O município minhoto é agora servido por uma frota com mais 50 novos autocarros elétricos da Guimabus, num investimento da ordem dos 20 milhões de euros.
Guimarães tornou-se assim um dos primeiros municípios do país a dispor de uma rede de transportes públicos 100% elétrica, apresentada no Multiusos de Guimarães, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade 2025.
Com a substituição integral da frota a diesel, a Guimabus passa agora a operar um total de 75 viaturas elétricas, que abrangem todos os percursos urbanos do concelho.
A aquisição de mais 50 viaturas permitiu eletrificar a totalidade da frota urbana vimaranense e “reflete o compromisso do município com a promoção da mobilidade sustentável e da qualidade de vida da população”, segundo Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães.
A eletrificação da frota da Guimabus surge num momento em que Guimarães se encontra na antecâmara da Capital Verde Europeia 2026, reforçando a estratégia municipal para alcançar a neutralidade climática e descarbonizar o território até 2030.