinemática melhora consideravelmente a acessibilidade à terceira fila de bancos. A manobra é simples graças a um comando situado na parte superior do encosto do banco. Combinado com a ampla abertura proporcionada pelas grandes portas traseiras, este sistema facilita a entrada de passageiros de todas as dimensões para os lugares da terceira fila.

Peugeot E 5008 2025 1280 0f

Bagageira generosa e muito versátil

Apesar de permitir uma lotação para sete passageiros, a verdade é que este Peugeot 5008 continua a oferecer uma boa configuração da bagageira, com um volume de 748 dm3 em configuração de cinco lugares, 259 dm3 em configuração de sete lugares e até 1.815 dm3 em configuração de dois lugares. A modularidade proporcionada pela arquitetura dos bancos distingue-os, permitindo uma ampla gama de configurações entre a segunda fila (banco corrido 60/40, encostos 40/20/40) e a terceira fila (encostos 50/50). Os novos 5008 oferecem uma área de piso enorme e plana com todos os bancos traseiros rebatidos, e até 2 metros de comprimento de carga.

Na configuração de 7 lugares, com a terceira fila de bancos colocada, os novos 5008 têm um comprimento de bagageira de 42 cm, sendo o único veículo do seu segmento a acomodar uma variedade de equipamentos e bagagens. O piso da bagageira atrás da terceira fila pode ser levantado e arrumado verticalmente atrás dos bancos, libertando assim espaço adicional em profundidade para acomodar malas adicionais e bagagem de cabina.

Existe ainda um amplo espaço de arrumação adicional por baixo dos bancos da terceira fila. Com uma capacidade de cerca de 80 litros, este espaço é ideal para guardar vários objetos não visíveis do exterior, como um equipamento desportivo favorito. Uma gaveta especial é proposta como acessório para otimizar a utilização deste espaço.

A cobertura da bagageira, que se ajusta à fila dois ou três consoante a necessidade, beneficia de um espaço de arrumação dedicado sob o piso. Por fim, para facilitar a colocação de objetos, os 5008 estão equipados com uma porta traseira elétrica, de série na versão GT.

Peugeot E 5008 2025 1280 07

Os passageiros da segunda e terceira filas beneficiam de um conforto ótimo. Para além da sua notável amplitude, os bancos da segunda fila são deslizantes e reclináveis. O painel de controlo na parte traseira da consola central permite aos ocupantes da segunda fila controlar a temperatura e a ventilação do sistema de ar condicionado de três zonas e regular os bancos aquecidos opcionais. A consola central também acomoda uma tomada de 12V complementada por duas tomadas USB-C, dependendo das versões. Nas versões GT, o apoio de braço central inclui dois suportes para copos e as portas traseiras têm persianas para proteger os passageiros dos raios solares.

Os dois passageiros da terceira fila beneficiam de um porta-copos, de uma luz de leitura e de um apoio de braço. Uma tomada de 12V também está acessível na terceira fila.

Uma vasta gama de motores elétricos

Concebido desde o início como um modelo elétrico, o novo E-5008 dispõe de uma gama de motores com zero emissões (ciclos WLTP a aguardar homologação) que oferecem uma autonomia elétrica de 500 a 660 km, incluindo uma motorização Dual Motor com dois motores elétricos e uma versão Longa Autonomia. 

Esta gama de motores síncronos de ímanes permanentes oferece mais potência e melhor eficiência.  As versões com tração às duas rodas disponibilizam 157 kW de potência e 345 Nm ou 170 kW e 345 Nm. A versão de dois motores com tração às quatro rodas oferece uma potência total de 237 kW (157 kW à frente e 80 kW atrás). O motor dianteiro debita um binário de 343 Nm e o motor traseiro disponibiliza 166 Nm.

A bateria de alta tensão de iões de lítio de 400V de composição química NMC (níquel, manganês e cobalto) está localizada sob o piso e alimenta o motor elétrico de tração. Os outros componentes de consumo elétricos (luzes, infoentretenimento, etc.) continuam a ser alimentados por uma bateria de 12V, ela própria alimentada pela bateria de alta tensão através do conversor. A gestão térmica da bateria utiliza a circulação de líquido de refrigeração. Isto permite um carregamento ultrarrápido, uma utilização otimizada da bateria e um tempo de vida mais longo. A bateria tem uma garantia de oito anos (ou 160.000 km) para 70% da sua capacidade de carga.

Peugeot E 5008 2025 1280 10

Para acompanhar os seus clientes na transição para a eletrificação total, a Peugeot propõe igualmente o novo 5008 com motorização híbrida — Hybrid 136 cv e-DCS6 — equipado com o sistema Peugeot Hybrid 48V, o qual consiste num motor a gasolina de 136 cv de nova geração associado a uma caixa de dupla embraiagem de seis velocidades que integra um motor elétrico. Graças a uma bateria que se recarrega durante a condução, esta tecnologia oferece um binário suplementar a baixas rotações e uma redução de até 15% do consumo de combustível (5,8 l/100 km em ciclo misto WLTP**). Em condução urbana, o novo 5008 Hybrid 136 cv e-DCS6 pode funcionar até 50% do tempo em modo 100% elétrico com zero emissões.

O novo 5008 alarga o seu leque de grupos motopropulsores com a introdução de um Plug-In Hybrid (195 e-DCS7), que associa um motor elétrico de 92 kW a um motor de combustão interna de 150 cv. A sua bateria de grande capacidade permite-lhe atingir uma autonomia de mais de 80 km** em modo 100% elétrico. Esta versão está equipada com um depósito de combustível de 60 litros, o que lhe permite bater um recorde de autonomia.

LusoMotores
PUB
600 90 rodape

 

Pin It