Até ao próximo dia 19 de Setembro, entidades que combatem a vulnerabilidade social podem candidatar-se aos apoios da fundação criada pela antiga marca de combustíveis Cepsa.
Agora sob o nome Moeve, a nova designação da antiga Cepsa, a fundação tem abertas as candidaturas aos Prémios ao Valor Social 2025, destinados a apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade.
No site oficial da Fundação Moeve, as entidades podem candidatar-se a apoios, havendo uma verba total de 375 mil euros em 2025.
Em comunicado, a Fundação Moeve assinala que desde a criação dos prémios em 2005, já foram atribuídos mais de 5,25 milhões de euros a 512 projetos, beneficiando diretamente mais de 100 mil pessoas.
Os apoios da fundação destinam-se a projetos sociais nas regiões abrangidas pelo concurso, a saber Portugal, Campo de Gibraltar, Canárias, Comunidade de Madrid e província de Huelva.
Cada uma das regiões designadas terão uma dotação de até 75 mil euros, a distribuir por três projetos vencedores, sendo que cada um poderá receber até 25 mil euros para apoiar a sua execução.
A seleção das entidades a apoiar, segundo o comunicado da Fundação Moeve, “será feita por júris locais, compostos por representantes institucionais ligados à ação social.”
A diretora geral da Fundação Moeve, Teresa Mañueco, assinala que os prémios visam “apoiar entidades que conhecem de perto as necessidades das suas comunidades e contribuir para o desenvolvimento dos seus projetos. Acreditamos no poder transformador da ação social e na importância de gerar impacto, coesão e oportunidades onde estas são mais necessárias, especialmente no atual contexto de transição ecológica”.
A Fundação Moeve é uma entidade de interesse geral e sem fins lucrativos que tem como missão responder aos principais desafios sociais nos territórios onde a sua fundadora, Moeve, está presente. As suas áreas de atuação prioritárias são: pessoas, biodiversidade e inovação social.