Os pilotos que irão integrar as equipas de topo a competir no Campeonato Mundial de Ralis da FIA - WRC 2022 bem assim como os respectivos carros e líderes de equipa foram aperesentados na Áustria num evento que lança assim oficialmente a nova temporada do WRC, época que será marcada pela entrada em cena dos novos e inovadores carros Rally1 do WRC dos três fabricantes que se reuniram pela primeira vez no Hangar-7 de Salzburgo, num lançamento de temporada de 2022 a cinco dias da jornada de abertura no Rally de Monte Carlo (20 a 23 de janeiro).

Na presença do presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, os atuais campeões Toyota Gazoo Racing, Hyundai Motorsport e M-Sport Ford revelaram os seus novos carros que competirão em 13 provas a disputar em quatro continentes. Entre os pilotos estiveram o vice-campeão do campeonato de 2021 da Toyota, Elfyn Evans, e o companheiro de equipe Kalle Rovanperä, que se tornou o mais jovem vencedor de rally do WRC na última temporada, mas também os pilotos líderes da Hyundai, Thierry Neuville e Ott Tänak. Já o novo contratado da M-Sport Ford, Craig Breen, apareceu ao lado do jovem Adrien Fourmaux.

WRC22 wrc

WRC22 wrc teams

Na 50ª temporada do campeonato, o WRC passará por grandes mudanças ambientais à medida que os novos regulamentos técnicos da FIA levam a categoria a um futuro mais sustentável. A principal mudança surgirá pela introdução em prova de carros agora híbridos plug-in, construídos em torno de um chassis de célula de segurança atualizado e a utilizarem combustível 100% livre de elementos fósseis bem como suprimentos de energia sustentável, essenciais para o compromisso do desporto com um futuro mais verde.

Os novos carros híbridos combinam um motor elétrico de 100 kW com um motor a gasolina turbo de 1,6 litros já conhecido até agora pelo seu uso na competição desde 2011. O conjunto motriz aumenta os níveis de desempenho máximo para mais de 500 cv, ao mesmo tempo em que reduz as emissões nocivas. A propósito de tudo isto, o presidente Ben Sulayem, também ele ex-concorrente do WRC, disse: “O lançamento de hoje da nova era do Rally1 é um momento muito orgulhoso e significativo para a FIA e toda a família dos ralis e gostaria de deixar os parabéns ao promotor do WRC por permitir desde já um grande espectáculo no início da temporada que assinala os 50 anos do campeonato.”

WRC22 team toyota

WRC22 team hyundai

WRC22 team ford

“O entusiasmo pelo novo regulamento técnico da FIA tem estado muito em evidência nos últimos meses e este evento sublinhou ainda mais o impulso vindo das equipas e fabricantes, com o Rally de Monte Carlo a poucos dias de distância. Além da tecnologia híbrida, que adiciona uma nova dinâmica de desempenho, combinada com melhorias de segurança, os carros Rally1 usarão combustível 100% sustentável e o trabalho também está em andamento para alcançar maior sustentabilidade na organização de cada prova do Mundial. Estou ansioso por uma temporada emocionante.”

Por seu turno, o diretor administrativo do WRC, Jona Siebel, saudou o início de um 'período marcante' para o campeonato: “Esta noite vimos como é o futuro do WRC. Eu aplaudo o trabalho árduo e o compromisso dos fabricantes em preparar esses incríveis e inovadores carros Rally1 para a nova era do WRC. Aqui ficou clara a realidade do que será o WRC e o forte desejo de todos de criar um ambiente onde o automobilismo ferozmente competitivo e o planeta possam prosperar juntos.”

WRC22 toyota gr yaris rally 1

WRC22 hyundai i 20 n rally 1

LusoMotores
Pin It