Fortes chuvas e risco de inundações em Itália na região onde se encontra o autódromo Enzo e Dino Ferrari, estão na base da decisão dos responsáveis do Campeonato do Mundo da Fórmula 1 que determinaram o cancelamento do GP da Emilia-Romagna. Esta prova seria a sexta etapa da atual temporada e estava marcada para o próximo fim de semana naquele que seria o regresso do circo da F1 à Europa depois do último Grande Prémio ter sido disputado em Miami, nos EUA.
Através das redes sociais, em comunicado, os responsáveis da Fórmula 1 oficializaram esta quarta-feira o cancelamento da etapa do GP da Emilia-Romagna do Mundial de 2023, uma decisão tomada após as fortes chuvas dos últimos dias e previsão para continuação do quadro até ao fim de semana. O autódromo Enzo e Dino Ferrari chegou a ser evacuado face às inundações da pista e de algumas das infraestruturas do circuito bem como devido aos riscos para os funcionários que já se mobilizavam para a realização do evento.
Além da Fórmula 1, as duas categorias de acesso que também teriam corridas a realizar naquele no circuito italiano no próximo final de semana viram igualmente as suas etapas canceladas. Desta forma, treinos livres, oficiais e corridas das Fórmulas 2 e 3 não vão acontecer. Em todos os casos, já estava em curso a normal mobilização de mecânicos e funcionários em redor da colocação em marcha da normal logística para o tradicional circuito.
Com o cancelamento desta prova, as atenções estão totalmente voltadas para o GP de Mónaco. O principado vai receber a sua emblemática corrida no traçado citadino monegasco no dia 28 de maio, ficando as expectativas colocadas sobre a disputa caseira da Red Bull entre Max Verstappen e Sérgio Perez, que lutam pela liderança do Mundial de Pilotos que têm vindo a alternar entre si os triunfos nas provas disputadas.