A Jaguar TCS Racing anunciou hoje os nomes do sueco Joel Eriksson e do francês Tom Dillmann como os seus pilotos de testes, simuladores e reserva para a equipa britânica de competição automóvel para o campeonato mundial ABB FIA Fórmula E de 2023. Tom e Joel irão dedicar-se a tarefas cruciais no simulador de Oxfordshire e realizar os testes do Jaguar I-TYPE 6, um bólide que promete ser mais leve, rápido e eficiente, para assegurar a sua competitividade.

Eriksson participou na Fórmula 4, no campeonato europeu de Fórmula 3 e no DTM antes de competir na prova para rookie drivers da Fórmula E em Marraquexe com a equipa DS Virgin Racing em 2018. O piloto, atualmente com 24 anos, passou a ser piloto oficial de testes e reserva da Dragon Racing em 2019 e participou na sua segunda prova para rookie drivers da Fórmula E. Estreou-se no campeonato mundial ABB FIA Fórmula E no e-Prix de Puebla de 2021 com a Dragon Penske Autosport e disputou as últimas sete provas da temporada com a equipa. 

Tom Dillmann tem 33 anos, durante as duas últimas temporadas tem sido um membro essencial da Jaguar TCS Racing e irá permanecer na equipa britânica de competição na era da terceira geração. Dillmann compete desde o início da década de 2000 e participou em cerca de 300 provas.. Entre os seus maiores sucessos destacam-se os títulos de campeão de Fórmula V8 3.5 Series em 2016 e de Fórmula 3 alemã em 2010. Dillmann conhece bem a Fórmula E, dado que disputou 23 e-Prix desde 2017 com as equipas de Fórmula E Venturi e NIO. 

Os pilotos de testes e reserva juntam forças com Mitch Evans e Sam Bird, , considerando a equipa que este conjunto de pilotos proporciona coerência e continuidade cruciais para a equipa.

JaguarTCS Racing 3 JaguarTCS Racing 04

 

A este propósito, Joel Eriksson, piloto reserva da Jaguar TCS Racing, declarou: "Mal posso esperar por começar a trabalha com a equipa Jaguar TCS Racing como piloto de testes e reserva. Testei o Jaguar I-TYPE 6 no simulador, e a diferença entre a segunda e a terceira geração é brutal; representa um grande passo em frente em termos de tecnologia, velocidade e potência. Os resultados da equipa foram muito bons durante os dois últimos anos, e a minha intenção é ajudar Mitch, Sam e os engenheiros esta temporada."

Por seu turno, Tom Dillmann, piloto reserva da Jaguar TCS Racing, comentou: "Estou muito contente por poder continuar dentro da família da Jaguar TCS Racing. Após o nosso recorde de pontos na última temporada, e o desenvolvimento e a apresentação do novo I-TYPE 6, mal posso esperar por ajudar o equipa a voltar a lutar pelo campeonato do mundo." 

Já James Barclay, o Team Principal da Jaguar TCS Racing afirmou: "É um honra para todo a equipa da Jaguar TCS Racing dar as boas-vindas a Joel como piloto de testes, simuladores e reserva para a próxima temporada. Até agora, estamos muito bem impressionados com o seu trabalho com o simulador. Joel tem conseguido muitos resultados notáveis no desporto automóvel e uma carreira importante nas categorias juvenis, pelo que é fantástico tê-lo na equipa e estamos ansiosos por poder trabalhar com ele." 

"Na Jaguar TCS Racing gostamos de consistência e continuidade, e o Tom contribui em grande medida para essa estabilidade. Tem sido um membro essencial da equipa e ajudou-nos a conseguir duas das nossas melhores temporadas no campeonato mundial ABB FIA Fórmula E. Sabemos que Tom irá continuar a trabalhar arduamente e a sua determinação irá impulsionar a equipa na nona temporada e na nova era da terceira geração."

JaguarTCS Racing 02

Recorde-se que a Jaguar regressou à competição em outubro de 2016, sendo o primeiro fabricante de luxo a participar nas provas urbanas do campeonato ABB FIA Fórmula E com monolugares exclusivamente elétricos. Na oitava temporada, Mitch Evans terminou como vice-campeão na classificação de pilotos, o seu melhor resultado num campeonato de Fórmula E com a Jaguar TCS Racing.

Sobre a Fórmula E, trata-se de um banco de ensaios em condições reais para a missão da Jaguar de se transformar numa marca de luxo totalmente elétrica a partir de 2025. O objetivo da Jaguar TCS Racing é "Reimaginar a competição" e toda a equipa irá testar, desenvolver, aprender, colaborar e partilhar informação dentro da Jaguar Land Rover para apoiar o desenvolvimento futuro dos veículos de produção. Mais especificamente, a informação e tecnologia provenientes da Fórmula E irão apoiar a estratégia "Reimagine" da Jaguar, em conformidade com o compromisso da companhia com a terceira geração da Fórmula E. Este ano de 2023 será o primeiro no qual as equipas irão competir com um veículo de terceira geração, o primeiro modelo do mundo com neutralidade em carbono.

LusoMotores
Pin It