RenaultMegane2016-01Com a abertura de portas do Salão Automóvel de Frankfurt cada vez mais próxima, começam a ser conhecidas as principais novidades que ali irão desfilar e os modelos mais importantes , num certame que, apesar de realizado na Alemanha, terá nos construtores franceses "players" verdadeiramente importantes. Peugeot e Citroen, as marcas do Grupo PSA, apostam alto nos 'concepts' Fractal e o Cactus M, já aqui revelados pelo LusoMotores, optando a também francesa Renault por apostar forte em novos modelos de produção, nomeadamente os importantes Megane e Talisman, este último agora revelado na versão carrinha. Cereja no topo do bolo da Renault será ainda a pick-up Alaskan.

De todas estas novidades que irão viajar nas estradas europeias desde as fábricas gaulesas até à Alemanha, o novo Renault Mégane surge claramente como o mais importante modelo em Frankfurt, principalmente se tivermos em conta que é porventura o modelo estratégico da Renault para o segmento C, e que vem adoptar conceitos de design, imagem e equipamentos já adoptados antes, desde o lançamento da mais recente geração da Renault Espace, até ao também já conhecido Renault Talisman na versão de quatro portas, onde o Mégane agora revelado vai "beber" muita da inspiração das suas linhas.

Com efeito, o visual do novo Mégane surpreendeu, ou talvez não, ao seguir quase que fielmente a imagem apresentada recentemente da região de Paris, mais propriamente em Chantilly, do Talisman. Na secção dianteira, aparecem faróis totalmente iluminados por LEDs, avançando os piscas para um posicionamento nos pára-choques. A enquadrar o conjunto óptico aparece ainda uma linha de diodos luminosos que permite a assinatura para a nova identidade de design da Renault.

RenaultMegane2016-02RenaultMegane2016-03RenaultMegane2016-04

Nota ainda para o grande losango da Renault na grelha frontal, que marca de forma bem evidente a imagem forte que a marca pretende para o seu símbolo. À retaguarda, os conjuntos ópticos são igualmente pontos fortes do design no novo Mégane, tal como já apareciam no Talisman.

Por conhecer está ainda o interior, embora tudo indique que vá ao encontro daquilo que o construtor francês já avançou com a mais recente da Renault Espace, num habitáculo em que se destaca o grande écran táctil em posição central no tablier. Também por confirmar estão ainda os motores a incluir pelo novo Renault Mégane, embora as primeira indicações apontem para a adopção de cinco opções a gasolina Tce - 0.9 de 91cv, 1.2 de 131cv, 1.6 de 152cv, 1.6 de 202cv e 1.8 de 283cv - e um conjunto de blocos diesel Dci com quatro opções - 1.5 de 96cv, 1.5 de 111cv, 1.6 de 131cv e 1.6 de 162cv.

texto: Jorge Reis

RenaultMegane2016-05RenaultMegane2016-06RenaultMegane2016-07

Pin It