×

Mensagem

Failed loading XML...
Failed loading XML... AttValue: " or ' expected attributes construct error Couldn't find end of Start Tag html line 1 Extra content at the end of the document

Apresentando um design elegante e dinâmico na condução desportiva, acaba de ser revelado o novo Mercedes-AMG GLC Coupé, com duas potentes versões disponíveis para este primeiro SUV coupé com tecnologia híbrida exclusiva AMG E Performance. Dotado de um motor eletrificado AMG de quatro cilindros e 2.0 litros, com assistência elétrica ao turbocompressor, com suspensão AMG Ride Control com amortecimento ajustável e eixo traseiro direcional ao que acresce ainda equipamentos com design característico da AMG para o exterior e o interior.

Algumas semanas após a apresentação do novo Mercedes-AMG GLC SUV, a marca de veículos de elevado desempenho e desportivos apresenta assim o novo GLC Coupé, modelo que completa a bem-sucedida série dos SUV de médias dimensões da Mercedes-AMG, pretendendo estabelecer outro destaque no portfólio de modelos com a sua combinação de elegância dinâmica com as funcionalidades características da AMG. As proporções impressionantes e as superfícies empolgantes realçam a sua aparência inconfundível, complementada pelo interior de alta qualidade.

Estão disponíveis duas potentes versões do modelo: o GLC 63 S E Performance Coupé é o primeiro SUV coupé desportivo híbrido da marca (consumo de combustível em ciclo combinado: 7.5 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado: 170 g/km, consumo de energia elétrica em ciclo combinado: 12.7 kWh /100 km) com uma potência do sistema de 500 kW (680 CV). Está ainda disponível a versão de entrada do modelo, o GLC 43 4Matic Coupé (consumo de combustível em ciclo combinado: 10.2-9.8 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado: 232-223 g/km)1 com uma potência de 310 kW (421 CV) e uma potência suplementar por tempo limitado de 10 kW (14 CV) através do motor de arranque/alternador acionado por correia (RSG).

O vasto equipamento de série, que inclui o eixo traseiro direcional, tração integral, caixa de velocidades AMG Speedshift MCT 9G com embraiagem viscosa de arranque e suspensão AMG Ride Control com amortecimento adaptativo, proporciona uma experiência de condução dinâmica.

23c0328 002

23c0328 003

A silhueta desportiva com uma transição fluida até à traseira é a característica principal do novo Mercedes‑AMG GLC Coupé. Os faróis ligam à secção superior da grelha do radiador específico da AMG, realçando desta forma a largura do veículo. O para-choques dianteiro AMG em design de asa de avião, com entradas de ar de grandes dimensões, aletas verticais e rebordos adicionais acrescenta um toque marcante e independente. As arestas laterais precisas realçam as proporções desportivas e os salientes guarda-lamas.

O revestimento dos guarda-lamas na cor da carroçaria e o revestimento dos painéis das embaladeiras laterais AMG são harmoniosamente integrados com o design elegante. A aparência confiante é também enfatizada pela largura dos eixos e pelas rodas à face dos guarda-lamas, com jantes de 19, 20 ou 21 polegadas. Várias jantes de série incluem acabamento brilhante com duas cores. O equipamento opcional inclui estribos otimizados para a entrada e vários outros pacotes.

Os farolins traseiros bipartidos alargam a traseira com um elemento de ligação preto e vermelho escuro. O para-choques traseiro específico da AMG, com um difusor simulado (GLC 43) ou com uma placa difusora adicional (GLC 63 S), bem como os revestimentos das duas ponteiras de escape duplas (redondos no GLC 43, trapezoidais no GLC 63 S) reforçam a impressão de estarmos perante um modelo extremamente potente. 

23c0329 023

23c0329 022

Elementos interiores característicos da AMG

No interior, os bancos AMG em pele sintética Artico/microfibra Microcut AMG com grafismos e revestimentos exclusivos acrescentam um toque desportivo. Opcionalmente, está disponível um revestimento com uma combinação de pele e pele nappa, com o emblema em relevo AMG nos apoios de cabeça dianteiros. Os bancos AMG Performance estão também disponíveis como equipamento opcional. 

O volante AMG Performance em pele nappa (GLC 43) ou em pele nappa/microfibra Microcut (GLC 63 S) também é um equipamento de série. É achatado na secção inferior, perfurado na zona de apoio das mãos e integra patilhas de mudanças em alumínio prateado.

Os dois botões redondos do volante AMG permitem a operação rápida e correta de várias funções de condução dinâmica e dos programas de condução AMG Dynamic Select. A atmosfera desportiva e luxuosa é complementada pelos pedais desportivos AMG, os tapetes AMG e a iluminação dos painéis das embaladeiras das portas com inscrição AMG.

