O neerlandês Max Verstappen, ao volante de um Red Bull, garantiu este sábado mais uma vitória no Campeonato do Mundo de Fórmula 1, a segunda da presente temporada em duas provas disputadas, ao vencer o Grande Prémio da Arábia Saudita no circuito de Jeddah Corniche.

Numa prova que conheceu um breve momento de liderança de Lando Norris — quando “estendeu” a vida útil dos pneus médios do seu McLaren no início da prova, tirando partido da presença do safety car em pista para permitir a extração do Aston Martin de Lance Stroll vítima de despiste, Verstappen acabou recuperar a liderança vindo a vencer com naturalidade.

Sergio Pérez, o segundo piloto da Red Bull, terminou a corrida no segundo lugar, com cerca de cinco segundos de avanço para o monegasco da Ferrari, Charles Leclerc, o terceiro classificado que garantiu assim o seu primeiro pódio da temporada, ao que somou ainda um ponto extra por ter conseguido já na fase final da prova a volta mais rápida ao trqaçado da pista árabe.

Logo atrás de Charles Leclerc, em quarto lugar, terminou o australiano Oscar Piastri, ao volante de um McLaren MCL38, seguido por Fernando Alonso, da Aston Martin, e por George Russel, da Mercedes. Na sétima posição terminou o jovem Oliver Bearman, piloto estreante na F1 e substituto de Carlos Sainz na Ferrari — Sainz foi acometido por uma apendicite e teve que ser submetido a uma intervenção cirúrgica —, relegando para o oitavo lugar ficou o outro piloto Mclaren, Lando Norris, com vantagem de cerca de 2 segundos para Lewis Hamilton, da Mercedes, na nona posição. No fecho dos lugares dos pontos terminou Nico Hulkenberg aos comandos de um Haas.

Nota para a boa prestação do piloto de reserva da escuderia Ferrari, Oliver Bearman, ele que ao volante de um SF-24 conseguiu pontuar na sua corrida de estreia tendo merecido a nomeação de piloto do dia. Destaque também para os abandonos de Pierre Gasly, ao volante de um Alpine, logo na primeira volta, devido a problemas na caixa de velocidades, e do canadense, Lance Stroll, da Aston Martin, após ter “encostado” no muro da pista, danificando o braço da direção e acabando incapaz de fazer a curva seguinte, indo contra a barreira de proteção.

Numa pista veloz mas com os muros por vezes bem próximos da pista, referência também para as penalizações aplicadas, a Yuki Tsunoda (Visa Cash RB), Sergio Pérez (Red Bull) e Kevin Magnussen (Haas) devido a saídas perigosas das boxes para os dois pilotos com motor Honda — Tsunoda e Pérez —, ambos penalizados com cinco segundos, e duas penalizações de 10 segundos cada, ambas para o dinamarquês Kevin Magnussen, primeiro por ter sido dado como causa de uma colisão, e depois por ter andado fora dos limites de pista e com isso ter tirado vantagem.

A próxima prova do Mundial de Fórmula 1, competição liderada por Max Verstappen nos pilotos e pela Red Bull nos construtores, realiza-se finalmente a um domingo, depois das duas primeiras corridas deste ano terem sido disputadas ao sábado, estando a terceira prova do Mundial agendada para Melbourne, na Austrália, no próximo dia 24 do corrente mês de Março.

POS PILOTO EQUIPA TEMPO PTS
1 Max Verstappen RED BULL RACING HONDA RBPT 1h20m43s273 25
2 Sergio Perez RED BULL RACING HONDA RBPT +13s643 18
3 Charles Leclerc FERRARI +18s639 16
4 Oscar Piastri MCLAREN MERCEDES +32s007 12
5 Fernando Alonso ASTON MARTIN ARAMCO MERCEDES +35s759 10
6 George Russell MERCEDES +39s936 8
7 Oliver Bearman FERRARI +42s679 6
8 Lando Norris MCLAREN MERCEDES +45s708 4
9 Lewis Hamilton MERCEDES +47s391 2
10 Nico Hulkenberg HAAS FERRARI +1m16s996 1
11 Alexander Albon WILLIAMS MERCEDES +1m28s354 0
12 Kevin Magnussen HAAS FERRARI +1m45s737 0
13 Esteban Ocon ALPINE RENAULT +1 volta 0
14 Logan Sargeant WILLIAMS MERCEDES +1 volta 0
15 Yuki Tsunoda RB HONDA RBPT +1 volta 0
16 Daniel Ricciardo RB HONDA RBPT +1 volta 0
17 Valtteri Bottas KICK SAUBER FERRARI +1 volta 0
18 Zhou Guanyu KICK SAUBER FERRARI +1 volta 0
-- Lance Stroll ASTON MARTIN ARAMCO MERCEDES Abandono 0
-- Pierre Gasly ALPINE RENAULT Abandono 0

 

Maria F. Reis
PUB
600 90 rodape

 

Pin It