A Lexus vai ter em exposição 11 viaturas no 44º Salão Automóvel de Tóquio 2015, evento que irá marcar a estreia em território japonês de dois modelos: o renovado Lexus GS e o desportivo GS F , um automóvel de quatro portas, desportivo de elevada performance e que irá ser apresentado como a estrela mais recente membro da gama "F" da Lexus. Paralelamente, o novo crossover de luxo – Lexus RX – vai também estar patente para apreciação do público nipónico, isto depois dos três modelos terem sido revelados pela primeira vez nos Estados Unidos no início do corrente ano, tendo o início de comercialização previsto ainda para o corrente ano.
Olhando para cada um destes modelos, começamos por dar conta da realidade do Lexus GS F, um sedan desportivo de 4 portas de elevada performance que pretende demonstrar o empenho da marca em disponibilizar versões mais dinâmicas, com elevado poder de aceleração e a “sinfonia de sons” proveniente do V8 atmosférico. Aliás, encontra-se neste bloco atmosférico V8, de 5 litros, capaz de produzir 473 CV às 7100 rpm e desenvolver um binário de 527 Nm entre as 4800 e 5600 rpm, uma das principais características deste modelo da Lexus.
Este sofisticado motor possibilita o funcionamento sob dois tipos de ciclo de combustão, o Otto e Atkinson, privilegiando-se a performance ou a eficiência de combustível. O motor V8 está acoplado a uma caixa de velocidades de 8 relações, com possibilidade de se optar por comando automático ou sequencial e que permite trocas de velocidade rápidas. A par com o motor, a suspensão, especialmente afinada, exibe dupla personalidade, ou seja, eficaz numa condução desportiva e fiel ao conceito de luxo e requinte da marca, com elevado conforto quando se imprime um andamento mais calmo.
A individualidade do modelo F é reforçada pelo exterior musculado que apela às emoções dos apreciadores de viaturas desportivas, com um design que reforça o baixo centro de gravidade, dominado por uma grelha trapezoidal dupla de grandes dimensões e novas entradas de ar. O design interior ergonómico apresenta com especial destaque os novos bancos com superior apoio lombar, capazes de contribuirem para envolver ainda mais o condutor com altos níveis de conforto, como é proporcionado por qualquer modelo Lexus F de altas performances. Será importante referir que o GS F foi apresentado a 13 de Janeiro no Salão Internacional de Detroit, nos EUA.
Já em relação ao Lexus GS, o modelo Sedan de 4 portas combina uma presença forte em estrada, com um design marcante, mas também com performance e requinte que pretendem continuar a ser referência no segmento. Assim, neste modelo, as principais características resulta do design que expressa o baixo centro de gravidade e a marcante zona frontal com a expressão tridimensional da grelha principal em duplo trapézio, capazes de acentuar o carácter único deste modelo.
Novas óticas integralmente em LED, com sistema de máximos automáticos (AHB), e as extremidades do para-choques dianteiro moldadas para otimizar o fluxo de ar ao longo dos flancos, são alguns dos pormenores exclusivos do novo GS no qual as ópticas traseiras foram renovadas para identificar e reforçar a presença poderosa do GS em estrada. De igual modo, o motor V6 3.5L foi completamente revisto, combinando o ciclo Atkinson com o sistema de injeção direta e indireta D-4S de última geração para uma excelente eficiência de combustível.
Pormenores metálicos e acetinados no interior, tal como o exclusivo corte a laser das madeiras interiores, acentuam o luxo a bordo de um modelo em que a superior rigidez torsional e uma suspensão afinada visam um comportamento eficaz mas sempre confortável, que em conjunto com a direção mais directa garantem uma condução mais envolvente. Sobre o novo Lexus GS, estamos perante um modelo que foi apresentado a 13 de Agosto no Concours d'Elegance em Pebble Beach, também nos Estados Unidos.
O terceiro modelo a surgir no Salão de Tóquio será o Lexus RX, crossover de luxo que chega com nova geração, desenvolvido não só para manter as qualidades reconhecidas da geração anterior, mas também para elevar a fasquia em termos de design, comportamento dinâmico, conforto e requinte. Como principais características, este crossover apresenta um design exterior com forte presença em estrada, surgindo como um SUV desportivo que combina linhas desportivas e fluidas com um interior elegante repleto de novas tecnologias.
A melhoria da rigidez torsional e suspensão proporciona uma condução confortável e envolvente, com uma resposta mais eficaz a todo tipo solicitações durante a condução, sendo de destacar o incremento da eficiência e redução das emissões de CO2 da versão híbrida (RX 450h) e novas motorizações a gasolina turbo-comprimidas que, será importante referir, não estarão todavia disponíveis no mercado nacional. Sobre este novo RX, foi apresentado a 1 de Abril no Salão Internacional de Nova Iorque.
Restará referir que o Salão de Tóquio de 2015 vai ter lugar no espaço Tokyo Big Sight, de 28 de Outubro a 8 de Novembro, podendo toda a informação sobre o evento ser consultada no sítio online oficial do mesmo.