Em conferência de Imprensa, Susanne Hägglund, a nova Diretora Geral da Volvo Car Portugal, deu conta daquela que será a estratégia da marca a aplicar no mercado luso mas também numa perspectiva global para 2022. Depois do anúncio feito em 2021, a Volvo Car Portugal inicia 2022 com uma nova liderança assegurada por Susanne Hägglund, que assume funções de Managing Director da companhia. Na Volvo Cars desde 2018, e com mais de 20 anos de experiência em Consultoria de Gestão, Vendas e Business Development, Susanne passou por diversas funções, assumindo agora o rumo da companhia em Portugal.

Focada em impulsionar a mudança e fomentar a inovação tendo por base decisões corajosas e audazes, Susanne chega à Volvo Car Portugal com o objetivo de cimentar a estratégia global da marca, rumo à sustentabilidade e à eletrificação, trazendo consigo uma preocupação genuína, e também muito pessoal, com as pessoas.

“Estou muito entusiasmada por estar em Portugal e espero, sinceramente, dar continuidade ao caminho que nos trouxe até aqui e, de alguma forma, conduzir uma transformação que julgo necessária nestes tempos tão desafiantes de mudança da indústria, da sociedade e do consumidor.”

“A eletrificação requer transformações em todo o ecossistema! Precisamos evoluir no sentido de dar às pessoas a possibilidade de ter um automóvel 100% elétrico sem constrangimentos e essa será a minha principal missão em território nacional”, referiu Susanne Hägglund, Managing Director da Volvo Car Portugal, ela que ainda arriscou algumas palavras em português com a promessa de que em breve irá conseguir manter uma comunicação fluida na Língua de Camões.

Ainda a propósito da Volvo Cars, esta, em 2021, elevou o seu compromisso ambiental ao mesmo nível do compromisso histórico que desde sempre tem mantido para com a segurança, dando seguimento a um dos mais ambiciosos planos ambientais da indústria automóvel. Recorde-se que a marca assinou recentemente a Declaração para as Zero Emissões de automóveis na recente conferência ambiental realizada em Glasgow, um documento cujo conjunto de metas para a indústria fica mesmo aquém dos objectivos que a marca impõe a si própria.

De entre as medidas, destacam-se a ambição de ser climaticamente neutra em 2040, o compromisso para comercializar apenas automóveis 100% elétricos a partir de 2030 e o impacto climático neutro nas unidades produtivas já em 2025.

Volvo Recharge 01

2021 - O sucesso da eletrificação no Mundo e em Portugal

Os resultados relativos ao exercício da marca sueca atestam o sucesso da sua estratégia e dão sinais muito positivos para os próximos anos. Com efeito, em 2021, apesar dos constrangimentos causados não só por mais um ano de pandemia como também pela crise dos semicondutores, a Volvo Cars conseguiu aumentar as suas vendas mundiais em 5,6% aproximando-se assim das 700.000 unidades.

As vendas da gama de modelos eletrificados Volvo Recharge dispararam em todo o mundo, tendo crescido mais de 70% em relação ao ano anterior. Em 2021, a taxa de penetração dos modelos plug-in hybrid foi já de 27,1% em relação às vendas totais com a componente dos modelos puramente elétricos já a representar 3,7% globalmente.

A nível mundial os modelos mais populares foram os SUV da marca com XC60, XC40 e XC90 a liderarem o top 3. Os dois primeiros ultrapassaram mesmo as 200.000 unidades vendidas cada.

Em Portugal, a Volvo voltou a ser, em 2021, a 3ª marca premium mais vendida. Portugal é, efetivamente, um dos mercados mundiais da Volvo onde as vendas Recharge mais cresceu com a taxa de penetração a representar 61,1% do mix total de vendas. O Top 3 das vendas nacionais é preenchido pelos modelos XC40, V60 e XC60 com o SUV compacto a ser um verdadeiro fenómeno de vendas capaz de liderar o segmento C SUV premium nacional. 

“O que encontrei em Portugal foi verdadeiramente espantoso. A equipa, e aqui incluo para além da Volvo Car Portugal também os nossos concessionários, está a fazer um excelente trabalho posicionando a Volvo como uma marca forte no mercado. São pessoas verdadeiramente comprometidas com os valores da marca e a sua jornada. Queremos ser uma marca Pessoal, Sustentável e Segura: Pessoal porque para nós, tudo começa e tudo termina nas pessoas; Sustentável porque se somos parte do problema, teremos que ser parte da solução; Segura porque essa é a nossa génese e 1 milhão de vidas salvas depois, queremos continuar”, refere a nova Managing Director da Volvo Car Portugal.

Volvo Recharge in Ghent Belgium 02

2022 - O futuro é elétrico e focado nas pessoas

O crescimento da Volvo Cars será alavancado a partir das vendas dos seus modelos eletrificados, gama para a qual a marca promete apresentar um novo automóvel a cada novo ano. Assim, e tal como anunciado, em 2022 a Volvo Cars anunciará o lançamento de um novo veículo 100% elétrico.

A aposta na eletrificação continuará a crescer, tendo a marca anunciado este mês a construção de uma nova fábrica de produção de baterias em conjunto com o parceiro Northvolt, cujo início das operações está previsto para 2025. Esta unidade irá criar 3.000 novos postos de trabalho e será complementada por um Centro de Investigação e Desenvolvimento que ambas as empresas já haviam anunciado em dezembro do ano passado. Esta semana foi ainda anunciado o investimento aproximadamente 955 milhões de euros na fábrica Volvo Cars de Torslanda, na Suécia, para se preparar para os processos de produção da sua próxima geração de modelos 100% elétricos, reforçando, novamente, o compromisso assumido face à eletrificação.

Rumo à sustentabilidade e eletrificação, a Volvo Cars mantém o foco nas pessoas e na segurança. Toda a estratégia será levada a cabo com as pessoas no centro de toda as operações. 

Recorde-se uma frase emblemática dos fundadores da Volvo, Assar Gabrielson e Gustav Larson, que haveria de tornar-se histórica e que serviu de impulso para a criação da marca: “Os automóveis são conduzidos por pessoas. Por isso, tudo o que fizermos na Volvo deve contribuir, antes de mais, para a sua segurança.”. Esta frase é em 2022 tão válida como foi em 1927, ano de fundação da marca. Adaptando ao mundo em que vivemos, no qual as pessoas pretendem serviços simples, com qualidade e personalizados, onde a segurança nas estradas tem de estar presente e o respeito pelo meio ambiente tem de ser prioritizado encontramos o posicionamento atual da Volvo.

Susanne Hägglund acrescenta que “na era do digital nunca foi tão importante como agora falar e ter tempo para as pessoas. Precisamos de fortalecer relações, estreitar laços e adotar uma mentalidade cada vez mais “consumer centric” - se há marca em que essa postura faz todo o sentido, essa marca é a Volvo”.

VolvoPT SusanneHagglund 45

Jorge Reis/LusoMotores
Pin It