O novo Volvo EX90 fará a estreia mundial de mais uma tecnologia inovadora — SunLike LEDS — capaz de reproduzir a luz solar dentro do automóvel. Deste modo, a bordo do Volvo EX90, um SUV de sete lugares que vem suceder ao já bem conhecido Volvo XC90, e que foi apresentado no final do ano passado devendo chegar ao mercado nacional no final do corrente ano com preços a partir dos 108.165 euros, o construtor sueco promete elevar ainda mais a experiência do automóvel premium, iluminando o interior através de um conjunto completo de 72 SunLike LEDs que reproduzem, dentro do automóvel, um ambiente semelhante ao proporcionado pela luz solar.
O objetivo desta tecnologia é o de permitir um design mais natural, sem distorção de cor, e que completa e enaltece a decoração em madeira e restantes materiais naturais do novo Volvo EX90. Com esta tecnologia, os designers da Volvo procuraram melhorar a ligação com a natureza, tanto de dia como de noite, para o que resolveram incorporar os SunLike LEDs, fornecidos pela Seoul Semiconductor, para complementar o teto panorâmico e a cabine aberta. Esta iluminação não cintilante permite obter uma expressão de cor mais natural do que é possível alcançar atualmente com os LEDs normalmente utilizados na indústria automóvel - fornecendo não só um baixo reflexo de luz como também um alto índice de cor que expressa as cores naturais da forma como estas são vistas na natureza.
"Ao utilizar o espectro de luz emitido pelos SunLike LEDs, os materiais progressivos e o design interior do Volvo EX90 destacam-se de uma forma ainda mais clara e sem distorção de cor. Ao complementar a nossa decoração de madeira e de outros materiais naturais dentro da cabine, as luzes desempenham um papel central para a nossa linguagem de design escandinavo", explicou a propósito Dan Fidgett, responsável pela área de Cores e Materiais na Volvo Cars.
As luzes SunLike já são utilizadas para trazer luz natural a espaços interiores como espaços residenciais, hospitais, escolas, museus ou aplicações hortícolas. No entanto, o Volvo Car Group é o primeiro fabricante a introduzir estes LEDs nos seus veículos de produção Polestar 3 e Volvo EX90. Todas as luzes não decorativas do interior do Volvo EX90, colocadas no teto, no chão, nas portas laterais ou no porta-luvas, vêm com SunLike LEDs de série.
"O bem-estar dos nossos clientes é sempre o objetivo principal para a equipa de design interior na Volvo Cars. Trazer SunLike LEDs para o interior do novo Volvo EX90 demonstra bem a nossa ambição na qual pretendemos utilizar tecnologia inovadora para proporcionar uma experiência in-car premium." acrescenta Dan Fidgett.
Para além de melhorar o aspeto interior, as luzes SunLike também proporcionam um conforto natural a todos os ocupantes do Volvo EX90. Ao suprimir a exposição à luz-azul combinada com a luz não cintilante emitida pela cabine interior é possível ajudar a reduzir a fadiga ocular e as dores de cabeça associadas a tal exposição.