Hyundai-i20-LM06Já disponível em toda a rede de concessionários da Hyundai, foi apresentado à Imprensa lusa o novo Hyundai i20, modelo agora ao mercado nacional numa nova geração marcada pelo espaço e o requinte, mas também o estilo e o design. Estes são, aliás, os valores em destaque num modelo automóvel apontado ao coração do segmento B, um dos mais importantes no mercado automóvel em Portugal e, naturalmente, também para a Hyundai, modelo que o novo importador da marca sul-coreana apresentou na última quinta-feira aos jornalistas portugueses na região de Cascais, numa apresentação que o LusoMotores naturalmente acompanhou.

Com um design sofisticado, marcado por linhas elegantes e detalhes requintados, num modelo com um espaço interior assinalável dentro do segmento, este Hyundai i20 surge com cinco lugares efectivos, desenhado, projectado e construído na Europa e para os europeus. Este modelo, aliás, nas duas gerações até agora comercializadas, tem sido um dos campeões de vendas da marca no Velho Continente, com esta a querer conquistar uma quota de mercado em Portugal que lhe permita acompanhar os valores que possui a nível global europeu.

O lançamento da terceira geração do Hyundai i20 fecha um ciclo de cinco anos ao longo dos quais toda a gama de produtos da marca sofreu uma renovação, agora concluída no i20. Em termos práticos relativamente a este terceiro i20, estamos perante um modelo mais comprido, mais baixo e mais largo que o i20 da segunda geração, desenhado no Centro de Design Europeu da Hyundai Motor em Rüsselsheim, na Alemanha.

O elemento que salta à vista na aproximação a este modelo é a grelha hexagonal que surge agora em todos os produtos Hyundai, enquadrada por ópticas de dupla projecção que incluem luz de curva e luz de circulação diurna em LED. O prolongamento das janelas traseiras até ao pilar C, “camuflado” a deixar a ilusão de um teto flutuante, permite uma imagem particularmente agradável para o novo Hyundai que deixa a ideia a quem o observa de estarmos perante um modelo francamente maior comparativamente com a geração anterior. Houve aumento nas dimensões, de facto, mas a sensação que transmite oferece-nos uma ilusão de óptica agradável para este Hyundai que parece bem maior do que é de facto.

Hyundai-i20-LM01Hyundai-i20-LM03

A verdade é que o novo Hyundai i20 aumentou no habitáculo o espaço útil por via da utilização de uma nova plataforma para este modelo, com a distância entre eixos a ser aumentada em 45 mm para 2570 mm, criando mais espaço para os ocupantes. Atrás, a capacidade da bagageira também foi tida em conta, aqui com 326 litros, um valor de referência no segmento.

Projectado para transportar o condutor e passageiros com conforto, o habitáculo do i20 surge nesta terceira geração dotado de materiais de toque suave, num ambiente sofisticado permitido por inserções em preto (piano black) e detalhes em cromado. Ainda pelo conforto, esta proposta da Hyundai para o segmento B foi equipada com uma série de novas tecnologias normalmente associados a segmentos superiores. Por exemplo, equipamento como sensores de ajuda ao estacionamento à frente e atrás, volante aquecido, luzes de curva (estáticas) e sistema parametrizado para desembaciamento automático, são pioneiros num automóvel Hyundai do segmento B.

O teto panorâmico, que o construtor reclama ser único na sua classe e que permite simultaneamente abrir totalmente ou apenas inclinar, aumenta o conforto e a sensação de espaço para os ocupantes pela luz que permite no habitáculo.

Hyundai-i20-LM17Hyundai-i20-LM16

Dois motores a gasolina e um diesel

Esta terceira geração do Hyundai i20 chega ao mercado português numa gama de dois motores Hyundai Kappa a gasolina e uma unidade diesel U-II. Propulsores comprovados foram alvo de melhorias ao transitarem da geração anterior, assegurando agora o cumprimento das novas normas Euro 6. Existirá ainda um 1.4 a gasolina, novo no alinhamento de propulsores do construtor, com chegada ao mercado prevista para mais tarde.

Visando dotar este modelo de características que o tornassem capaz de responder aos gostos e requisitos dos condutores europeus, a experiência de condução deste i20 foi adequada às estradas europeias, através do cumprimentos de rigorosos testes de condução e manobrabilidade em estradas montanhosas, temperaturas de calor extremo no sul da Europa e inverno rigoroso na Escandinávia. Depois de todos estes testes, o construtor deixa claro que acredita nas capacidades do seu modelo para o segmento C, dotando-o com a já normal garantia de cinco anos sem limite de quilómetros, um conforto para o condutor do novo Hyundai i20 que terá ainda ao seu dispor cinco de anos de assistência em viagem e cinco anos de verificações anuais gratuitas.

A nova geração i20 sairá em absoluto para o mercado europeu a partir da recém-expandida fábrica Hyundai Assan Otomotiv Sanayi, em Izmit, na Turquia. Estamos assim perante o terceiro modelo a ser lançado sob a iniciativa “Product Momentum 2017”, uma iniciativa que contempla o lançamento de 22 novos modelos e derivativos Hyundai na Europa até 2017.

