A dupla Carlos Silva/Sancho Ramalho em BMW i3 conquistou o primeiro lugar no Repsol Eco Rallye A Coruña, prova a contar para a FIA Eco Rally Cup, considerada o campeonato mundial de carros elétricos.
A 9.ª edição do Repsol Eco Rallye A Coruña, disputada no passado fim de semana, teve o percurso mais longo da história da prova, com cerca de 574 quilómetros, passando por 39 municípios, incluindo um troço inédito na província de Lugo. Ficou igualmente marcada pelo elevado número de concorrentes, mais de 50, e por ter a maior participação de sempre de equipas internacionais, o que tornou ainda mais relevante a vitória dos portugueses Carlos Silva/Sancho Ramalho.
Visivelmente satisfeito com o desempenho nesta participação internacional, Carlos Silva referiu a importância da participação na prova e o notável desempenho no navegador Sancho Ramalho. O piloto salientou ainda o facto desta vitória ter um significado maior uma vez que venceram em toda a linha: regularidade, eficiência energética e combinado FIA.
O piloto da equipa PEP – Prolama/Consilcar lembrou ainda a participação da equipa, a convite da FIA, na ecoRally Cup Greater Huangshan International EcoRally, que decorrerá de 23 a 28 de Setembro, na China.
Na categoria 2 da prova disputada na Galiza, destaque também para o facto de os quatro primeiros lugares terem sido alcançados por equipas portuguesas: Nuno Serrano/Ivo Tavares, Eduardo Carpinteiro Albino/José Carlos Figueiredo, Filipe Maia/Tiago Caio e Nuno Marques/António Caldeira.
Portugal recebe este ano duas das provas da FIA Eco Rally Cup, como o Eco Rally Madeira a ter lugar já nos próximos dias 3 a 4 de Outubro.
A temporada de 2025 contará com 14 etapas, pela Europa e Ásia, disputadas em países como Espanha, República Checa, Portugal, Eslovénia, Bélgica, Islândia, Grã-Bretanha, Suíça, China, Mónaco e Itália.