Apresentado esta semana pela Citroen, o novo modelo C4 X em Portugal será vendido apenas na versão equipada com motorização elétrico, apelidada de ë-C4 X, para um modelo em que se cruzam segmentos, sendo possível encontrar numa aparente berlina um modelo que irá querer aliciar aqueles que preferem as ofertas dos SUV, numa proposta que seduz clientes dos “dois mundos”. O comprimento de 4600 mm permite conforto e disponibilidade de transporte para um modelo que se encaixa na gama Citroën, entre o C4 de dois volumes (4360 mm) e o C5 X (4800 mm). Já a sua distância entre eixos de 2,67 m é idêntica à do C4 de dois volumes (ambos são baseados na plataforma CMP).

Visto de perfil, a linha dinâmica do tejadilho prolonga-se desde o topo do para-brisas até ao painel superior do portão traseiro, criando uma silhueta de fastback bem definida, longe da aparência ligeiramente acanhada de muitos dos crossover com maior altura, enquanto a saliência traseira “esconde” o comprimento necessário para alojar a ampla bagageira de 510 litros. A aerodinâmica foi otimizada em busca da melhor autonomia e eficiência de consumos, permitndo que o ë-C4 X elétrico atinja uma autonomia prometida pelo construtor de 360 km em ciclo WLTP.

O painel traseiro sobre a bagageira, que se desdobra até ao para-choques traseiro, é limpo e elegante, integrando um suave spoiler na parte superior, sobre os rebordos e o lettering Citroën ao centro. Os novos faróis traseiros LED característicos surgem colocados em ambos os lados da abertura da bagageira e assumem linhas esculpidas quando abertos, inserindo-se nos cantos e ao longo das laterais do modelo. Depois, sob a abertura da bagageira, o para-choques traseiro é esculpido e a saia inferior do para-choques tem acabamento preto mate para maior proteção e durabilidade.

CitroenC4X 17

CitroenC4X 16

As rodas de 690 mm, combinadas com a pequena projeção frontal, conferem-lhe uma postura elevada, que induz uma posição de condução mais alta, tranquilizando os condutores com a sua colocação na estrada. Protetores de arco de rodas em preto mate e saias inferiores da carroçaria com painéis Airbump, com inserções coloridas, aumentam a sensação de robustez e de proteção.

A secção frontal ostenta a assinatura da Citroën com um design arredondado. O capô alto e horizontal é pontuado por entalhes côncavos, e os característicos chevrons cromados estendem-se a toda a largura da carroçaria, estendendo-se aos faróis dianteiros de dupla altura, utilizando a tecnologia de iluminação Citroën LED Vision para reforçar o ADN de elevado teor tecnológico do veículo e garantir a máxima visibilidade.

A saia inferior em preto mate do para-choques dianteiro está ligada aos elementos de proteção lateral e traseiros, enquanto as grelhas de entrada de ar usam um padrão "macro chevron", semelhante ao inaugurado no Concept 19-19 e visto nos modelos mais recentes. A grelha inferior hexagonal é ladeada, de cada lado, por faróis de nevoeiro com contornos distintos.

CitroenC4X 15

CitroenC4X 14

Conectividade de nova geração

O novo Citroen ë-C4 X beneficia de uma interface de infotainment de nova geração de Citroën, que foi estreada no Citroën C5 X. Esta nova interface que o construtor garante ser altamente intuitiva utiliza um ecrã HD de 10 polegadas e pode ser totalmente personalizada pelos clientes através de um sistema de widgets. Popularizados nos smartphones e tablets de ecrã tátil, os widgets oferecem uma forma rápida de ver as aplicações e os conteúdos no ecrã tátil do veículo.

A nova interface conta também com o reconhecimento natural de voz, um assistente digital que pode ser ativado pelos ocupantes do veículo através do comando "Olá Citroën", e que compreende a conversação, responde às perguntas e executa os seus comandos de voz. Este sistema é capaz de compreender 20 idiomas, fornecendo um feedback visual e respondendo a muitos comandos dos sistemas integrados no veículo, tais como a climatização, os media de áudio, serviços telefónicos e de voz conectados.