Hyundai-i20-LM09Hyundai-i20-LM13

Primeiras impressões positivas

Na apresentação deste novo modelo i20 para os jornalistas portugueses que acompanham o sector automóvel, e que o LusoMotores acompanhou, pudemos testar uma unidade equipada com motor a gasolina durante algumas dezenas de quilómetros que não deram para uma avaliação relativamente à efectiva capacidade dinâmica do novo Hyundai i20.

Ainda assim, ficou a ideia de estarmos perante um automóvel com um bom “pisar”, a colocar-se bem sobre o asfalto, curvando bem, equilibrado, e permitindo desse modo uma condução agradável. Sem quaisquer dúvidas ficou a certeza de estarmos perante um modelo com um design agradável, e com um habitáculo onde bons materiais e melhor montagem permite conforto e bem estar.

O bom espaço interior tornou fácil o encontrar da boa posição de condução, num automóvel com cinco lugares de facto, permitindo ainda assim uma bagageira generosa, com capacidade para 326 litros, valor que aumenta em 10 por cento a capacidade relativamente à geração anterior do Hyundai i20.

Uma nota curiosa é a largura deste modelo, que aumentou em 24 mm face ao modelo anterior, para 1734 mm, tornando-o num dos modelos mais largos da sua classe, mas nem por isso se poderá dizer que estamos perante um modelo menos ágil, tendo deixado a ideia de se tratar de um automóvel com boas qualidades dinâmicas. Aliás, nos poucos quilómetros em que tivemos oportunidade de rodar ao volante deste novo Hyundai i20, deu para confirmar ainda assim que os pilares A aqui mais estreitos, mais curtos e mais aprumados, permitem um maior campo de visão para o condutor, facto que permite saídas dos cruzamentos mais seguras para além de facilitar as manobras em espaços exíguos.

Hyundai-i20-LM10Hyundai-i20-LM12

Segurança de segmento Premium

Importante neste novo Hyundai i20 é o equipamento que o mesmo apresenta ao mercado, nomeadamente no capítulo do equipamento de segurança ao nível da resposta dada por alguns modelos premium, nomeadamente seis airbags de série em toda a gama: frente, laterais e de cortina. Tecnologias de segurança avançadas de série, com sistemas de apoio à permanência em faixa de rodagem que alertam o condutor para o desvio da condução, uma carroçaria mais rígida que incorpora reforços e aço de alta resistência, sistemas ESP e VSM revistos para serem o menos intrusivos possível, e ainda ajuda ao arranque em subidas, de série, para prevenir que o carro descaia, são itens presentes na listagem do equipamento.

Também de série na nova geração i20, é o sistema de sinalização de travagem de emergência da Hyundai (ESS), que activa as luzes de emergência se o condutor de repente travar a fundo, avisando os outros condutores da súbita desaceleração. A aplicação de tirantes de travão dentro do servofreio oferece uma série de benefícios para o cliente: melhora a força e a estabilidade da travagem e reduz a vibração do sistema.

Para ajudar na visibilidade, a Nova Geração i20 vem equipada com luzes estáticas de curva, que são ativadas quando o volante é virado para a esquerda ou para a direita, mais de 25 graus e que iluminam a direção do percurso. A visibilidade traseira é ainda auxiliada pela montagem de uma funcionalidade adicional no retrovisor exterior que aumenta o ângulo de visão.

Hyundai-i20-LM08Hyundai-i20-LM05

Preço de entrada abaixo dos 12 mil euros

Para a comercialização deste novo i20, a Hyundai encontrou um valor de entrada de entrada de 11.900 euros, valor que pode ir até aos 21.1770 euros para a versão de topo, numa gama que compreende, como referimos acima, dois motores a gasolina e um diesel com potências entre os 75 e os 100cv.

Nota importante será a que diz respeito a uma campanha de lançamento durante o qual a marca propõe as versões Comfort do i20 por um preço especial de 14.950 euros, incluindo já neste valor uma oferta de equipamento no valor de 1.190 euros, de acordo com a tabela que lhe deixamos aqui anexada, afinal em jeito de fecho de reportagem.

Modelo - Hyundai i20 Ficha Técnica
Motor Dianteiro transversal, 4 cil., 16 vávulas, gasolina 
Cilindrada 1.248cc 
Transmissão manual de cinco velocidades 
Tracção dianteira 
Peso 1.580kg 
Potência 84cv às 6.000rpm 
Binário 122Nm às  4.000rpm 
0-100 Km/H 13,1 segundos 
Velocidade Máxima 170 km/h 
Consumo (misto - urbano - estrada) 4,8 - 6,0 - 4,1 litros/100 km 
Preço (versão Confort em campanha) 14.950 euros(*) 

(*) - Preço especial de lançamento: inclui equipamento opcional no valor de 1.190 euros

reportagem: Jorge Reis

Hyundai-i20-LM18Hyundai-i20-LM20Hyundai-i20-LM21Hyundai-i20-LM22Hyundai-i20-LM23

Pin It