×

Mensagem

Failed loading XML...
Failed loading XML... AttValue: " or ' expected attributes construct error Couldn't find end of Start Tag html line 1 Extra content at the end of the document

A Kia alcançou uma nova quota de mercado recorde na Europa em 2022, registando 4,8% do total de vendas de automóveis de passageiros ao longo de todo o ano, de acordo com os dados divulgados pela Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA). Este valor representa um aumento relativamente à anterior quota recorde da marca (4,3%), obtida em 2021.

As vendas totais anuais da Kia nos mercados da UE, EFTA e Reino Unido também registaram um crescimento em relação ao ano anterior, com a marca a vender 502 677 unidades, um aumento de 7,9% comparativamente às 416 715 comercializadas em 2021. Este valor contrasta fortemente com o mercado europeu de automóveis de passageiros, que caiu 4,1% em 2022. Os números da Kia foram impulsionados pela crescente procura pelos seus modelos eletrificados, que representaram quase um terço – 30,9% (176 149 unidades) – das suas vendas na Europa no ano transato. 

Em 2022, a Kia registou também desempenhos muito positivos em diversos mercados nacionais. Por exemplo, no Reino Unido alcançou uma quota de mercado recorde de 6,2% e ultrapassou, pela primeira vez, as 100 mil unidades vendidas. Outras quotas de mercado recorde também foram obtidas na Polónia (8%) e em Espanha (7,8%), enquanto nos Países Baixos a Kia não só se tornou a marca de automóveis importados mais popular, mas também a mais vendida na globalidade, com uma quota de mercado de 9,7%. Além disso, a Kia é agora uma das três marcas mais vendidas em Espanha, Polónia, Suécia, Croácia, Finlândia, Islândia e Eslováquia. 

A gama Ceed comprovou ser a linha de modelos de maior sucesso da marca em toda a Europa em 2022, com um total de 137.347 unidades matriculadas. O Sportage também prosseguiu a sua trajetória ascendente, com 136.293 veículos vendidos. O Niro fechou o top 3 da marca no ano passado, com 80.461 unidades comercializadas. 

A este propósito, o presidente da Kia Europe, Jason Jeong, referiu: “2022 foi mais um ano de grande sucesso para a Kia. Alcançámos a nossa maior quota de mercado de sempre e a nossa gama crescente de modelos eletrificados recebeu mais prémios e reconhecimento. Em fevereiro, o EV6 garantiu o título de Carro do Ano (a primeira vez para uma marca coreana) e, em novembro, o Niro foi incluído na lista de finalistas para o COTY 2023”.

KIA EV6

KIA premiada a nível global

Além do prémio de Carro do Ano para o EV6, no ano passado, vários modelos da Kia obtiveram reconhecimento ao mais alto nível em diversos mercados:

  • (Portugal) Kia EV6: “Elétrico do Ano” - Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal
  • (Portugal) Kia Sorento PHEV: “Grande SUV do ano” - Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal
  • (Reino Unido) Kia EV6: “Carro do Ano” - PrémiosWhat Car?
  • (França) Kia EV6: “SUV Familiar” e “Crossover” – Trophée de L'argus
  • (Europa) Kia EV6: Red Dot Design, “Melhor dos Melhores” na categoria de Produtos Inovadores
  • (Alemanha) Kia Niro EV: Prémios Volante de Ouro – Auto Bild
  • (Espanha) Kia Sportage:“Carro do Ano” - ABC
  • (Grécia) Kia Sportage:“Carro do Ano para a Grécia” – Instituto Carro do Ano Grécia
  • (Reino Unido): Kia:“Fabricante do Ano” – Revista Top Gear

Para 2023, a Kia está a intensificar a implementação da sua estratégia centrada no cliente, com o objetivo assumido pelos seus responsáveis de se tornar um dos principais fornecedores de soluções de mobilidade inteligente. No ano passado, a empresa atualizou as suas operações de produção e fornecimento na Europa, procurando torná-las mais resilientes a eventos globais perturbadores e aptas a cumprir os seus compromissos ambientais. Estas mudanças, reforçadas por acordos sólidos de fornecimento de componentes fundamentais, permitirão à marca estar preparada para novos aumentos da procura e diminuir os prazos de entrega.

KIA XCeed

Em Portugal: 20.1% de aumento de vendas

Em Portugal, onde a Kia é representada pela Astara, as vendas em 2023 saldaram-se por um crescimento de 20,1%, uma das subidas mais expressivas entre as marcas generalistas, fruto de uma dinâmica em que pontificaram os modelos Stonic, Xceed e Rio.

A Kia vendeu um total de 6419 veículos, o que equivaleu à quota recorde de 4,1%, a primeira vez que a marca superou os 4% no acumulado do ano desde que se encontra presente em Portugal.

Para este sucesso de vendas, foi decisivo o sucesso da gama eletrificada, que representou 32% do total de unidades comercializadas em Portugal, um valor já muito significativo, em linha com o verificado a nível europeu.

LusoMotores
Pin It