O modelo do construtor chinês foi apresentado em Cascais e já está nas estradas portuguesas. O SUV elétrico tem um preço de campanha de 29 990,00€ (+IVA).
O lançamento do GAC, marca estatal chinesa representada em Portugal pelo grupo JAP, decorreu em Cascais, e permitiu um ensaio dinâmico do Aion V pela estrada do Guincho.
De acordo com a marca, o SUV familiar foi desenvolvido “para quem procura mais segurança, mais espaço e sustentabilidade”, com “sistemas avançados de assistência à condução.”
O Aion V tem uma bateria de 75,26 kWh – com garantia de 8 anos ou 200 mil km – que permite até 510 km de autonomia (WLTP) e um carregamento rápido dos 10% aos 80% em apenas 24 minutos. Tem 204 cv de potência, um binário máximo de 240 Nm e velocidade de 160 km/h.
O fabricante destaca ainda, no interior, um “ecrã tátil de 14,6” com comandos por voz, bancos com ventilação, aquecimento, massagem e memória de posição, iluminação ambiente personalizável e até 978 litros de bagageira.”
A segurança é garantida pelo “sistema inteligente ADiGO, com mais de 10 assistentes de condução, incluindo aviso de colisão, deteção de ângulo morto, alerta de saída de faixa e reconhecimento de sinais de trânsito, além de um completo conjunto de airbags.”
A chegada do Aion V a Portugal representa a entrada da GAC Group no mercado nacional, que promete outros modelos em breve.