Poucos dias depois de termos conversado com Jorge Aguiar, Diretor de Marketing e Comunicação da Mercedes-Benz Portugal, numa conversa em que este responsável deixou bem claro que muito mais do que ser uma marca Premium, a Mercedes-Benz pretende hoje em dia ser considerada uma marca Luxury, avançámos para o ensaio do Mercedes-Benz EQS 580 SUV, o SUV eléctrico mais exclusivo da marca germânica, modelo que desde o primeiro minuto “mostrou” em termos práticos o caminho “luxury” que o construtor de Estugarda está a pretender trilhar e, a julgar por este modelo, sem dúvida a conseguir fazê-lo.
Sobre este Mercedes-Benz EQS 580 SUV, estamos basicamente perante a variante SUV do modelo EQS, uma berlina elétrica de luxo projetada para competir no mercado de veículos elétricos de alta classe, concorrendo com outros veículos de luxo elétricos, como o Tesla Model S e o Porsche Taycan. Ora, tal como o EQS, também o EQS SUV surge pensado para oferecer um desempenho impressionante, incorporando o design e a tecnologia de topo da Mercedes-Benz, mas agora enquanto um SUV, para uma posição de condução mais elevada, capacidade de movimentação em pisos bem mais degradados, num segmento que desde há muito que ganhou a preferência dos já clientes ou dos potenciais clientes da Mercedes-Benz.
Na explicação da própria marca, “o EQS é o primeiro SUV de luxo totalmente elétrico da Mercedes-EQ. No lançamento de mercado, a gama do modelo inclui três versões: EQS 450+ (WLTP: consumo de energia elétrica em ciclo combinado: 22.9-18.2 kWh/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 0 g/km) e o EQS 450 4MATIC (WLTP: consumo de energia elétrica em ciclo combinado: 24.3 20.2 kWh/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 0 g/km)1, ambos com 265 kW de potência, e o EQS 580 4MATIC (WLTP: consumo de energia elétrica em ciclo combinado: 24.3-20.2 kWh/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 0 g/km)1 com 400 kW de potência. O EQS 450+ está disponível a partir dos 129.200 euros. As versões EQS 450 4MATIC e EQS 580 4MATIC têm um preço de 134.350 e 165.450 euros respetivamente. O modelo pode ser encomendado a partir de agora e os primeiros clientes na Europa irão recebê-lo em dezembro. A produção da série do modelo é neutra em CO2 na fábrica da Mercedes-Benz em Tuscaloosa (EUA).”
Em termos práticos, e pelo que escreve o próprio construtor deste modelo no sítio online da marca, o Mercedes-Benz EQS SUV “é o terceiro modelo baseado na nova arquitetura modular para automóveis elétricos premium e de luxo, (...) combinando o design progressivo e o conforto do EQS com o espaço e versatilidade do popular conceito SUV”. “No interior — acrescenta o construtor no seu sítio online —, controlos digitais intuitivos e elementos inovadores fundem-se para criar um ambiente vanguardista.”
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Certo é que, para além do design exterior elegante e aerodinâmico, este SUV com o qual pudemos rodar em ensaio para o LusoMotores começou desde logo por impressionar, para além do ambiente global sem dúvida luxuoso no habitáculo, também pelo espaço interior, amplo e repleto de tecnologia avançada, incluindo ecrãs de alta resolução para o painel de instrumentos e o sistema de entretenimento. Aliás, e por falar em ecrãs, não podíamos deixar de referir os dois painéis nas costas dos bancos dianteiros a permitirem para os passageiros dos bancos traseiros mais e melhores opções de entretenimento.
Autonomia elevada a rondar os 500 quilómetros
Para tirar partido de todo este pacote de qualidade e luxo sobre rodas que é o Mercedes-Benz EQS 580 SUV, a bateria de grande capacidade a permitir uma autonomia bem acima dos 400 quilómetros com uma única carga, que só não foi mais impressionante porque também não rodámos propriamente em regime de poupança. Será importante dar conta que este SUV da casa de Estugarda é compatível com sistemas de carregamento rápido, permitindo que os utilizadores recarreguem as baterias rapidamente em estações de carregamento de alta potência.
Depois, a bordo deste modelo de luxo como é o EQS 580 SUV, percebemos facilmente quão importante para a marca foi manter o foco no conforto dos passageiros, num automóvel projetado para proporcionar uma experiência de condução suave e tranquila, com características de conforto claramente luxury. Depois, e porque estamos perante um veículo elétrico, este SUV, apesar do seu peso, mostra-se capaz de um enorme dinamismo, contribuindo ainda assim para a redução da pegada de carbono em comparação com os veículos movidos a combustíveis fósseis.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Com mais 20 centímetros de altura que a berlina, este SUV apresenta-se mais alto mas perde no comprimento, com menos 9 cm do que a berlina, para um comprimento total de 5,13 metros, uma medida ainda assim considerável que desaconselha a opção por alguns caminhos mais estreitos ou mais sinuosos. Certo é que, com estas dimensões, este SUV que pudemos testar durante alguns dias e quase um milhar de quilómetros permitiu espaço para quase tudo e conforto para muito mais. Na bagageira, 645 litros de volume apresentam-se mais do que suficientes para as necessidades de uma família. Ainda assim, esta capacidade pode aumentar até aos 880 litros conforme a posição escolhida para a segunda fila de bancos.
