×

Mensagem

Failed loading XML...
Failed loading XML... AttValue: " or ' expected attributes construct error Couldn't find end of Start Tag html line 1 Extra content at the end of the document

A companhia aérea brasileira Azul escolheu o pneu conectado PresSense, e o seu sistema de medição da pressão, para equipar a sua frota de Airbus A320 e A321, e de Embraer 195-E1 195-E2, num total de cerca de 110 aviões. Fruto da colaboração entre a Safran Landing Systems, líder mundial em sistemas de aterragem, e a Michelin, líder mundial no sector da mobilidade, o PresSense pretende simplificar as operações de manutenção das companhias aéreas. O anúncio teve lugar no passado dia 22 de junho, por ocasião da 53ª edição do Salão Internacional da Aeronáutica e do Espaço de Paris-LeBourget. 

O PresSense permite medir de forma remota a pressão dos pneus dos aviões tão somente 45 minutos após a aterragem. Por comparação, a maioria dos operadores continua a efetuar estas verificações diárias obrigatórias de manutenção de forma manual, utilizando um manómetro colocado na válvula. Porém, para que seja efetuada com total segurança, a operação requere que se aguarde que o pneu arrefeça; ou seja, que tenham passado, pelo menos, três horas desde a aterragem.

O PresSense conta com um sensor eletrónico de medição da pressão, desenvolvido pela Safran, integrado num pneu concebido pela Michelin. Para verificar a pressão dos pneus, os operadores de manutenção apenas têm de colocar um leitor RFID (identificação por radiofrequência) diante do pneu. A informação passa, então, a estar disponível, de forma instantânea, numa aplicação para smartphone, e é enviada para uma base de dados. O que oferece as companhias aéreas a possibilidade de efetuarem análises posteriores, destinadas a operações de manutenção preditiva, por exemplo, ao passo que as medições manuais da pressão não são mantidas.

Michelin y aerolinea Azul 2

Ao reduzir em mais de duas horas diárias o tempo de imobilização dos aviões em terra, o PresSense permite as companhias aéreas otimizar a disponibilidade das suas frotas e, por consequência, ganhar competitividade. Também lhes oferece a oportunidade de reduzir os seus custos de exploração, dado que as operações de manutenção apenas demoram uns segundos. O PresSense foi testado com êxito por diversas companhias aéreas, o que permite à Safran e à Michelin oferecer, agora, uma solução totalmente operacional e eficaz. A Michelin é responsável pela comercialização desta inovadora solução digital.

François Bastin, diretor-geral da Safran Landing Systems, declara: “Foi aqui, em Le Bourget, em 2017, que revelámos o nosso projeto de pneu conectado PresSense, em colaboração com a Michelin. Hojr, estamos extremamente orgulhosos por anunciar a sua primeira seleção, por parte da companhia aérea brasileira Azul. Este marco é o culminar de vários anos de trabalho entre as nossas equipas, para aperfeiçoar esta inovadora tecnologia, testada em múltiplos voos de ensaio. Em particular, o PresSense permitirá ao nosso cliente otimizar o tempo de imobilização dos seus aviões, e poderá ser utlizado para fins de manutenção preditiva”.

Por seu turno, Sophie Brechoire, Presidente das atividades aeronáuticas do grupo Michelin, declarou: “Sentimos orgulho na confiança que a Azul depositou no PresSense, o pneu conectado fruto da parceria entre a Michelin e a Safran. A escolha do PresSense pela Azul, um dos principais atores entre as companhias aéreas sul-americanas, confirma a nossa competência técnica quando se tratou de desenvolver esta tecnologia inovadora. A Azul poderá, assim, beneficiar na plenitude de todas as vantagens ligadas a esta solução: segurança, digitalização, e eficácia nas suas operações de manutenção. Uma oferta de serviços que responde às necessidades dos nossos clientes”.

