Na estreia no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), o jovem piloto de 18 anos conquistou o 2.º lugar na competição ‘FPAK Júnior Team Ralis’, seguindo as pisadas do pai José Pedro Fontes e do avô, Rufino Fontes.
Ainda nem sequer tinha nascido quando o pai se sagrou, pela primeira vez, campeão nacional de ralis. Mas 20 anos depois, no Rali da Água – Transibérico Eurocidade Chaves-Verín, Francisco Fontes no novo Lancia Ypsilon HF Racing Rally6 estreou-se com um 2.º lugar no ‘FPAK Júnior Team Ralis’, uma competição promovida pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, que visa lançar novos talentos para os ralis.
No final, Francisco Fontes assumiu que “o primeiro dia do rali foi difícil, com dois excessos – um no shakedown e outro no primeiro troço – que me fizeram perder bastante confiança. À medida que o rali foi decorrendo, fui melhorando, mas o mais importante é que acumulei importantes quilómetros para a minha aprendizagem”.
A prova, descrita como “bastante rápida” pelo jovem piloto, permitiu-lhe evoluir e ganhar experiência: “Não foi um rali nada fácil, muitas vezes com condições de aderência bastante difíceis por causa das passagens nas bermas. Mas a experiência do Hugo Magalhães (o navegador) foi fundamental para chegar ao fim e conquistar este resultado”.