Tal como já aqui demos conta, a Cupra acaba de revelar o novo Cupra Tavascan, modelo apontado como o primeiro herói da nova era, o sonho da marca que se torna realidade, tratando-se assim do primeiro SUV coupé puramente elétrico da Cupra e o segundo modelo totalmente elétrico da marca depois do Cupra Born. Com este Tavascan fica evidente o impulso para a nova e marcante linguagem de design da Cupra que se transferirá para futuros automóveis eletrificados na gama de produtos da marca.
Segundo o próprio construtor, o Cupra Tavascan combina perfeitamente eletrificação e performance, sendo que a versão mais potente produz 250 kW, com dois motores e tração integral. Estamos assim perante um SUV emotivo e orientado para a condução, com tecnologia de chassis Sport DCC selecionável e direção progressiva. Concebido e desenvolvido em Barcelona, o Cupra Tavascan será produzido na fábrica de Anhui do Grupo Volkswagen na China, um centro de inovação global de vanguarda para a mobilidade elétrica, devendo ser lançado em 2024, com um objetivo de vendas superior a 50.000 unidades por ano.
Estamos assim com este novo Cupra Tavascan perante o primeiro herói de uma nova era para a marca desafiante. Derivado diretamente do showcar Tavascan apresentado no Salão Automóvel de Frankfurt em 2019, onde foi apresentado sob o lema "the brand’s dream", traz ao mercado a visão disruptiva e única de um futuro totalmente elétrico, assumindo-se capaz de levar a viagem de eletrificação da marca numa nova direção, com um impulso exponencial para criar veículos emotivos que quebram as regras convencionais e que apontam a uma nova geração de amantes de automóveis.
O Cupra Tavascan assume-se como um SUV coupé totalmente elétrico que combina desejo com performance instantânea. O SUV coupé encarna a visão eletrificada da Cupra, mantendo-se fiel ao concept car de 2019. “A viagem da marca para a eletrificação é o seu impulso imparável - está no centro de tudo o que fazemos. A Cupra está a transformar-se em direção a uma marca totalmente eletrificada até 2030. São muitos os automóveis elétricos puramente racionais a chegar ao mercado. Não é esse o objetivo da Cupra”, disse Wayne Griffiths, CEO da Cupra.
“Em 2019, tivemos uma visão para reinventar a eletrificação: com o Tavascan, queremos mostrar que este não é um automóvel que responde a uma mudança, mas sim um que a cria. Nessa altura, talvez fosse apenas um sonho. Agora, com o Cupra Tavascan, o nosso sonho torna-se realidade”.
O Cupra Tavascan assinala um passo importante para a eletrificação da marca. Insere-se na crescente gama eletrificada da marca, juntando-se ao Cupra Born, totalmente elétrico, bem como às variantes híbridas plug-in do Cupra Leon, Cupra Leon Sportstourer e Cupra Formentor. Em 2025 a Cupra terá entrado numa nova era com novos modelos eletrificados – Cupra Terramar, Cupra UrbanRebel – bem como terá a atual gama de produtos renovada.
Design com assinatura visual identitária da Cupra
Em termos de design, o Cupra Tavascan é o impulso para uma nova e marcante linguagem de design, sendo que o design exterior proporciona proporções atléticas e desportivas. A partir da frente, a iluminação de matriz LED com a assinatura visual de três triângulos é imediatamente reconhecível. O interior é uma peça de arquitetura graças ao caráter da espinha dorsal central, em conjunto com as finas saídas de ar, quase invisíveis.
Produzido com base na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, o Cupra Tavascan integra as mais recentes tecnologias - propulsor, chassis, conectividade, segurança e conforto - num pacote concebido para uma nova geração de condutores. Como um SUV emocional e orientado para a condução, o Cupra Tavascan apresenta a tecnologia de chassis dinâmico DCC Sport, suspensão desportiva e direção progressiva. Estes atributos e a adição de pneus de elevada performance instalados em jantes de liga leve forjadas de 21'', proporcionam uma experiência de condução desportiva única.
Sabe-se ainda que este Cupra Tavascan estará disponível com dois níveis de potência: 210 kW (286 cv) e 250 kW (340 cv); dispondo a versão de maior potência de tração integral ao contar com dois motores, proporcionando elevada performance com a máxima tração. Também fornece capacidade suficiente para uma autonomia de cerca de 550 km graças ao conjunto de baterias de 77 kWh de capacidade útil.
