O Fiat Panda Trussardi, o primeiro Panda de luxo resultante da parceria entre duas marcas que fizeram história nos respectivos sectores, oferecendo ao mundo o melhor da produção italiana, estreia agora, lançando a primeira operação de associação envolvendo o Fiat Panda e a Trussardi, uma marca de moda.
Fiel às qualidades funcionais e modernas que o levaram a conquistar o coração do público e a trilhar orgulhosamente as estradas da Europa, hoje o Fiat Panda veste-se segundo o estilo urbano da Trussardi.
"O Panda pode vangloriar-se de 39 anos de sucesso e há seis anos que é a viatura mais popular em Itália. Desde 2003 que é a viatura citadina mais vendida na Europa. Foram vendidos 7,5 milhões de veículos, com 5 milhões ainda em circulação" disse Olivier François, presidente da Fiat, ele que destacou que o Panda "é também um automóvel de recordes.”
“Foi o primeiro citadino com tração 4x4, o primeiro automóvel compacto equipado com transmissão automática, o primeiro SUV urbano e a primeira viatura a subir ao Evereste. Hoje, temos o primeiro 'Panda de luxo', o Panda Trussardi", disse.
"A Trussardi foi a primeira marca italiana a levar a moda até ao grande público ao organizar desfiles em bairros urbanos e em locais próximos das pessoas", comentou Tomaso Trussardi, CEO da Trussardi. "Também criámos produtos com design único e a nossa visão é inclusiva e multifacetada. Hoje, o Fiat Panda usa o estilo Trussardi e torna-se um automóvel contemporâneo e funcional, com grande atenção aos pormenores. Estou muito satisfeito com esta colaboração e agradecido à Fiat por ter acreditado neste projeto conjunto", acrescentou.
A Trussardi começou com diversos artigos e luvas em pele, tornando-se uma marca de lifestyle ao longo do tempo. Foi a primeira marca de moda a levar desfiles de pronto-a-vestir para as ruas e praças das cidades visando chegar ao grande público, o mesmo público que escolheu a Fiat como solução de mobilidade.
O Panda Trussardi também foi criado como um artigo de pronto-a-vestir, perfeito para todas as ocasiões e à-vontade em qualquer situação. É a escolha ideal para clientes que procuram um citadino exclusivo ou um companheiro de viagem capaz de responder às exigências de espaço e de mobilidade das famílias. Pode ser equipado com o brilhante motor a gasolina de 85 cv TwinAir 0.9, com tração dianteira ou às quatro rodas (não disponível em Portugal), ou com o motor de 69 cv 1.2.
Panda desfila na passarela e chega a novos targets
O Panda é o Fiat mais vendido de sempre e, nos seus quase 40 anos de história, foi capaz de interpretar os gostos e os desejos do grande público, e até mesmo de antecipar as suas exigências. O primeiro Panda 4x4 foi lançado há mais de 35 anos. Foi o primeiro citadino com tração às quatro rodas capaz de ir a todo o lado.
Um dos muitos recordes do Panda foi colocar ao alcance de todos soluções inteligentes que simplificam e melhoram a vida ao volante. E hoje faz o mesmo, ao interpretar o estilo único da Trussardi.
O Panda Cross oferece soluções técnicas, performances e a exclusividade de um SUV com dimensões externas e agilidade de uma viatura de cidade. O Panda é assim cada mais transversal, graças à personalidade adaptável, pronta para se dirigir a novos targets. Desde o todo-o-terreno até à máxima conectividade, o líder no seu segmento continua a explorar novos territórios através de séries especiais capazes de expressar o seu caráter multifacetado.
Tal como já fez no passado, por exemplo, no mundo da conectividade democrática com o Panda Waze, o meio social para uma condução 2.0, e o Panda Connected by Wind (não disponível em Portugal), equipado com router Wi-Fi para estar sempre ligado.
Ao longo da sua longa história, o Panda foi sempre conhecido por oferecer avançadas soluções de sucesso. Desde que foi lançado, o estilo Cross tem contribuído para tornar o Panda cada vez mais europeu. Atualmente, 40% das vendas do modelo Panda com visual Cross são feitas fora de Itália, com aumento de 15% nas vendas na Europa durante a primeira metade de 2019, em comparação com o mesmo período de 2018.
O Panda tem sido a viatura citadina líder na Europa - a par do 500 - desde 2003, e em 2019 reafirmou a sua liderança com uma quota de 14,8%. Além de ser um recordista de vendas, tem sido também o modelo a registar maior crescimento, com mais 1,8 pontos percentuais de quota em comparação com 2018.
Há 40 anos que o Fiat Panda se mantém firmemente nos três primeiros lugares. As unidades vendidas ultrapassaram os 7,5 milhões e o número continua a crescer. Dados como estes confirmam um facto bem conhecido. O Panda tem mesmo o que é preciso para entrar no mundo da moda e exibir um traje Trussardi.
A primeira cor mate enriquecida com o logótipo Trussardi
Os equipamentos e acessórios escolhidos pelo Centro de Estilo Fiat e pelos designers da Trussardi interpretam as mais recentes tendências da moderna moda italiana e refletem a personalidade do Panda. A carroçaria exibe uma atraente pintura em Castanho Caffè Italiano, disponível tanto com acabamento mate, pela primeira vez da história do Panda, como metalizado. A paleta de cores inclui ainda Branco Gelato, Preto Cinema e Cinzento Colosseo.
O Panda é um veículo de recordes e o Panda Trussardi estabeleceu mais um. Pela primeira vez, o logótipo de um parceiro está presente de uma forma distintiva, para realçar a ligação e os valores partilhados pelas duas marcas. O símbolo do Galgo sobressai no terceiro vidro lateral, no centro das jantes em liga leve e nos frisos laterais.