Através da gestão avançada dos perfis (Advanced Profile Management), o sistema pode armazenar até oito perfis, cada um dos quais pode ser associado a dois smartphones, identificando os dispositivos quando entrarem na viatura. O sistema também inclui um serviço de atualização de mapas em tempo real, via TomTom, através do qual os mapas de navegação são automaticamente atualizados mensalmente, de modo a garantir que o sistema se encontra atualizado e fornece as informações mais recentes aos condutores. Este serviço está disponível gratuitamente durante três anos.

Os veículos podem receber até quatro tomadas USB para carregar facilmente um telefone ou tablet: dois na parte inferior da consola central e dois na parte de trás, para facilitar a utilização por parte dos passageiros dos bancos traseiros. Em cada caso, está instalada uma ficha USB Tipo A e outra do Tipo C.

CitroenC4X 13

CitroenC4X 12

Conforto, requinte e espaço

No habitáculo, o Citroën ë-C4 X promete para o condutor e passageiros uma inigualável sensação de serenidade, conforto e espaço. Quem viajar atrás terá ao seu dispor um generoso espaço para os joelhos de 198 mm, um encosto de banco mais inclinado (27 graus) e a largura exterior de 1.800 mm para que três pessoas se possam sentar confortavelmente lado a lado, com uma largura total de 1.366 mm ao nível dos ombros e de 1.440 mm ao nível dos cotovelos.

E não se pense que o bom espaço no habitáculo vem comprometer a disponibilidade da bagageira já que esta oferece 510 litros de espaço útil, permitindo o transporte de bagagem isolada do habitáculo num automóvel que permite aos seus passageiros a clara sensação de estarem perante uma limusine. A colocação e retirada de malas de grandes dimensões e de outras bagagens é facilitada por uma altura de entrada de 745 mm e uma altura de saída de 164 mm, acima do piso plano, sendo que a altura de entrada dos objetos é de 445 mm (entre o limiar de carga e a parte superior da abertura da mala), estando disponível uma altura de 565 mm sob a prateleira traseira.

A abertura da bagageira também é ampla em largura: 875 mm, 200 mm acima do limiar de carga, passando para 885 mm entre as dobradiças do portão. Um espaço adicional sob o piso da bagageira permite o transporte de itens adicionais, bem como o alojamento correto dos cabos de carregamento do ë-C4 X. Os encostos dos bancos traseiros também se rebatem para a frente, gerando capacidade de transporte adicional, existindo uma escotilha para esquis no apoio de braço rebatível, permitindo o transporte de objetos particularmente longos.

O máximo conforto postural é importante, em especial em viagens longas, razão pela qual os grandes encostos dos bancos dianteiros dos ë-C4 X e C4 X apresentam apoios reforçados, ajuste lombar e em altura, bem como a possibilidade de regulação elétrica. Já em relação aos espaçosos bancos traseiros, estes podem ser aquecidos, bem como os bancos dianteiros que também estão equipados com uma função de massagem, multiplicando a sensação de bem-estar. Em alguns níveis de acabamento, estes assentos adotam um novo revestimento Alcântara, suave ao toque e que reforça a perceção de requinte e conforto a bordo.

CitroenC4X 11

CitroenC4X 10

Suspensão com batentes hidráulicos

Invisível para o condutor e ocupantes, mas imperativo para uma viagem confortável, o sistema de suspensão da Citroën é composto por dois batentes hidráulicos, combinado com o amortecedor e a mola, em vez de se utilizarem batentes mecânicos.

Simplificando, um dos batentes hidráulicos é utilizado para a compressão, o outro para a descompressão (ou recuo), sendo que, dependendo das tensões aplicadas, a suspensão funciona em duas fases: para a compressão e descompressão mais suave, a mola e o amortecedor controlam, em conjunto, os movimentos verticais, sem a ajuda dos batentes hidráulicos; no entanto, a sua presença permite aos engenheiros da Citroën uma maior liberdade para ajustar as suspensões, de forma a alcançar o efeito "tapete voador" que tornou a marca famosa, dando a impressão de que a viatura desliza acima do piso mais irregular

No caso de impactos mais fortes, a mola e o amortecedor trabalham em conjunto com os batentes hidráulicos de compressão ou de descompressão, suavizando, progressivamente, os movimentos, evitando os impactos no final do curso da suspensão. Ao contrário de um batente mecânico que absorbe a energia, restituindo parte dela na forma de um impacto, o batente hidráulico absorve e dissipa essa energia.

