O fabricante japonês testou com sucesso os pneumáticos compostos por mais de 65% de materiais reciclados e renováveis no World Solar Challenge 2025 (BWSC), na Austrália.
Patrocinadora da corrida, a Bridgestone forneceu pneumáticos equipados com a tecnologia Enliten e conseguiu “reduzir o número de pneus utilizados durante o evento”, bem como “promoveu a reciclagem pós-uso.”
Em comunicado, o fabricante realça que “as equipas com pneus com tecnologia Enliten conquistaram a vitória tanto na classe Challenger como na classe Cruiser.”
Tratou-se assim da terceira vitória consecutiva na classe Challenger desde 2019 e a quarta vitória consecutiva na classe Cruiser desde 2017 para equipas apoiadas pela Bridgestone.

Sobre os pneus, a Bridgestone salienta que tem aumentado “a proporção de materiais reciclados e renováveis para mais de 65%”. Por exemplo, “utilizou pneus em fim de vida recolhidos para produzir aço reciclado em fornos elétricos”, que foi “posteriormente laminado e tratado termicamente transformando-se em fio de reforço (material de reforço de pneus), adotado pela primeira vez nos pneus do BWSC.”
O fabricante destaca ainda que “através da adoção da tecnologia Enliten, a empresa avançou na redução do impacto ambiental e entregou pneus personalizados para responder aos requisitos específicos dos carros solares: baixa resistência ao rolamento, construção leve e maior resistência ao desgaste. Estes pneus ajudaram a maximizar o desempenho dos veículos nas condições extremas do BWSC, contribuindo para uma condução segura e fiável, ao longo de aproximadamente 3 mil km.”