Oliver Bearman abriu a sétima época da Fórmula 4 ADAC Powered by Abarth Certificada pela FIA, a série preparatória alemã que coloca em pista os monolugares Tatuus com motor Abarth T-Jet de 160 cv rigorosamente derivado da versão de estrada.

Depois de conquistar a pole position na primeira corrida e o segundo melhor tempo na segunda prova de qualificação, o piloto britânico de 16 anos, a correr para a Van Amersfoort Racing, averbou uma dupla vitória, dominando a corrida 1 desde a luz verde até à bandeira de xadrez. Na corrida 2, aproveitou um erro cometido pelo piloto alemão na frente do pelotão, Tim Tramnitz (GER – US Racing), assumindo a liderança pouco depois da partida. Da muito renhida luta na corrida 3, saiu vitorioso Luke Browning (GBR - US Racing), tendo Bearman sido forçado a desistir em consequência de um toque com o seu companheiro de equipa Dufek.

ADACFormula4 RedBullRing01

Na corrida 1, Bearman manteve atrás de si a dupla da Prema Powerteam formada por Sebastian Montoya e Kirill Smal, tendo este conseguido recuperar terreno ao longo da prova. O “top 5” completou-se com Tim Tramnitz e Leonardo Fornaroli (ITA – Iron Lynx), protagonistas de acérrima luta nas primeiras voltas da corrida com Joshua Dufek e Luke Browning.

Na corrida 2, o piloto britânico da Van Amersfoort levou a melhor sobre Tim Tramnitz e sobre o piloto italiano Leonardo Fornaroli, dois grandes nomes neste início de temporada da Fórmula 4. Joshua Dufek (AUT – Van Amersfoort Racing) e Luke Browning (GBR – US Racing) não conseguiram lugar no pódio.

Na terceira corrida no circuito austríaco, Browning conseguiu tirar vantagem da luta que pôs fora de prova muitos dos principais nomes, devido a penalizações, toques e erros. Na partida, Montoya e Bernier (R-ACE GP) foram penalizados em 5 segundos por terem arrancado antecipadamente. Bearman, Dufek, Smal e outros pilotos em luta pela vitória saíram de cena, enquanto o britânico da US Racing aguardava pacientemente o seu momento.

OliverBearman87 ADACFormula4 RedBullRing02

Browning chegou à bandeira de xadrez à frente do piloto chinês Han Cenyu (CHN – Van Amersfoort Racing) e de Nikita Bedrin (RUS – Van Amersfoort Racing), conquistando o primeiro lugar entre os iniciados. A dupla da BWR Motorsport formada por Taylor Barnard e Valentino Catalano completou o “top 5”, enquanto Bence Valint (HUN – Van Amersfoort Racing), que partiu em 22.º, conseguiu cortar a linha da meta em 8.º lugar.

Entre os iniciados, o russo Nikita Bedrin fez o pleno nas 3 corridas no Red Bull Ring, conquistando o lugar cimeiro do pódio. Atrás dele, Maya Weug (NDL – Iron Lynx) conseguiu 3 segundos lugares e também pontuou na corrida 3, graças ao 9.º lugar na classificação geral. Nas três primeiras corridas da época, Marcus Amand (FRA – R-ACE GP), Michael Sauter (SUI – Sauter Engineering+Design) e Samir Ben (SUI – Jenzer Motorsport) subiram ao terceiro degrau do pódio dos iniciados.

O próximo encontro da série alemã está marcado para o fim de semana entre 9 e 11 de julho, no circuito neerlandês de Zandvoort.

Classificação geral do Campeonato de F4 ADAC Powered by Abarth:

  1. Oliver Bearman (GBR – Van Amersfoort Racing), 50
  2. Luke Browning (GBR – US Racing), 45
  3. Sebastian Montoya (COL – Prema Powerteam), 32
  4. Tim Tramnitz (GER – US Racing), 31
  5. Kirill Smal (RUS – Prema Powerteam), 25
Pin It