Outro fator importante que influencia o conforto do condutor e dos ocupantes é a climatização interior. Um pacote muito completo de climatização garante este conforto, mesmo em condições mais extremas, incluindo um sistema automático de controlo climático bi-zona, com comandos separados para uma maior facilidade de utilização, bem como bancos dianteiros e traseiros aquecidos, um para-brisas aquecido e um volante aquecido.

CitroenC4X 05

CitroenC4X 04

No mercado luso apenas a versão elétrica ë-C4 X 

Como referimos acima, em Portugal estará apenas disponível a variante ë-C4 X deste novo modelo da Citroen, que o mesmo é dizer que será comercializado apenas com motorização 100% elétrica, algo que acontecerá igualmente em muitos mercados europeus – Áustria, Bélgica, Alemanha, Luxemburgo, Países Baixos, mercados nórdicos e Reino Unido –, enquanto os restantes mercados da Europa, do Médio Oriente e de África irão comercializar tanto o ë-C4 X como o C4 X térmico, a gasolina ou a diesel.

Seja a conduzir ou na condição de passageiros, o silêncio quase absoluto e a fluidez dos movimentos serão uma fonte adicional de calma para os ocupantes, graças ao inovador e suave sistema de suspensão da Citroën, aos confortáveis assentos Advanced Comfort, à ausência de ruído e de vibrações do motor no espaçoso habitáculo, bem como à ergonomia e facilidade de utilização das interfaces e dos serviços conectados.

Recarga fácil e otimizada

Carregar o ë-C4 X é fácil e pode ser feito em movimento, em postos de carregamento públicos ou em casa. Para cada cenário, o tempo de carregamento foi otimizado:

  • Numa estação de carregamento pública, utilizando um carregador rápido de 100 kW DC (modo 4), a bateria recarrega à velocidade mais rápida do segmento, aproximadamente 10 km/min (6,2 milhas/min), com 80% da carga a ser alcançada em 30 minutos.
  • Utilizando uma Wall Box de 7,4 kW / 32 amperes (modo 3), o carregamento demora 7,5 horas com uma alimentação de uma única fase ou apenas 5 horas com uma alimentação trifásica e um carregador (opcional) de 11 kW a bordo.
  • Em casa e para necessidades ocasionais, a bateria pode ser recarregada numa tomada standard (modo 2).

De forma a facilitar a vida aos utilizadores de veículos elétricos, a Citroën disponibiliza uma solução completa para a instalação da wall box em casa. A gestão do carregamento é fácil e pode ser pré-programada para tirar partido dos preços da eletricidade fora da fase de pico. Os tempos de carregamento podem ser predefinidos utilizando a interface tátil My Citroën Drive Plus, da viatura, ou a aplicação My Citroën.

A ligação do carro ao sistema não poderia ser mais fácil graças à entrada de carregamento ergonómica, podendo os cabos ser armazenados sob o piso da bagageira. Um indicador colorido na portinhola de carregamento permite que os utilizadores monitorizem o processo, que também pode ser acompanhado na app My Citroën.

CitroenC4X 03

CitroenC4X 02

Os Citroën C4 X e ë-C4 X juntam-se aos modelos C4, C5 Aircross e C5 X de última geração, proporcionando aos clientes um leque verdadeiramente completo das mais recentes tecnologias de assistência e segurança à condução. E para incrementar a segurança ao volante, são propostos até 20 sistemas avançados de assistência ao condutor, ficando aqui a referência aos mais significativos...

