Porque a evolução de tudo o que diz respeito a veículos eléctricos não pára de acontecer e a um ritmo impressionante, é com alguma naturalidade mas também com expectativa que damos conta que marcas como a Volvo estão a desenvolver tecnologias de carregamento de baterias para automóveis sem fios, por indução, afinal ao jeito do que hoje em dia é já normal para muitos dos nossos telemóveis que trazemos no bolso. Assim, a marca sueca iniciou um projecto de carregamento sem fios, em teste na cidade de Gotemburgo, na Suécia, em parceria com a maior operadora de táxis da Escandinávia, a Cabonline, a qual irá utilizar uma pequena frota de XC40 Recharge para testar o carregamento de carros elétricos por indução.
O carregamento começa automaticamente quando um veículo compatível estaciona na zona de carregamento delimitada, permitindo que os motoristas carreguem convenientemente sem sair do automóvel. Para facilitar o alinhamento do carro na zona de carregamento delimitada na rua, os modelos XC40 Recharge estarão equipados com câmeras de 360º graus que ajudarão o condutor a um estacionamento adequado.
Os Volvo XC40 Recharge utilizados irão tirar partido de uma potência de carregamento de mais de 40 kW numa estação de carregamento que deverá permitir uma velocidade de carregamento quatro vezes mais rápida do que os carregadores domésticos (corrente alternada) de 11 kW e quase tão rápida como os carregadores de DC (corrente contínua) de 50 kW. Com esta facilidade de carregamento, prevê-se que os automóveis da Volvo possam ser conduzidos durante 12 horas por dia rodando mais de 100 mil quilómetros em termos anuais, o que será também um teste de fiabilidade e resistência para estes veículos totalmente eléctricos.