A Ascendi lança a ‘Escola de Profissionais de Autoestradas’, um projeto pioneiro em Portugal que visa qualificar, de forma estruturada e consistente, as equipas que intervêm em vias com circulação de veículos, fomentando uma cultura de segurança e reforçando a eficiência e a confiança na operação rodoviária.
A Escola dirige-se a diferentes públicos-alvo que exercem atividade em vias ativas, nomeadamente, operacionais de Assistência e Vigilância, de Manutenção Civil e Vegetal e do Centro de Controlo e Gestão de Tráfego, bem como, algumas funções de backoffice, com o propósito de reforçar conhecimentos e competências em várias áreas.
A formação combina sessões teóricas e teórico-práticas, realizadas em instalações próprias, no Centro de Operação e Manutenção de Aveiro, com exercícios de simulação e prática no terreno, desenvolvidos no lanço desativado do antigo IP5, proporcionando uma experiência de aprendizagem segura e mais próxima da realidade operacional.
Desde a sua criação, já formou 208 colaboradores, totalizando 6.934 horas de formação e destaca-se pelo seu papel harmonizador, promovendo a uniformização de procedimentos e o alinhamento entre equipas, tendo recebido feedback positivo por parte dos formandos.



Com uma visão de futuro, a Ascendi prevê alargar o alcance da Escola, através do lançamento de novos cursos, workshops e ações de formação dirigidas a parceiros externos e subempreiteiros. Esta nova fase, com início previsto para dezembro de 2025, reforça o papel da Escola como centro de conhecimento e qualificação na operação rodoviária.