O Grupo Volkswagen pretende fazer de Espanha um pilar estratégico nos seus planos globais de eletrificação e vai avançar com a Seat no sentido de estabelecer um centro de mobilidade elétrica no país vizinho. Os planos deste novo centro foram antecipados esta terça~feira no New Auto Strategy Day, no qual a empresa estabeleceu o seu roteiro até 2030, e através do qual se ficou a saber que o Grupo Volkswagen e a Seat S.A. estão dispostos a cooperar com o Governo espanhol para transformar o país vizinho num polo líder de mobilidade elétrica e, por conseguinte, candidatar-se-ão a participar no Projeto Estratégico de Recuperação e Transformação Económica (PERTE).
Como parte do projeto Future: Fast Forward, o Grupo Volkswagen construirá uma fábrica de baterias em Espanha que, depois da Suécia e da Alemanha, poderá tornar-se no terceiro país a receber uma das seis gigafábricas na Europa. Além disso, a família Small BEV desempenhará um papel fundamental na democratização da mobilidade elétrica na Europa, uma vez que contribuirá para tornar a mobilidade elétrica neutra para o clima acessível a mais clientes.
A este propósito, Herbert Diess, CEO do Grupo Volkswagen, afirmou: "Espanha pode tornar-se um pilar estratégico da nossa estratégia elétrica. Estamos prontos para estabelecer toda a cadeia de valor da mobilidade elétrica no país, incluindo a produção de veículos elétricos, bem como os seus componentes e uma nova fábrica de baterias do Grupo. Dependendo do contexto geral e do apoio do setor público, a partir de 2025 a família Small BEV poderá ser fabricada em Espanha".
Por seu turno, Thomas Schmall, Responsável de Tecnologia do Conselho Executivo do Grupo Volkswagen, CEO da Volkswagen Group Components e Presidente do Conselho de Administração da Seat, acrescentou: "Estamos a impulsionar a nossa estratégia de baterias e pretendemos construir a terceira gigafábrica em Espanha. Este local permitiria um abastecimento altamente seguro para a produção planeada de veículos elétricos em Espanha. Tal como as nossas duas primeiras fábricas previstas para Salzgitter e Skellefteå, planeamos construir a potencial gigafábrica em conjunto com um parceiro estratégico. Na sua fase final, no fim da década, a fábrica poderá ter uma capacidade anual de 40 gigawatts-hora".
Já Wayne Griffiths, CEO da Seat e da Cupra, antecipou: "Apoiamos e vamos candidatar-nos para participar no PERTE anunciado pelo Governo espanhol. Realizar o potencial do Future: Fast Forward requer tanto apoio do setor público como investimento. O nosso objetivo é cooperar com o governo para transformar o país num polo europeu de mobilidade elétrica e a fábrica Seat S.A. em Martorell numa fábrica de veículos 100% elétricos. A Península Ibérica é a chave para alcançar uma mobilidade neutra do ponto de vista climático na Europa até 2050. Estamos prontos para transformar a indústria automóvel espanhola e dar um contributo significativo para a descarbonização do Sudoeste da Europa".
'Future: Fast Forward', líder da eletrificação em Espanha
A este propósito será importante recordar que no passado mês de março, aquando da apresentação anual de resultados, a Seat S.A. apresentou um plano ambicioso, denominado Future: Fast Forward, com o objetivo de liderar a eletrificação da indústria automóvel em Espanha, através da produção de veículos elétricos urbanos no país a partir de 2025.
O automóvel elétrico urbano seria um grande projeto em termos de volume potencial. Seria um marco importante no caminho para a sustentabilidade e na luta contra as alterações climáticas e poderia tornar-se a força motriz por detrás da transformação da indústria automóvel espanhola. Este segmento, de cerca de 20-25.000 euros, é essencial para tornar a eletromobilidade acessível ao público em geral e para alcançar os objetivos do Green Deal.