A digitalização está no centro do Cupra Tavascan; o SUV coupé totalmente elétrico integra um sistema de infotainment com ecrã de 15" – o maior até de sempre num modelo da Cupra – que é altamente personalizável e incorpora um Human Machine Interface (HMI) recentemente concebido e desenvolvido. O Cupra Tavascan também integra pela primeira vez um sistema de som de alta-fidelidade com 12 altifalantes desenvolvido em colaboração com a empresa de áudio premium Sennheiser.
Em destaque neste novo modelo Cupra estão os capítulos da segurança e do conforto, cada um em lugares de destaque com um abrangente conjunto de sistemas avançados de assistência ao condutor. A nova versão do Connected Travel Assist melhora o desempenho do sistema através dos dados recebidos da Cloud – especialmente em estradas mal sinalizadas. A mudança automatizada de faixa está também disponível, possibilitando dar um novo passo em frente em termos de conforto ao conduzir em autoestradas. O Cupra Tavascan também inclui funcionalidades avançadas de apoio ao estacionamento, incluindo assistência ao estacionamento remoto (RPA).
Uma nova interpretação da performance elétrica
Olhando às suas dimensões, o Cupra Tavascan mede 4.644 mm de comprimento, 1.861 mm de largura, 1.597 mm de altura e tem uma distância entre eixos de 2.766 mm. As suas dimensões equilibram as exigências da condução com as necessidades da utilização no quotidiano, mas de uma forma que reforça a sua desejabilidade. "O Cupra Tavascan apresenta um estilo não convencional com a sua abordagem progressiva e emocional ao segmento dos SUV coupé", disse Jorge Díez, Diretor de Design da Cupra. "É uma nova interpretação da performance elétrica que é ousada e orgânica, suportada por linhas fortes e por uma postura atlética e intencional".
Depois, observando com maior detalhe, damos conta de que a dianteira do Cupra Tavascan introduz uma nova geração de automóveis com um visual intimidante e misterioso com detalhes elaborados. O ponto central é a assinatura visual de três triângulos no farol. Estes triângulos iluminados são acompanhados por funções de iluminação avançadas, tais como o feixe do tipo matriz. Este permite disponibilizar um sistema de iluminação totalmente automático, capaz de evitar o encandeamento de outros veículos que circulem na mesma direção ou na direção oposta.
O Cupra Lighting Concept torna o SUV coupé elétrico imediatamente reconhecível. O visual é ainda realçado pelo logótipo iluminado da Cupra – um dos primeiros modelos de produção em série na Europa a iluminar o seu logótipo – que orgulhosamente adorna o capô com as suas profundas superfícies esculturais. A secção frontal do Cupra Tavascan foi modelada não só para proporcionar uma estética apelativa, mas também para favorecer a elevada performance, aperfeiçoando o desempenho aerodinâmico.
Na parte inferior do veículo, as linhas fluem para as entradas de ar, acrescentando uma característica prática ao design final, canalizando o ar para o interior para melhorar as características térmicas do SUV coupé 100% elétrico.
E porque se trata de um modelo automóvel inspirado claramente nos circuitos de corridas, ao passar os olhos pelo perfil do Cupra Tavascan o seu caráter atlético e as suas proporções desportivas são evidentes. Um design que realça a performance do SUV coupé puramente elétrico e a sensação de velocidade. Isto é conseguido através de uma linguagem de design que destaca os músculos das superfícies num formato de cunha diretamente a partir do "nariz de tubarão" até à secção traseira.
Acrescente-se a isto o conceito de "capacete", através do qual o pilar A preto polido faz a ligação entre o para-brisas e o vidro lateral, gerando um efeito panorâmico semelhante ao da viseira do capacete do piloto de competição e a sugestão de performance é ainda mais notória. Todos estes conceitos inspiram-se no veículo de competição Cupra Tavascan XE que compete no campeonato Extreme E, totalmente elétrico.