Flávio Costa, vice-presidente técnico dea Azul Brazilian Airlines, explicou a escolha: “A Azul estabeleceu-se como uma referência, não só em experiência e serviços ao cliente, mas, também, em manutenção e reparação de aeronaves. Esta experiência é partilhada com outras companhias através de uma unidade de negócio diferente, a AzulTecOps. Para estar à altura destes elevados padrões, estamos sempre em busca de inovações que possam aportar mais eficiência, como o PressSense; e parceiros em que possamos confiar, como a Safran e o grupo Michelin. A dedicação e o seu compromisso com a excelência inquebrantáveis contribuem, em grande medida, para o nosso empenho de sermos a melhor companhia aérea do mundo”.

A Safran é um grupo internacional de alta tecnologia, que opera nos campos da aeronáutica (propulsão, equipamento e interiores), do espaço e da defesa. A sua missão: contribuir, de forma sustentável, para um mundo mais seguro, em que o transporte aéreo seja cada vez mais respeitador do meio ambiente, mais cómodo e mais acessível. Presente em todos os continentes, o Grupo emprega 83 000 trabalhadores, alcançou uma faturação de 19 000 milhões de euros em 2022, e ocupa posições de liderança mundial ou europeia nos seus mercados, tanto a solo como em parceria. A Safran leva a cabo programas de investigação e desenvolvimento que defendem as prioridades ambientais do seu plano de inovação tecnológica. A Safran está cotada na bolsa Euronext de Paris, e faz parte dos índices CAC 40 e Euro Stoxx 50.

A Safran Landing Systems é o líder mundial em sistemas de aterragem e de travagem de aeronaves. A sua experiência abarca todo o ciclo de vida dos seus produtos, desde o design e fabrico, até à manutenção e reparação. A empresa tem parcerias com mais de 25 fabricantes de aviões de transporte civil, regional, comercial e militar, equipa cerca de 33 000 aeronaves, e os seus equipamentos efetuam mais de 90 000 aterragens diárias.

Michelin y aerolinea Azul 3

Refira-se a propósito da Michelin que esta entidade ambiciona melhorar de forma sustentável a mobilidade dos seus clientes. Líder do sector de pneus, a Michelin concebe, fabrica e distribui os pneus mais adaptados às necessidades e às diferentes utilizações dos seus clientes, assim como serviços e soluções para melhorar a eficácia do transporte, além de oferecer aos seus clientes experiências únicas nas suas viagens e deslocações. A Michelin desenvolve também materiais de alta tecnologia com diversas utilizações. Com sede em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 175 países, emprega 132 000 pessoas e dispõe de 67 centros de produção que, em 2022, fabricaram cerca de 173 milhões de pneus (www.michelin.pt).

Já no que diz respeito à aeronáutica, a Michelin conta com mais de 50 anos de experiência ao serviço da indústria mundial da aviação comercial e regional. A Michelin fornece pneus diagonais, radiais e câmaras de ar aos seus clientes de todo o mundo, em diversas aplicações: linhas aéreas comerciais e regionais, aviação geral e aviação militar. A Michelin criou parcerias com os maiores fabricantes e empresas do mundo (Airbus, Boeing, Bombardier, Comac, Dassault, Embraer, Gulfstream, Hondajet, Lockheed Martin, Pilatus, Safran, Textron, etc.).

Especificamente no que diz respeito à Azul, estamos perante a maior companhia aérea do Brasil em número de voos e cidades servidas, com uma média de 900 voos diários para mais de 150 destinos. Com uma frota operacional de mais de 160 aviões, e mais de 14 000 tripulantes, a Azul conta com mais de 300 rotas diretas. Em 2022, a Azul foi eleita a companhia aérea mais pontual do mundo, segundo o relatório OnTime Performance-OTP Review da Cirium, a principal referência mundial de dados operacionais do sector. Adicionalmente, em 2020, recebeu o prémio para a melhor companhia aérea do mundo da TripAdvisor Travelers' Choice, sendo a única empresa brasileira a ter recebido ambos os reconhecimentos.

Pin It