  • Active Safety Brake: trava automaticamente o veículo em caso de colisão, detetando e analisando obstáculos estáticos ou em movimento, incluindo peões, ciclistas ou veículos, mesmo de noite.
  • Alerta de risco de colisão e Post Collision Safety Brake: avisa o condutor de que pode colidir com o veículo à sua frente, a partir de 30 km/h (19 mph). O Post Collision Safety Brake ativa-se automaticamente após uma colisão para evitar movimentos suplementares do veículo.
  • Highway Driver Assist: Um auxiliar de condução semi-autónomo de nível 2, que combina o cruise controladaptativo com o Stop & Go e o alerta de transposição involuntária de faixa de rodagem. O condutor pode delegar, parcialmente, a condução do veículo, desde que se mantenha focado na estrada e mantenha as mãos no volante (conforme exigido pela legislação em vigor). O condutor pode assumir a condução manual em qualquer momento.
  • Regulador de velocidade adaptativo com Stop & Go: O sistema adapta-se à velocidade do veículo à sua frente, mantendo automaticamente a distância de segurança previamente selecionada pelo condutor. Se necessário, o sistema também tem a capacidade de imobilizar o veículo e reiniciá-lo automaticamente sem que o condutor tenha de tocar no travão ou no acelerador.
  • Outras tecnologias também disponíveis: Sistema de monitorização de ângulo morto, Assistente de manutenção na faixa de rodagem, Coffee Break Alert, Alerta de atenção do condutor, Comutação automática dos máximos e Reconhecimento alargado de sinais de trânsito e recomendações de velocidade.

O conjunto das tecnologias Citroën concebidas para melhorar o conforto e reduzir o stress integra:

  • Head-up Display a cores: É projetada informação essencial de condução (velocidade, navegação, etc.) no campo de visão direto do condutor, permitindo-lhe concentrar-se na estrada.
  • Câmara de visão traseira com Top Rear Vision: Assim que a engrenagem da marcha-atrás é acionada, uma câmara exibe, no ecrã tátil, uma visão da traseira do veículo, com marcadores coloridos a destacar a proximidade de possíveis obstáculos. Uma imagem a 180 graus da área por detrás do veículo é exibida, vista de cima.
  • Visão 360 graus: Ativada automaticamente quando o veículo tem a marcha atrás engrenada, ou ativada  manualmente pelo condutor, esta função fornece assistência em vídeo a todas as manobras de baixa velocidade, proporcionando uma visão de 360 graus da parte superior da viatura e da sua envolvente. A vista é atualizada à medida que o veículo se desloca.
  • Também disponíveis: Acesso e arranque mãos-livres Proximity, Park Assist, Assistência ao arranque em inclinação, Iluminação estática de intersecção, Travão automático de estacionamento elétrico, Assistência ao estacionamento lateral e Controlo de estabilidade do atrelado (não disponível no ë-C4 X).

CitroenC4X 01

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS PRELIMINARES

Comprimento total

4 600 mm

Altura total

1 525 mm

Largura / c/ retrovisores abertos / fechados

1 800 mm / 2 032 mm / 1 834 mm

Distância entre eixos

2 670 mm

Capacidade da bagageira

510 litros

Projeção frontal

880 mm

Projeção traseira

1 050 mm

Diâmetro de viragem

690 mm

Raio de viragem

10,9 m

Altura ao solo

156 mm

Altura do rebordo inferior da bagageira

745 mm

Peso em vazio

1 225 kg

CitroenC4X 31

Espaço para joelhos na 2ª fila

198 mm

Largura máxima ao nível dos ombros na 2ª fila

1366 mm

Largura máxima ao nível dos cotovelos na 2ª fila

1440 mm

Altura ao teto máxima na 2ª fila

860 mm

Altura da visibilidade nos bancos da frente

1218 mm

Altura ao teto nos bancos da frente

900 mm

CitroenC4X 21

Potência

136 cv (100 kW)

Bateria

Alta-tensão 400 V Li-ion 50 kWh

Autonomia – Ciclo WLTP

360 km / 223 milhas

Binário

260 Nm

Velocidade máxima

150 km/h / 93 mph

Aceleração 0-100 km/h / 0-62 mph

9,7 segundos (modo Sport)

Tempos de carregamento:

Carga rápida em corrente contínua de 100 kW

10 km/min (6,2 miles/min)

Bateria carregada a 80 % em 30 minutos

Wallbox de 32 A

Entre 5 horas (trifásico + carregador de 11 kW em ooção) e 7,5 horas (monofásico)

Tomada doméstica

Carregamento possível

 

LusoMotores
Pin It