Por outro lado, se a necessidade apontar para o transporte de mais passageiros, o EQS SUV pode surgir equipado com uma terceira fila de bancos, opcional, para o transporte de sete passageiros, ficando ainda assim com uma bagageira capaz de alojar até 195 litros de capacidade. E não se pense que a terceira fila é apenas para crianças pois dois adultos, cada um com uma estatura média de 1,70 m, conseguem viajar ali com todo o conforto. Depois, na segunda fila, mais três adultos, mesmo mais altos, podem avançar para viagens mais longas sem receio de uma fadiga maior pois o conforto é quase perfeito, e o piso plano permite a melhor posição para as pernas.
Conforto e espaço de topo com todas as mordomias
Perfeito mesmo, porém, é o conforto permitido ao condutor e ao “pendura”, para quem a Mercedes-Benz reservou ainda um pacote alargado de programas de massagens bem relaxantes permitido pelos bancos onde facilmente se encontra a posição de condução e a envolvência dos mesmos, com toda a informação necessária e muito mais, disponível no Hyperscreen MBUX , um ecrã único que permite ainda três secções, nomeadamente duas mais viradas para o condutor e o passageiro e uma terceira secção, central, ainda assim mais dedicada ao condutor.
Avançando para a condução, o conforto agora em prestação dinâmica mantém-se no topo, fruto também da suspensão pneumática Airmatic com amortecimento eletrónico variável e o eixo traseiro direcional. As rodas traseiras acabam assim por permitir uma melhor estabilidade em velocidade, mas também no trânsito citadino ou em estradas sinuosas.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
E não se pense que por estarmos perante um SUV de luxo como é claramente este EQS 450+ SUV da Mercedes-Benz não podemos avançar para fora de estrada com pisos de terra menos regulares, isto porque a altura deste SUV permite isso mesmo. Na variante 450 4MATIC ou 580 4MATIC, ambos com tração integral, a aventura pode ainda ser mais apimentada, já que podemos aí tirar partido do programa próprio Offroad permitido pela variante 4MATIC, permitindo mesmo o EQS SUV da Mercedes-Benz uma distância ao solo aumentada em 25 mm que se mantém enquanto rodarmos até uma velocidade de 80 km/h. Pisando o acelerador e ultrapassando essa velocidade, a altura ao solo baixa automaticamente, voltando a subir quando rodamos de novo abaixo dos 50 km/h.
Em termos práticos no nosso ensaio, na variante 580, a aventura foi naturalmente mais comedida, não tanto pelas capacidades do modelo que tínhamos nas mãos, mas porque nos lembramos sempre que o seu custo ultrapassa os 150 mil euros. Ainda assim, conseguimos elevados níveis de diversão, com o aliciante extra de podermos transportar toda a família para esses momentos mais agradáveis e sempre com níveis de conforto bem lá em cima em termos de qualidade.
Equipamento opcional para todas as necessidades
Para este modelo, a Mercedes-Benzz propõe um vasto pacote de equipamento opcional, de que já falámos em parte, mas que abordamos agora de uma forma mais exaustiva, isto porque estão disponíveis vários equipamentos opcionais individuais sobre os quais apresentamos uma visão geral dos principais que podem equipar uma unidade do EQS 450+
- Realidade Aumentada MBUX no Head-up Display: apresenta um vasto leque de conteúdos de realidade aumentada dos sistemas de assistência à condução bem como informação do sistema de navegação. Para o condutor, os conteúdos fundem-se com o ambiente em frente ao veículo e desta forma ajudam a minimizar a eventual distração do condutor.
- Grelha frontal com padrão Mercedes-Benz: o padrão em estrela tridimensional é baseado na estrela original da Daimler-Motorengesellschaft, que foi registada como marca em 1911.
- Assistente interior MBUX: reconhece vários pedidos de operação diferentes com o auxílio das câmaras na unidade de controlo no tejadilho e dos algoritmos de aprendizagem. Reconhece a direção da cabeça, os movimentos das mãos e a linguagem corporal, e reage com as correspondentes funções do veículo.
- Assistência de manobras para Reboque: facilita as manobras com um reboque acoplado controlando automaticamente o ângulo da direção do veículo até uma velocidade de 5 km/h e um gradiente de 15 por cento.
- Airbags laterais no banco traseiro: cobrem a zona do peito dos ocupantes dos bancos laterais traseiros da segunda fila na eventualidade de uma colisão lateral severa e complementam a proteção fornecida pelos airbags de cortina de série.
