Num rali marcado por velocidades muito elevadas apesar das superfícies muito escorregadias e por isso complicadas, Kalle Rovanpera, em Toyota Yaris, acabou por dominar o Rali Safari praticamente do início ao fim, superando o seu companheiro de equipa, o nipónico Takamoto Katsuta, e ainda Adrian Forneaux, da Ford, que terminaram nos segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Nesta que foi a terceira prova do Mundial de Ralis (WRC) da presente temporada, Rovanpera gastou 3h36m04 para cumprir os 19 troços cronometrados da prova, superando o japonês Takamoto Katsuta, também ele em Toyota Yaris, a 1m37s8 de distãncia, aparecendo depois na classificação o francês Adrien Fourmaux, em Ford Puma, na terceira posição a 2m25s1.

Rovanpera, o piloto finlandês bicampeão mundial, so agora apareceu a sério no presente campeonato, ele que está a fazer apenas algumas provas do campeonato, tendo falhado por isso a prova de abertura, em Monte Carlo, vindo a sofrer um acidente na Suécia, na segunda prova do WRC imediatamente antes desta agora realizada no Quénia. Curiosamente, Rovanpera andava arredado das vitórias, ele para quem o último lugar mais alto do pódio tinha sido conseguido ainda em 2023, no Rali da Grécia.

Agora no Quénia, Kalle Rovanpera chegou ao ú´timo dia com mais de dois minutos de vantagem para o seu opositor mais direto, tendo por isso a oportunidade de gerir o seu andamento para poder chegar ao final sem problemas na frente da classificação naquela que foi a sua 12ª vitória em provas do Mundial de Ralis.

"É sempre bom vencer aqui. É uma prova muito importante para a Toyota e onde sempre nos demos bem", disse Rovanpera no final da prova, ele que ainda não revelou qual a prova em que irá participar depois do Safari, podendo mesmo estar presente no Rali de Portugal.

Em termos de classificação do Mundial, prossegue na frente o belga Thierry Neuville, da Hyundai, tendo agora 67 pontos, contra os 61 do britânico Elfyn Evans (Toyota Yaris), que terminou o Rali Safari em quarto mas com menos três pontos somados do que Neuville, que foi quinto. Evans somou apenas um ponto na 'power stage' e cinco no 'super domingo'.

Já no que diz respeito ao Mundial de Construtores, a Toyota é agora líder da competição, com 131 pontos, contra os 127 da Hyundai, isto quando pilotos e marcas apontam já baterias para a próxima ronda do WRC, o Rali da Croácia, a disputar de 18 a 21 de abril.

JR/LusoMotores
PUB
600 90 rodape

 

Pin It