A propósito do ensaio realizado pelo LusoMotores em duas unidades do modelo Polestar 2, de que aqui já demos conta, olhamos agora para a variante equipada com uma bateria de 69 kWh e potência de 170 kW (231 cv), com tracção dianteira, para darmos conta da realidade de uma marca recente entre nós, a qual surge a partir da origem na Geely, uma construtora de automóveis chinesa, foi fundada em 1986 pelo empresário Li Shufu, e proprietária da Volvo Cars desde 2010, tendo por aí chegado naturalmente à Polestar.
Ainda sobre a Geely, começou por ser um pequeno fabricante de frigoríficos e, gradualmente, expandiu os seus negócios para a produção de motociclos e, posteriormente, também de automóveis. Hoje, a Geely é uma das maiores fabricantes de automóveis da China e é conhecida pelas suas marcas de automóveis, algumas claramente globais, incluindo a Geely Auto, Lynk & Co, Volvo e Lotus.
Com um crescimento particularmente rápido nos últimos anos, a Geely tem vindo a tornar-se uma força cada vez mais importante na indústria automotiva global, tendo como objectivo conseguir aparecer no mercado como uma das principais marcas de automóveis do mundo, estando a investir em tecnologias avançadas, como veículos elétricos e autónomos, para alcançar esse objetivo.
Polestar 2 |
bateria de 69 kWh e potência de 170 kW |
![]() |
|
Já em relação à Polestar propriamente dita, surge como uma marca de carros elétricos de alto desempenho, criada pela Volvo Car Corporation e pela Geely em 2017. Depois de ser uma divisão de carros de alta performance da Volvo, evoluiu para uma marca independente focada na produção de carros elétricos de luxo.
Como objectivo da Polestar está um posicionamento de liderança em sustentabilidade e tecnologia avançada, estando para isso a investir em tecnologias de última geração, como baterias de alta capacidade e sistemas avançados de assistência à condução. Ao mesmo tempo, a Polestar surge comprometida em reduzir a pegada de carbono da sua produção e operações, encontrando-se a trabalhar para tornar a produção dos seus carros elétricos mais sustentável, usando materiais reciclados e eliminando os plásticos de uso único nas suas instalações.
É assim dentro deste cenário que surge o Polestar 2, um veículo eléctrico de alto desempenho que, até por aquilo que pudemos verificar, merece uma apreciação positiva pela combinação que permite ao nível do desempenho, mas também do design e tecnologia.
O design do carro é moderno e elegante, com um perfil elegante e uma frente agressiva que se destaca, possuindo ainda um interior espaçoso e bem equipado, com um ecrã digital de 11 polegadas que controla quase todos os aspectos do carro, desde o sistema de infoentretenimento até as configurações do veículo.
E porque estamos a falar de um veículo com uma enorme carga genética da Volvo Car Corporation, o Polestar 2 também possui recursos de segurança avançados, desde logo na assistência à direção e na travagem de emergência automática,, sendo possível encontrar tudo isto num carro elétrico bem projetado e atraente que oferece um desempenho elevado e uma ampla gama de recursos avançados.
Por esta altura, haverá ainda assim quem pergunte sobre aquilo que distingue o polestar dos modelos que a Volvo possui no mercado. Ora, sendo certo que a Polestar é uma subsidiária da Volvo Cars e partilha tecnologia e recursos com a marca sueca, existem algumas diferenças significativas entre os modelos da Polestar e os modelos da Volvo.
Desde logo, a Polestar é uma marca dedicada exclusivamente à produção de carros elétricos de alto desempenho, enquanto que a Volvo produz uma variedade de veículos que ainda incluem modelos com motores de combustão a gasolina, diesel e híbridos plug-in, além de carros elétricos.
Por outro lado, os carros da Polestar são projetados para oferecer um desempenho de condução desportivo e ágil, enquanto os carros da Volvo são mais voltados para o conforto e a segurança. A Polestar aponta assim os seus objectivos a permitir uma experiência de condução mais sensitiva, enquanto a Volvo é conhecida pelos seus recursos de segurança líderes no mercado automóvel e conforto de condução.
Outra diferença notável reside no design dos carros. Embora as marcas compartilhem uma estética escandinava minimalista, os carros da Polestar apresentam um design mais arrojado e agressivo do que os carros da Volvo, surgindo a Polestar, como marca, mais voltada para o desempenho e a emoção, enquanto a Volvo aposta de uma forma cada vez mais intensa no seu compromisso com a segurança que naturalmente a Polestar não descuida, mas não faz disso a sua bandeira.
Permitindo um nível elevado de conforto, capaz de uma agradável dinâmica desportiva, com um binário disponível desde o primeiro instante e uma autonomia considerável, para além de uma boa velocidade de carregamento, tudo isto encontrámos nesta unidade do Polestar 2 com a potência de 170 kW e tracção dianteira, um veículo eléctrico distintivo e com um cunho bem próprio como têm, aliás, os seus “primos” da Volvo com quem continuar a ser irremediavelmente comparados.