Marca recente no mercado global automóvel e mais recente ainda entre nós, a Polestar é uma marca de carros elétricos de alto desempenho,  criada pela Volvo Car Corporation e pela sua empresa-mãe, a Geely, em 2017, tendo começado como uma divisão de carros de alta performance da Volvo, acabando por evoluir para uma marca independente e focada na produção de carros elétricos de luxo. E se inicialmente, com o logotipo da Volvo, os Polestar tinham inclusivamente uma cor única, um azul distintivo, os atuais modelos Polestar podem ser encontrados em várias cores e com diferentes capacidades das baterias e, consequentemente, diferentes valores de autonomia anunciados pela marca.

O LusoMotores acabou assim por poder realizar um ensaio dinâmico não de uma mas de duas de duas unidades deste modelo, curiosamente com diferentes capacidades da bateria — 69 kWh/170 kW (231 cv) e 78 kWh/350 kW (476 cv) —, a primeira das quais em azul, apelidado pela marca de 'Midnight', e a segunda num tom de branco apelidado pela Polestar de 'Snow', a qual trazemos aqui em mais detalhe, surgindo a principal diferença a tracção dianteira na primeira unidade e a tracção total na segunda, sendo possível verificar desde logo nesta unidade mais potente uma suspensão claramente mais dura para uma dinâmica mais segura perante uma condução mais desportiva. Em ambos os casos, foi possível apercebermo-nos a propósito do Polestar 2 estarmos perante veículos elétricos de alta performance que prometem combinar sustentabilidade com emoção ao volante.

Polestar 2
bateria de 78 kWh e potência de 350 kW
LO1A9893
  • Motor: Motor elétrico de alta performance
  • Potência do Motor: 350 kW (476 cv)
  • Binário: 660 Nm
  • Bateria: Iões de lítio de 78 kWh
  • Autonomia: Aproximadamente 500 km (ciclo WLTP)
  • Tempo de Recarga:
    • Carregamento rápido (até 150 kW): Cerca de 40 minutos para atingir 80% de carga
    • Carregamento doméstico (AC): Cerca de 8 horas para carga completa (dependendo da potência do carregador)
  • Velocidade Máxima: Limitada eletronicamente a 205 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: Aproximadamente 4,7 segundos
  • Tração: Tração nas quatro rodas
  • Dimensões: Comprimento/largura/altura - 4609/1800/1478 mm
  • Peso: Aproximadamente 2.150 kg
  • Capacidade: 5 passageiros
  • Capacidade da bagageira: 404 litros
  • Preço de entrada de gama: 53.400 euros

Apresentando um comportamento dinâmico sempre particularmente fiável e seguro, tanto no Polestar 2 de tracção dianteira como na unidade com tracção total, ou não estivéssemos perante um veículo com a carga genética da segurança da Volvo, permitiu sempre uma autonomia em tudo idêntica ao que nos foi exibindo no mostrador, sem apresentar quebras significativas quando procurámos velocidades mais elevadas, nomeadamente na variante equipada com a bateria de 78 kWh e potência de 350 kW, sendo a velocidade uma circunstância por vezes bem penalizadora nas autonomias de alguns veículos eléctricos.

E a verdade é que o Polestar 2 impressiona desde o momento em que se pisa no acelerador. Com um motor elétrico potente, este veículo oferece uma aceleração suave e instantânea, com uma resposta ao pedal particularmente rápida e o binário disponível a fazer-se sentir de imediato, proporcionando alguma adrenalina durante a condução pela energia que transmite na resposta ao pé sobre o acelerador.

Depois, com o assistente de autonomia incorporado, a indicação de autonomia surge em tempo real, isto porque é monitorizada a velocidade, o estilo de condução e as configurações de climatização para apresentar atualizações instantâneas do consumo de energia do veículo no bloco inicial. Conseguimos assim, ao volante, ter a indicação da autonomia estimada, sabendo que se activarmos a climatização ECO poderemos ir um pouco mais mais longe, numa autonomia desde logo elevada a permitir viagens mais longas e sem grandes preocupações ou ansiedades.

Com um design elegante e moderno, com linhas arrojadas que conferem uma presença marcante nas ruas, o Polestar 2 está agora a chegar com a secção dianteira fechada com o icónico logo da Polestar em destaque. Porém, na unidade testada pelo LusoMotores, ainda encontrámos a grelha dianteira aberta, para uma imagem porventura menos eléctrica, mas quanto a nós mais agradável à vista, um gosto que é nosso e, naturalmente, subjectivo. Em qualquer dos casos, o logotipo da Polestar transmite uma identidade única, num modelo automóvel com um perfil desportivo, fluido e bem proporcionado. Pelo que pudemos testemunha, o Polestar 2 possui um design que se destaca entre os veículos eléctricos e atraiu facilmente os olhares por onde passámos.

No capítulo da tecnologia, o Polestar 2 mostra-se repleto de tecnologias inovadoras que melhoram a experiência de condução. O destaque vai, ainda assim, para o sistema de infotainment baseado em uma grande tela sensível ao toque, localizada no painel central, onde encontramos informação intuitiva e responsiva, oferecendo acesso fácil a diversas funções, incluindo navegação, música e conectividade com smartphones e as aplicações que usamos nos nossos telemóveis. Além disso, o Polestar 2 possui recursos avançados de assistência à condução, como piloto automático adaptativo e assistente de permanência em faixa, proporcionando uma sensação de segurança adicional.

Assim, ao volante, sentimos rapidamente que o Polestar 2 foi projetado para facilitar a vida do motorista. O amplo espaço interior acomoda confortavelmente cinco passageiros, ainda que se o condutor tiver 1m90, terá dificuldade em permitir que um passageiro da mesma estatura se sente atrás de si.

Partindo do princípio que nem sempre viajam no Polestar quatro indivíduos de 1m90, a verdade é que o espaço é generoso no habitáculo, num automóvel que oferece ainda uma bagageira de grande capacidade, de 404 litros, aqui com acesso facilitado pela presença de uma abertura ampla. A presença de um sistema de recarga rápida também é um ponto positivo, permitindo carregar a bateria em um curto período de tempo.

Quando precisámos de carregar as baterias do Polestar 2, conseguimos sempre fazê-lo até aos 80% em pouco mais de meia-hora, ficando desde logo com bem mais de 360 quilómetros para percorrer até ao próximo ponto de carga.

Perante tudo isto, e em jeito de conclusão, após o test drive realizado ao volante do Polestar 2, podemos afirmar que este veículo eléctrico proporciona uma experiência emocionante e sustentável ao volante.

Com um desempenho que impressiona, um design moderno, tecnologia avançada e capacidade de utilização prática no dia-a-dia, seja no trânsito urbano seja também em estrada, o Polestar 2 consegue destacar-se como uma opção interessante no mercado de veículos elétricos, nomeadamente se estiver à procura de um carro eléctrico que ofereça potência, estilo, espaço e qualidade premium.

ensaio: Jorge Reis
fotos: Diogo Faria Reis
Pin It