Numa altura em que os entusiastas da energia verde em todo o mundo celebram o Dia Mundial dos VEs, a Nissan acaba de anunciar o início de produção da sua Townstar 100% elétrica, um novo modelo comercial ligeiro equipado com uma motorização elétrica otimizada, com gestão inteligente de energia e refrigeração térmica das baterias, capaz de proporcionar uma autonomia de até 300km. De acordo com a marca nipónica, contando com mais de 20 funcionalidades tecnológicas, a novíssima Townstar VE promete abrir o caminho como “a proposta mais abrangente de VCLs da Nissan até à data.”
Poucos dias depois da celebração do Dia Mundial do VE, a Nissan anuncia assim o início da produção da Nissan Townstar VE, modelo que será comercializado em mercados europeus selecionados, entre eles Portugal.
Representando um grande avanço para a concretização da Ambition 2030 — a visão estratégica da Nissan para os próximos anos —, a disponibilidade no mercado da nova Townstar VE representa o mais recente marco no trajeto da empresa para eletrificar a sua gama e contribui para o objetivo de neutralidade carbónica até 2050, assumido pela Nissan. Para isso, a pensar nos seus clientes, a Nissan avança assim com mais soluções de mobilidade elétrica, para os ajudar a adaptar-se à alteração dos regulamentos de emissões, ao aumento da urbanização e ao crescimento do comércio eletrónico.
A Townstar VE baseia-se no sucesso da e-NV200 e incorpora a experiência em Veículos Comerciais Ligeiros elétricos (e-VCL) da Nissan. Construída sobre a plataforma partilhada CMF-C, este novo comercial ligeiro é construído no centro de excelência para pequenos furgões da Aliança, em Maubeuge, França. De acordo com a marca, foi projetada para capacidade, fiabilidade e sustentabilidade, tendo em mente os empresários.
A versão totalmente elétrica da Townstar conta com uma motorização otimizada com uma gestão inteligente de energia e arrefecimento térmico de baterias. Devido ao seu design aerodinâmico e às eficiências que cria, a Townstar VE é capaz de alcançar uma autonomia superior, de até 300km (ciclo WLTP). Com 122cv e 245Nm de binário, a bateria de 45kWh da Townstar VE pode aceitar carregamento em corrente alternada (11kW ou 22kW) ou carregamento rápido em corrente contínua (norma CCS). Este último permite que os utilizadores carreguem a bateria de 15% a 80% em apenas 37 minutos.
“Coincidindo com o Dia Mundial do VE, o início da produção da nossa nova Townstar VE representa um marco essencial na nossa caminhada para atender às necessidades dos nossos clientes e aumentar a procura de soluções de motorização sustentáveis. A gama líder na classe da nossa Townstar totalmente elétrica vai ajudar ainda mais os proprietários de VCL a descobrir os benefícios da eletrificação, ao mesmo tempo que apoiam a evolução ambiental das cidades europeias”, disse Emmanuelle Serazin, diretora de vendas de VCL e frotas na Nissan Europa.
LusoMotores