Quando nos propusemos a experimentar o novo Renault Mégane E-Tech 100% elétrico, ou Renault MéganE como surge na sua denominação, enfatizando a característica de veículo elétrico na última letra do nome do modelo, já tínhamos lido alguma informação adiantada pela marca e por alguma Imprensa internacional e sabíamos que estaríamos particularmente longe da realidade do Renault Mégane já conhecido há vários anos do mercado. Desde logo, o facto de se tratar de um modelo elétrico obrigaria a tratar-se de algo novo, mas a Renault resolveu inovar ainda mais, apresentando um veículo elétrico cativante, moderno, e com um comportamento dinâmico eficiente e confortável que, sem dúvida, nos convenceu.
Antes de mais, ao nível do design, estamos perante um automóvel que mantém um nome sobejamente conhecido na marca francesa, mas que praticamente muda tudo o resto, apresentando-se como um automóvel completamente novo, com linhas fluidas e um estilo futurista. Baseado na nova plataforma CMF-EV da Renault-Nissan-Mitsubishi, que foi desenvolvida especificamente para carros elétricos, apresenta uma secção frontal caracterizada por um design em "V" que se estende dos faróis até ao pára-choques. Os faróis são de LED e possuem um design fino e elegante, a enquandrar uma grelha onde surge em detaque o logotipo da marca, posicionado acima de uma grelha de ar inferior que ajuda a melhorar a aerodinâmica do carro.
Com portas largas e capazes de facilitar o acesso ao interior, este Renault Mégane E-Tech apresenta, na retaguarda, uma secção também aqui marcada por um design elegante com um pára-choques com um difusor integrado, destacando-se também aqui os faróis traseiros de LED a permitirem uma assinatura luminosa perfeitamente identitária do construtor.
Autonomia até 450 quilómetros
Ficha técnica |
Motor: Elétrico |
Em termos práticos, o Renault Megane E-Tech 100% elétrico é um novo modelo da Renault que chegou ao mercado em 2022. Estamos perante um hatchback compacto que se posiciona como uma alternativa aos tradicionais modelos a combustão interna, apresentando como pontos fortes design moderno e atraente, com linhas fluidas e um estilo futurista, ainda as suas performances, revelando-se como um carro capaz de uma performance ágil e responsiva.
Afinal, estamos perante um motor elétrico de 220 cv, num veículo elétrico capaz de uma autonomia WLTP de até 450 km, que é suficiente para a maioria das necessidades dos condutores, e sem dúvida o equipamento, sem dúvida um ponto forte num automóvel que transporta um bom nível de equipamento, incluindo um sistema de infoentretenimento com ecrã táctil de 9,3 polegadas, um sistema de som Bose e um sistema de câmaras de visão 360º.
A juntar a tudo isto em termos de pontos fortes temos ainda a capacidade deste modelo da Renault poder ser carregado em qualquer lugar, usando alimentação CA ou CC, uma tomada doméstica ou uma estação de carregamento rápido, sendo possível recuperar até 300 quilómetros de autonomia em 30 minutos com 60 kWh.
É claro que não há bela sem senão, surgindo como ponto menos positivo o preço, pouco competitivo perante propostas de outros modelos concorrentes, mas também o espaço para bagagens, isto porque a bagageira com uma capacidade de 440 litros revela-se também aqui abaixo do que é proposto por outros modelos no mercado. Aliás por falar em concorrentes, podemos colocar este Renault Mégane E-Tech lado a lado com propostas do mercado de veículos elétricos como o Volkswagen ID.3, o Ford Mustang Mach-E ou o Tesla Model 3.
Agilidade com conforto a bordo
Ao volante, o Renault Megane E-Tech 100% elétrico revela-se como um automóvel ágil e responsivo, graças ao seu motor elétrico de 220 cv, confortável e com bom espaço no habitáculo onde o condutor consegue facilmente encontrar a sua melhor posição de condução. Em termos dinâmicos, este modelo da Renault permite uma boa aceleração, e é capaz de atingir os 100 km/h em apenas 7,4 segundos. Com um baixo centro de gravidade e um peso de todo o conjunto em que a Renault teve o cuidado de permitir o melhor “emagrecimento” para que o resultado global fosse o de um automóvel com um menor peso, a resposta dinâmica deste modelo mostrou-se sempre precisa e agradável.
Para toda a família, este automóvel permite por tudo isto um bom nível de conforto, uma agradável insonorização a bordo afinal própria de um veículo elétrico e uma suspensão bem calibrada que absorve bem as irregularidades do piso.
Estamos assim perante um agradável cocktail de performance, autonomia e conforto, tudo devidamente permitido por este Renault Mégane E-Tech capaz de permitir uma boa posição de condução e um bom espaço para os passageiros. Estamos por tudo isto perante uma boa opção para quem procura um carro elétrico moderno e atraente, proposto por uma marca sobejamente conhecida pelo consumidor que por certo terá ou já teve ao serviço do dia-a-dia da sua família em alguma altura um modelo da Renault, então certamente com um motor de combustão.
O mundo mudou entretanto, as necessidade de todos nós também mudaram e as preocupações ambientais vêm justificar hoje em dia a opção por uma mobilidade mais sustentável, para a qual um veículo elétrico se justifica, sendo este Renault Mégane E-Tech uma proposta adequada a responder às necessidades dos tempos modernos.