Receita do ISV desce 43,4%A receita do Estado com o Imposto Sobre Veículos (ISV) sofreu, até Novembro, uma queda de 43,4%, para 331,7 milhões de euros. Esta é a pior execução de sempre para este imposto , relativo à compra de veículos e criado em Julho de 2007, depois da extinção do Imposto Automóvel.

De acordo com a síntese da execução orçamental, divulgada, na passada semana, pela Direcção-Geral do Orçamento, o Estado arrecadou menos 254,8 milhões de euros do que em igual período do ano passado, na sequência da retracção do mercado automóvel português, que, ao que tudo indica, deverá encerrar 2012 com os piores resultados desde finais dos anos 80.

Nos primeiros 11 meses do presente ano, as receitas do Estado com impostos desceram 5,8% comparativamente ao período homólogo do ano transacto, com todos os impostos, directos (-6,4%) e indirectos (-5,3%), a sofrerem uma evolução negativa, à excepção do Imposto Único de Circulação (IUC), cuja receita aumentou 14,2%, para 180,2 milhões de euros.

Pin It