O piloto neerlandês Max Verstappen, da Red Bull, cada vez mais tido no mundo da Fórmula 1 como o verdadeiro destruidor de recordes, venceu este final de semana o Grande Prémio do México e bateu mais um recorde, ao somar 16 vitórias em uma única temporada da categoria rainha do automobilismo. Além disso, Verstappen empatou com Alain Prost no 4º lugar do ranking histórico da categoria, com 51 triunfos, sendo de esperar que muito mais recordes venham a cair às mãos do piloto já Campeão do Mundo da época em curso.
A vitória no México começou a ser conseguida logo na largada, ao bater antes mesmo da primeira curva os dois pilotos da Ferrari que, de forma surpreendente, ocuparam a primeira fila da grelha de partida.
A presença dos dois homens da escuderia transalpina ainda permitiu pensar que poderia haver uma surpresa neste Grande Prémio de F1 no México, mas Verstappen não deu hipótese de contestação ao seu triunfo, saltando para a frente do pelotão nos metros iniciais para não voltar a sair da liderança da corrida.
Na manobra de ultrapassagem por parte de Max Verstappen, o seu companheiro de equipa, o mexicano Sérgio Perez, a correr em casa perante o seu público, tentou fazer um brilharete e ir logo atrás de Verstappen na tentativa de conseguir a mesma manobra.
Só que Perez já não teve espaço para fazer o mesmo que o líder e acabou mesmo por levar o seu Red Bull a bater no Ferrai de Charles Leclerc. O piloto monegasco da Ferrari ficou em prova, e viria mesmo a subir ao pódio na terceira posição, mas Perez teve que abandonar para tristeza dos adeptos mexicanos que viam assim o seu ídolo a ficar pelo caminho logo no arranque do Grande Prémio do México.
No meio de tudo isto, uma referência para o piloto britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, que conseguiu o segundo lugar final neste Grande Prémio, numa prova em que Carlos Sainz (Ferrari) e Lando Norris (McLaren) terminaram no “Top5”, tendo ainda pontuado George Russel (Mercedes), Daniel Ricciardo (Alphatauri), Oscar Piastri (McLaren), Alexander Albon (Williams) e Esteban Ocon (Alpine), respectivamente da sexta à décima posições.
O Mundial de Fórmula 1, que esta época em termos de vencedores está já resolvido, com Verstappen Campeão do Mundo de Pilotos e a Red Bull Campeã de Construtores, prossegue no próximo fim-de-semana em São Paulo, no Brasil, sobrando depois os Grandes Prémios dos Estados Unidos e do Abu Dhabi., respectivamente a 18 e a 26 de Novembro.
LusoMotores
pub |
![]() |