- Energizing Air Control Plus: baseia-se no sistema de filtragem, nos sensores utilizados, no conceito de exibição e no sistema de ar condicionado. É também utilizado um filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air) que filtra as impurezas contidas no ar exterior admitido no interior do habitáculo com um nível de filtragem extremamente elevado.
Ágil e capaz mesmo quando levado ao extremo
Com uma potência na unidade ensaiada de 360 cv e 568 Nm de binário, a capacidade de resposta deste modelo revelou-se particularmente positiva, podendo mesmo afirmar-se “deliciosa” para quem gosta de conduzir e retira da condução um dos prazeres permitidos pela sua atividade profissional ou mesmo pelo seu hobby se for esse o caso. Com uma direção particularmente direta, o “pisar” deste modelo revelou-se sempre eficaz e confortável. Ágil em curva, permite mesmo alguns exageros já que nem por isso surpreende negativamente no seu comportamento competente, ágil e eficaz, com um habitáculo espaçoso e confortável, permitindo ainda bom isolamento acústico, factores que apontamos desde logo como positivos.
A melhorar neste modelo estão ainda assim alguns plásticos e a capacidade de travagem menos progressiva do que seria de esperar, o acesso algo complexo à terceira fila de bancos, e isto já para não falar do preço que não estará ao alcance de qualquer um. Ainda assim, o luxo inerente ao conceito “luxury” tem que ser pago de alguma forma.
Os tons mais claros escolhidos para o habitáculo da unidade ensaiada oferecem uma luminosidade de nível superior a bordo, que ainda é melhorada pelo teto panorâmico, e tudo isto num automóvel recheado de equipamento para satisfazer todas as necessidades dos seus ocupantes e muito mais. Entre os opcionais, o Hyperscreen de que já falámos atrás, substitui o monitor da instrumentação digital e o monitor central por um enorme painel à dimensão de todo o tablier, “transportando” neste espaço o monitor da instrumentação digital, um enorme monitor central tátil e ainda um terceiro monitor em frente ao passageiro para que este possa selecionar a informação que mais desejar, ou mesmo ir jogando um dos jogos disponíveis ao longo da viagem. O resultado de tudo isto em termos visuais é soberbo, mas também há que dar conta de que também conta no preço final no momento da compra.
A autonomia revelou-se mais do que suficiente em face das expectativas e das promessas da marca, mesmo com algumas incursões em autoestrada com o pé mais pesado sobre o acelerador, num modelo dinâmico que se revela bem mais ágil do que aparenta em face das suas dimensões. E se é verdade que estamos mesmo perante um automóvel de grandes dimensões — 5,12 metros de comprimento, 1,96 metros de largura (sem espelhos) e 1,72 metros de altura, com uma distância entre eixos de 3,21 metros —, as câmaras que permitem ver todos os ângulos em redor do mesmo ajudam a evitar qualquer toque mais inadvertido.
E se é verdade que no nosso ensaio tivemos acesso à versão que permite uma potência de 544 cavalos e um binário de 858 Nm, sabemos que até a versão de entrada, com 360 cv de potência, consegue uma performances mais do que suficientes num veículo que responde em capacidade e conforto, mesmo se tivermos em conta que o peso do conjunto ultrapassa as 2,5 toneladas. Acabamos por isso perfeitamente convencidos, nós e todos os elementos da família, com a vontade de ficar com este veículo na garagem lá de casa ou, melhor ainda, chegar à sede da Mercedes e fazer a nossa encomenda. Depois lembramo-nos do preço, a partir dos 165 mil euros para a unidade testada, e resolvemos continuar com o nosso Mercedes-Benz Classe A que já temos em casa. Afinal, a estrela na grelha dianteira está lá de igual modo e o orçamento familiar agradece por poder continuar para já equilibrado. Um dia... quem sabe!
E se pretender conhecer um pouco mais este modelo da Mercedes-Benz, deixamos-lhe o convite para que acompanhe a apresentação do mesmo proposta pelo construtor. Depois avance para um testdrive junto da marca e, no final, dê-nos conta da sua opinião.
Mercedes-Benz EQS 580 SUV - Dados Técnicos |
Capaz de chegar dos 0 aos 100 km/h em 4.6 segundos, com uma velocidade máxima de 210 km/h e um peso de 2810 kgs, o EQS SUV 580 4MATIC está equipado com um motor de cilindros atmosférico, com a potência transmitida à estrada através de uma caixa de velocidades Reduction Gear de 1 mudança, e o tipo de tração integral (AWD). Quanto às caracteristicas do chassis, responsáveis pelo comportamento em curva e conforto, o EQS SUV tem suspensão dianteira e traseira do tipo Pneumatic-Air. As medidas de pneus são 275 / 45 em jantes de 21 polegadas, à frente e atrás. |