Incluída no terceiro número da Consilcar Magazine, publicação trimestral editada pela LusoSaber, uma análise à prestação desta empresa parceira do LusoMotores no mercado de veículos usados permite algumas conclusões no mínimo interessantes sobre uma actividade em que os modelos da BMW, Renault ou Volvo, com motores diesel e muito espaço interior para a família e bagageiras generosas, estão no topo das preferências de quem ali procura o seu automóvel usado, capaz ainda ainda assim de ser o seu novo automóvel. Para os seus clientes, a Consilcar procura ter propostas para muitas mais opções e necessidades, fundamentando afinal a máxima da empresa que pretende ter para os clientes “a marca do seu novo automóvel”.
Chegados ao final do primeiro semestre, é já possível fazer uma “radiografia” às preferências dos clientes da Consilcar relativamente aos modelos preferidos, tipologia, motorização e preços, algo que fomos avaliar para trazer a este espaço. No que diz respeito aos intervalos de preços pelos quais o cliente Consilcar mais carros procura podemos situar o interesse genérico em automóveis com valores propostos entre os 15 e os 20 mil euros, sendo que no que diz respeito às marcas mais comercializadas, a campeã de vendas é claramente a bávara BMW, com o pequeno Série 1 a surgir como o carro mais comercializado pela Consilcar, surgindo logo depois a Renault, com as vendas a serem distribuídas entre os modelos Clio e Captur, aparecendo no terceiro lugar do pódio a Volvo, marca sueca da qual a proposta que mais procura permite surge em redor da Volvo V40.
A grande procura dos clientes da Consilcar é feita sobre veículos de cinco portas ou carrinhas, modelos familiares com cinco lugares e espaços generosos de bagageira. Curiosamente, para quem não tem preocupações familiares, a opção acaba por ser não tanto um desportivo puro, ou um modelo de três portas, como o Volkswagen Scirocco, uma das propostas da Consilcar presente com várias unidades no stock da empresa, mas antes no BMW Série 1, um modelo que consegue apresentar uma imagem suficientemente desportiva sendo proposto por preços mais acessíveis.
Por uma questão de preço, a opção pelo BMW Série 1 torna-se racional, isto porque é possível encontrar nas propostas da Consilcar várias unidades deste modelo da marca bávara com preços entre os 15 mil e os 18 mil euros.
Quase total aposta diesel
Outra questão que continua a motivar opções de compra tem a ver com a escolha do tipo de motor do veículo usado que o cliente da Consilcar procura, recaindo a opção em grande maioria em motorizações diesel.
Já os clientes que apostam em automóveis com motores a gasolina, procuram veículos com cilindradas mais pequenas, sendo cada vez menor a probabilidade de surgir um cliente para um veículo de grande cilindrada a gasolina. Ainda existem clientes para este tipo de automóveis mas a julgar pelos dados acumulados relativos às vendas da Consilcar no primeiro semestre do corrente ano de 2018 é cada vez menos o número de indivíduos que procuram esse tipo de veículos.
E se em termos de motores a opções por blocos diesel é evidente, no que diz respeito a configurações a aposta assenta sobre veículos com cinco portas, bagageiras generosas no que diz respeito à respectiva capacidade e capacidade de algum desempenho.
Automóveis de cinco lugares, tipologia SUV, surgem também bem colocados no que diz respeito ao “ranking” das preferências dos clientes da Consilcar, não tanto porque se procurem modelos SUV para condução em percursos mais ousados, mas tão só porque se trata de modelos que permitem uma posição de condução mais alta e confortável, com muito espaço no habitáculo e a já referida importância da capacidade da bagageira.
Ao invés, e de forma perfeitamente compreensível, ficam mais distantes do radar das escolhas dos clientes o SUV de sete lugares porque, sendo certo que pode permitir maior capacidade em termos de lotação, mas perde desde logo na capacidade normalmente mais reduzida na capacidade da bagageira.
Quando a aposta recai mesmo em modelos automóveis com capacidade de transporte de mais pessoas, modelos como a Volkswagen Caravelle, que a Consilcar comercializou ao longo do primeiro semestre de 2018, surge como uma boa resposta às pretensões de empresas que procuram na Consilcar uma resposta às suas necessidades.
Baixas cilindradas nos 10 mil euros
O “segredo” da prestação comercial da Consilcar passa por ter um pouco de tudo, permitindo dar resposta às mais variadas pretensões dos seus clientes. E se a opção pelos motores diesel é maioritária, há também muitos clientes para modelos de baixa cilindrada a gasolina, com preços mais reduzidos, a oscilarem desde valores abaixo dos 10 mil euros até pouco mais de 12 mil euros.
Modelos como os Skoda Fabia 1.0, também os Toyota Yaris 1.0 ou mesmo os Fiat Panda 1.2, são automóveis com uma procura interessante por serem veículos recentes, de 2014 a 2017, com preços entre os 10 mil e os 11 mil euros. Aliás, ainda existe uma franja particularmente interessante de clientes para automóveis com preços na fasquia dos 10 a 11 mil euros, não podendo a Consilcar deixar de considerar esses clientes que ainda acorrem à megastore em Massamá Norte em número considerável.
Com um stock de viaturas que pode sempre andar perto das duas centenas de viaturas, a Consilcar consegue assim dar resposta às mais variadas pretensões dos seus clientes, garantindo um fluxo de vendas regulares e a capacidade de ter mais do que provavelmente um veículo capaz de permitir para a Consilcar o cumprir do desígnio a que a empresa se propõe... ser “a marca do seu novo automóvel!”