Diga-se ainda que o perfil do Cupra Tavascan é realçado pelo design das rodas, com a gama de jantes de liga leve de 19", 20" e 21", maquinadas e forjadas, a serem capazes de ampliar o carácter do SUV coupé elétrico em estrada, possuindo também benefícios práticos. As coberturas aerodinâmicas das jantes direcionam melhor o fluxo de ar, reduzindo a turbulência e ajudando o Cupra Tavascan a maximizar a eficiência. A fusão entre o design e a engenharia estende-se até à traseira do veículo, aqui com destaque para as formas características das luzes traseiras e na continuação do conceito de iluminação da Cupra, a sua representação gráfica de três triângulos, em conjunto com o logótipo iluminado da Cupra, capazes de assumir o protagonismo. Mesmo quando não está iluminada, a assinatura é claramente Cupra, imediatamente reconhecível.
Iluminação é elemento central do estilo exterior do Tavascan
O conceito de iluminação reforça as proporções traseiras do Cupra Tavascan e impulsiona a sensação de largura e solidez, realçando, de novo, o design progressivo e emocional do SUV. Cada elemento faz parte desta abordagem de design, até mesmo os refletores que também aumentam a perceção de largura. Os temas de design e as abordagens de engenharia conjugam-se para dar ao Cupra Tavascan o seu forte carácter e melhorar a sua performance. Isto é realçado no design do difusor traseiro, proporcionando largura ao veículo, mas também beneficiando o desempenho aerodinâmico.
A iluminação é um elemento central do estilo exterior do Cupra Tavascan: a luz de boas-vindas ilumina o chão com o logótipo da Cupra. Além disso, elementos LED estão também integrados nos puxadores das portas, não só acrescentando uma nova característica imaginativa ao carácter do veículo, mas também praticidade, tornando-os mais fáceis de utilizar à noite. Por fim, o novo carácter é reforçado com a paleta de cores: Tavascan Blue, White Silver, Atacama Desert, Urano Grey, Hypernova Red e Century Bronze Matt.
O Cupra Tavascan também integra um Human Machine Interface (HMI) recentemente concebido e desenvolvido, tornando o sistema de infotainment ainda mais otimizado e intuitivo. As saídas de ar centrais mais finas permitem-lhe dispor de um posicionamento natural, sendo ainda complementado pelo painel de instrumentos digital atrás do volante. A iluminação desempenha um papel significativo na génese do ambiente a bordo do Cupra Tavascan. A tecnologia LED é utilizada em todo o habitáculo – incluindo os painéis das portas dianteiras e traseiras – para adicionar luz ambiente emocional que enfatiza os elementos flutuantes do interior, tais como o elegante tablier e a escultural consola central, sem esquecer a funcionalidade e a comunicação com os ocupantes.
Desde a simplicidade das luzes de leitura até à iluminação ambiente cuidadosamente colocada nos suportes para copos, elementos de acabamento retro iluminados tais como os painéis das portas - dianteiros e traseiros - e ao longo das soleiras, a iluminação faz parte do carácter do SUV coupé elétrico, criando um dramatismo subtil a partir do interior. Os elementos decorativos em tom de cobre conferem ao interior uma sensação tipicamente CUPRA, enquanto a combinação do tom Soul Black com uma seleção de cores Deep Plum ou Dark Ice Metal para os painéis das portas, espinha dorsal e outras áreas acrescentam contraste.
E porque espaço é um factor que ajuda a determinar o sucesso de qualquer modelo automóvel, o espaço a bordo do Cupra Tvascan, tanto à frente como atrás, é otimizado para oferecer um conforto ideal, enquanto as opções de arrumação inteligente significam que há espaço para todos os objetos essenciais na vida diária. E a funcionalidade quotidiana estende-se até à bagageira – a porta traseira elétrica pode ser aberta através de um pedal virtual, disponibilizando 540 litros de volume.
Cupra Tavascan VZ_ a versão topo de gama!
No Cupra Tavascan VZ, a versão topo de gama, os dois motores (motor traseiro: 210 kW; motor dianteiro: 80 kW) são utilizados para proporcionar uma dinâmica ainda melhor, capaz de enviar até 30% da potência para as rodas dianteiras quando é necessária mais tração. Isto é ainda mais impressionante ao considerar a potência total de 250 kW (340 cv) e o binário de 545 Nm do motor traseiro e de 134 Nm do motor colocado no eixo dianteiro. O modo selecionável Cupra - Range, Comfort, Performance, Cupra, Individual e Traction (para a versão de tração integral) - melhora a experiência do condutor.