Há ainda outros detalhes exclusivos, como as barras pretas no tejadilho, as capas do retrovisores exteriores, as jantes em liga leve de 15" e a placa de proteção inferior que caracterizam a carroçaria City Cross.
No interior, a inscrição Trussardi enriquece os exclusivos tapetes e os cintos de segurança que, curiosamente, serão protagonistas na campanha de lançamento do novo Panda. Também as aplicações nos painéis das portas são novas, bem como a trama da mistura castanha do revestimento dos bancos reproduzindo o logótipo Trussardi.
As laterais dos bancos, em ecopele, são adornadas com costuras castanhas, recordando um vestido de griffe. O tabliê também ostenta o novo acabamento Castanho Caffè Italiano. O logótipo Trussardi sobressai no volante, algo que acontece pela primeira vez na história do Panda.
O Panda Trussardi oferece um estilo único, mas também muito equipamento tecnológico. Um dos elementos mais significativos é o rádio Uconnect Mobile com suporte para dispositivos móveis.
A app "Panda Uconnect" pode ser utilizada para dialogar com o sistema de bordo de informação e entretenimento, que inclui tecnologia Bluetooth 2.1, streaming áudio e função de reconhecimento de voz, além de leitura de dados via USB e MP3. Além disso, a appPanda Uconnect também dispõe do serviço "Find myCar", para ajudar a recordar onde a viatura ficou estacionada, e "My Car" para verificar os parâmetros do veículo, como intervenções programadas, consultar o livro de uso e manutenção, fazer chamadas diretas para o serviço de Apoio ao Cliente Fiat ou solicitar assistência em viagem.
Por fim, quando ativada, a função "Object Reminder" alerta o condutor para não se esquecer de objetos ao sair da viatura.
A nova campanha de comunicação
O lançamento do novo Panda Trussardi será acompanhado por uma inovadora campanha de marketing que celebra o estilo exclusivo da nova série especial Fiat, mudando as regras de comunicação e o posicionamento da viatura. A campanha do Panda Trussardi está mais próxima da indústria da moda do que do setor automóvel.
O Panda Trussardi surge no videoclipe do novo single de Ava Max, "Torn", lançado em 27 de agosto passado no YouTube e pretende repetir o sucesso de mais de 430 milhões de visualizações do seu hit "Sweet but psycho". O Panda Trussardi torna-se um objeto de culto no spot extraído do videoclipe.
Na história, a protagonista, papel desempenhado pela cantora Ava Max, pretende, a qualquer custo, roubar o cinto de segurança com a marca Trussardi, o mais interessante e icónico elemento da viatura. Para conseguir os seus intentos, utiliza o seu sapato Trussardi para partir um vidro do carro e corta o cinto. Depois de retirado da viatura, o cinto transforma-se num objeto de sedução e acessório de moda usado pela cantora enquanto dança.
No anúncio, também dançarinos e figurantes usam vestuário e acessórios Trussardi, expressando de uma forma poderosa a sinergia entre o ritmo dos intérpretes, a viatura e a casa de moda. A nova linguagem fala sobre os apreciados e racionais conteúdos do Panda, mas posiciona-o como um objeto atraente e excitante. A nova campanha foi produzida pela Movie Magic e dirigida por Joseph Kahn, que já realizou videoclipes para artistas como Lady Gaga, Britney Spears, Taylor Swift, Sting e Shaggy.
A cena decorre na Piazza del Duomo, em Milão, à noite. Um halo de mistério acompanha o espectador desde os primeiros segundos, quando a entrada de Ava chama a atenção para o novo Panda Trussardi.
A história atinge o seu clímax quando a ação da protagonista marca a abrupta passagem de antecipação para a atmosfera dinâmica típica dos vídeos de música. A agência criativa da campanha foi a Independent Ideas e Erick Loi o diretor criativo executivo. Em Portugal, a campanha será transmitida nos meios digitais e outdoors.
Soluções financeiras para o novo Fiat Panda Trussardi
Tal como para os demais modelos da Fiat, a FCA Capital Portugal, Instituição Financeira de Crédito do Grupo da Fiat Chrysler Automobiles e do Crédit Agricole Consumer Finance, apoia as vendas de veículos Fiat, fornecendo uma ampla gama de soluções financeiras para proporcionar a todos os seus clientes a melhor experiência possível.
Assim, o cliente que desejar conduzir o novo Panda Trussardi, com os novos pormenores exteriores em preto, pode optar por uma das diversas soluções financeiras possíveis, desde o Crédito Automóvel — a forma mais clássica de financiamento, destinada principalmente ao uso particular, com prestações flexíveis e prazos alargados — até ao Crédito Automóvel com Balloon — modalidade do crédito automóvel que permite deixar até 30% do PVP do veículo para o final do contrato —, passando ainda pelo Leasing — solução financeira especialmente adequada à Empresas, ENI's e Profissionais Liberais, que permite flexibilidade ao nível da entrada e também no valor residual —, permitindo esta opção a oferta da possibilidade de escolha, na data de termo do contrato, entre devolver, manter ou substituir a viatura por outra nova.
Adicionalmente, a FCA Capital propõe uma vasta gama de serviços opcionais, que podem ser associados ao contrato de financiamento. Assim, ficam salvaguardadas situações de necessidade de protecção financeira, com o CPI, que assegura o pagamento do financiamento em caso de situações adversas e imprevisíveis, como desemprego ou doença, mas também ao nível da proteção do veículo, com o GAP, que protege o cliente numa eventual situação de perda total do veículo, reembolsando-o pela diferença entre o valor comercial do automóvel à data do sinistro e o saldo em dívida até aos limites acordados.
©LusoMotores