As portas de Feira Internacional de Lisboa abriram-se esta sexta-feira às dez horas para a quinta edição do Ecar Show - Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico, certame no qual estão patentes ao público as principais novidades da mobilidade sustentável, ali em exposição até domingo, dia 14. O primeiro momento do Ecar Show aconteceu às onze horas, com a abertura formal a decorrer com a participação do Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, tendo havido tempo, ainda antes do almoço, para as apresentações Hyundai Ionic 6 e dos Polestar Model Star East Edition 270 e o Model Year 24.
Num certame que o LusoMotores teve já a oportunidade de visitar, as novidades são muitas para as três dezenas e meia de marcas automóveis presentes, todas apostadas em mostrar as propostas mais recentes disponíveis no mercado. A BYD, acrónimo de “Build Your Dreams”, marca que se apresentou à Imprensa nacional há poucos dias, mostra-se pela primeira vez ao público nacional com a apresentação dos três modelos que oferece desde já ao mercado, numa marca que se afirma como líder mundial em soluções de mobilidade elétrica (EV e PHEV).
Como já foi previamente divulgado, uma outra novidade o XEV Yoyo, um automóvel que é produzido por uma impressora 3D em três dias, desenvolvido pela italiana XEV, recentemente apresentado em Paris, é outra das presenças em destaque no Ecar Show naquela que é a sua estreia nacional entre nós.
Também presente no Ecar Show, a Nissan propõe um novo alinhamento de gamas de produtos eletrificados para um certame ao qual traz, pela primeira vez em Portugal, as emoções da Fórmula E, através de uma experiência imersiva proposta no seu Formula E Lab.
Outras marcas como a outrora britânica MG, agora de origem chinesa, ou a também chinesa Aiways, mostram neste certame as suas propostas mais recentes, lado a lado com modelos de marcas por demais conhecidas pelos seus modelos ditos convencionais mas que também elas avançam já desde há algum tempo com modelos electrificados.
A par de todas estas revelações, o programa de actividades do Ecar Show propõe ainda alguns debates sobre temas relacionados com as novas propostas de mobilidade e as diversas ligações que esta realidade possam permitir. Ao longo da tarde, por exemplo, num debate moderado pelo jornalista Jorge Farromba, João Seabra, da Kia Portugal, e Filipe Moreira, da Volkswagen Portugal, debateram algumas ideias sobre a realidade do mercado nestes tempos em que o caminho é em direcção à electrificação total do mercado de acordo com as directivas europeias nesse sentido.
As novidades nas duas rodas
Como nem só de veículos automóveis se faz a presente edição do Ecar Show, há que olhar para as propostas dos veículos de duas rodas, naturalmente a começar pela Hunter, que promete emoção a rodos para os amantes da velocidade, anunciando-se como a moto com a maior aceleração do mundo. Faz 2.4 segundos dos 0 aos 100km/h, graças, entre outras coisas, ao motor elétrico de 100Kw, cerca de 134 cavalos, para um peso de 133 quilos, ou seja, um cavalo por quilo.
O setor das duas rodas e de mobilidade suave propõe ainda mais uma dezena de expositores, entre motos, scooters, bicicletas e outras opções, destacando-se aqui entre estes últimos o Spy E8, um quadriciclo elétrico capaz de atingir os 93 Km/h. graças ao motor de 4Kw, alimentado por uma bateria de lítio de 72V a 100AH.
Será importante referir que a Prio reforça a aposta na transição energética da mobilidade, sendo patrocinadora principal do Ecar Show e tendo já confirmado que terá igual papel no Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico a realizar depois do Verão no Porto.