O sistema de tração integral utiliza um motor síncrono de ímanes permanentes com uma velocidade máxima superior a 13.000 rpm integrado acima do eixo traseiro, à frente do centro das rodas. O binário é transferido através de uma transmissão de uma só velocidade com um diferencial, suavizando a entrega para proporcionar a performance consistente associada à Cupra. É assistido por um motor instalado no eixo dianteiro quando a unidade de controlo a bordo deteta quaisquer requisitos de binário para as rodas da frente.
O motor assíncrono dianteiro beneficia de perdas mínimas por arrasto quando inativo e esta unidade de propulsão frontal, montada coaxialmente, é também leve, pesando apenas 60 kg. Como veículo totalmente elétrico, não há necessidade de uma ligação mecânica, tal como um veio de transmissão tradicional, embraiagem ou diferencial, entre os dois eixos, tornando o sistema rápido e eficiente.
Os dois motores comunicam instantaneamente, gerindo as cargas de forma rápida e eficiente. Cada um deles recebe novos comandos a cada milissegundo através do respetivo sistema eletrónico de gestão de potência e as variações de binário entre as rodas são suaves, tornando os ajustes impercetíveis para os passageiros. A capacidade de distribuir o binário entre as quatro rodas beneficia não só o comportamento dinâmico e a segurança, mas também a aceleração. Num arranque a partir de uma imobilização, o Cupra Tavascan VZ pode atingir os 50 km/h em apenas 2,4 segundos (0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos).
Tecnologia avançada da bateria
Ao centro do Tavascan encontra-se a sua bateria de iões de lítio com módulos prismáticos de células arrefecidos por água, alojada numa estrutura de alumínio integrada na do veículo, aumentando a rigidez e mantendo o peso baixo e centralizado. É um conceito que oferece o melhor equilíbrio entre o centro de gravidade do Cupra Tavascan e a redução do impacto do peso do pack de baterias, utilizando o sistema para ampliar as capacidades dinâmicas do automóvel.
Na versão Endurance, uma bateria com capacidade líquida de 77 kWh e a tração às rodas traseiras permite uma autonomia de cerca de 550 km com base no ciclo de testes oficial WLTP. O topo de gama Cupra Tavascan VZ com tração integral e com dois motores, proporciona uma autonomia de cerca de 520 km graças ao seu pack de baterias com de 77 kWh de capacidade útil. A eficiência do sistema é auxiliada pelo sistema de gestão térmica integrado que mantém a temperatura da bateria, assegurando que esta se mantém otimizada. A bateria inclui uma placa de base com canais de água integrados ligados ao circuito do líquido refrigerante.
A eletrificação traz outros benefícios. Quando o acelerador é libertado, o motor atua como gerador para alimentar a bateria com energia (isto acontece quando o modo 'B' é selecionado em vez do 'D') forçando-a de volta ao sistema e reduzindo o desgaste dos travões. O nível de recuperação de energia também pode ser gerido através das patilhas de regeneração no volante, permitindo escolher entre 4 níveis diferentes.
O Cupra Tavascan também integra uma bomba de calor como equipamento opcional. A tecnologia funciona através de um aquecimento mais eficiente do habitáculo. Um equipamento especialmente útil quando a temperatura ambiente desce.
Carregamento: 100 km de autonomia em 7 minutos
O Cupra Tavascan também inclui opções de carregamento convenientes, podendo contar com 100 km de autonomia adicional em apenas 7 minutos. E quando o SoC da bateria cai para apenas 10%, este pode ser elevado a 80% em pouco menos de meia hora, utilizando, pelo menos, um ponto de carregamento de 135 kW.
E quer esteja a fazer o carregamento em casa ou ao longo de uma viagem, o Cupra Tavascan adapta-se; pode ser ligado tanto a redes de carregamento AC como DC, tornando o carregamento simples e sem complicações.
Para eliminar o stress do carregamento doméstico, a Cupra pode fornecer a solução que melhor se adapta às circunstâncias do cliente, com a marca a disponibilizar uma gama de opções de carregamento, o que significa que os clientes podem ter uma wallbox específica da Cupra instalada em casa., Além disso, e para que seja possível um domínio total, a Cupra propõe uma aplicação, a Cupra Easy Charging App, capaz de controlar tudo o que está relacionado com o carregamento: independentemente da infraestrutura de carregamento disponível, sempre acessível e fácil de gerir, o que deverá permitir que o Cupra Tavascan esteja sempre pronto para a próxima viagem.