A Ferrari promoveu no Salão Automóvel de Frankfurt a estreia mundial do 458 Speciale, versão “apimentada” do 458 Itália, com chegada prevista para 2014 , que está equipada com o motor atmosférico mais potente de sempre da marca de Maranello.
Com 1290 quilos de peso, este super-desportivo de pista com permissão para circular em estrada é 90 quilos mais leve do que o 458 Italia, contando com uma relação peso/potência de 2,13kg/cv, uma vez que está equipado com uma versão mais potente do motor V8 de 4.5 litros, o atmosférico mais potente de sempre da Ferrari, capaz de debitar 605 cavalos às 9000rpm e 540Nm às 6000rpm.
O 458 Speciale pode assim acelerar de zero a 100km/h em 3 segundos e cumprir uma volta ao Circuito de Fiorano em menos 1,5 segundos do que o modelo em que se baseia.
Em termos estéticos, o modelo foi desenvolvido em conjunto com a Pininfarina, existindo um especial enfoque na aerodinâmica, nomeadamente com a introdução de entradas de ar que abrem e fecham, adaptando-se automaticamente para reduzir a força descendente sempre que é necessário.
O mais recente modelo da histórica marca italiana estreia ainda um sistema de controlo de derrapagem SSC (Side Slip Angle Control), que, através de um algoritmo informático, interpreta a velocidade de deriva mediante o ângulo previsto para manobra, corrigindo constantemente a trajectória do veículo.