23c0328 004

23c0328 005

O sistema de informação e de entretenimento MBUX inclui vários ecrãs e funções específicos da AMG. Estes incluem ecrãs específicos da marca no painel de instrumentos, no ecrã central multimédia com orientação vertical na consola central e no ecrã projetado opcional. O estilo de exibição "Supersport" exclusivo da AMG oferece a possibilidade de apresentar vários conteúdos através de uma estrutura vertical. Isto inclui um menu de configuração que apresenta as definições atuais da suspensão ou da caixa de velocidades. O condutor também pode optar por exibir um mapa de navegação ou os dados do consumo no estilo Supersport.

Está também integrada a função AMG Track Pace (de série no GLC 63 S, opcional no GLC 43), o registador de dados para utilização em autódromos. Durante a condução em pista, o software regista mais de 80 dados específicos do veículo, dez vezes por segundo, como a velocidade, a aceleração, o ângulo da direção e a operação do pedal dos travões. A indicação dos tempos por volta e por setor, bem como as ferramentas adicionais de treino e de análise são igualmente reveladoras.

Motor AMG de quatro cilindro e 2.0 litros com assistência elétrica

O coração dos novos modelos Mercedes-AMG GLC é o motor AMG de quatro cilindros e 2.0 litros, que combina tecnologias inovadoras e elevado desempenho com uma eficiência exemplar. O motor dá continuidade à tradição típica da marca: não só foi desenvolvido inteiramente nas instalações de Affalterbach da empresa, como também é montado nestas instalações de acordo com o princípio "Um Homem, Um Motor".

A Mercedes-AMG combina o fabrico manual dos seus trabalhadores altamente qualificados com os mais modernos métodos de produção da Indústria 4.0 e um elevado nível de digitalização. 

23c0328 006

23c0328 008

O motor, conhecido internamente pela designação M139l (a letra "l" corresponde à instalação longitudinal do motor), é de longe o único motor do mundo produzido em série que é sobrealimentado com um turbocompressor assistido eletricamente através de um sistema elétrico de bordo adicional de 48 V, que também inclui o motor de arranque/alternador acionado por correia (RSG).

O sistema foi adotado diretamente da tecnologia que a equipa Mercedes-AMG Petronas F1 tem utilizado com tanto sucesso durante muitos anos no desporto automóvel. A nova forma de sobrealimentação garante uma resposta particularmente espontânea em toda a gama de rotação do motor. Isto dá origem a uma experiência de condução ainda mais dinâmica e ao mesmo tempo a um aumento da eficiência.

Um motor elétrico de cerca de quatro centímetros de diâmetro está integrado diretamente no veio do turbocompressor, entre a turbina no lado de escape e o rotor compressor no lado da admissão. Controlado eletronicamente, o motor elétrico aciona diretamente o veio do turbocompressor e desta forma acelera o rotor compressor antes de o caudal de gases de escape assumir o acionamento da forma convencional. 

Isto permite melhorar significativamente a resposta em toda a gama de rotação do motor logo a partir do ralenti. O motor de combustão responde de forma mais espontânea às solicitações no pedal do acelerador, enquanto todo o comportamento de condução é significativamente mais dinâmico.

Adicionalmente, a eletrificação do turbocompressor permite um binário superior a baixas rotações do motor. Assim também aumenta a agilidade e melhora a aceleração a partir da condição de parado. Mesmo quando o condutor retira o seu pé do pedal do acelerador ou dos travões, a tecnologia pode manter constantemente a pressão de sobrealimentação. Isto assegura uma resposta direta contínua.

Comparado com o GLC 43, o turbocompressor no GLC 63 S tem dimensões significativamente superiores. Isto permite fornecer um caudal de ar superior e desta forma uma maior potência. Adicionalmente, o motor elétrico integrado é alimentado pelo sistema elétrico de alta tensão de 400 V.

23c0328 007

23c0328 009

E Performance Hybrid com potência total de 500 kW (680 CV)

No GLC 63 S E Performance Coupé, o motor M139I desenvolve 350 kW (476 CV) de potência às 6725 rpm. Isto torna-o o motor de quatro cilindros produzido em série mais potente do mundo. O binário máximo de 545 Nm do motor de combustão está disponível entre as 5250 e as 5500 rpm.

No híbrido desportivo, o motor de 2.0 litros é combinado com um motor elétrico síncrono de excitação permanente, uma bateria de elevado desempenho desenvolvida em Affalterbach e com um sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+ totalmente variável. 

A potência do sistema de 500 kW (680 CV) e o binário máximo do sistema de 1020 Nm permitem um desempenho de condução impressionante: a aceleração dos 0 aos 100 km/h é realizada em apenas 3.5 segundos. A força de tração só termina à velocidade de 275 km/h, limitada eletronicamente.

O motor elétrico de 150 kW (204 CV) está instalado no eixo traseiro, onde está integrado com uma caixa de velocidades de duas relações de comando elétrico e com o diferencial traseiro eletrónico de escorregamento limitado, numa unidade de propulsão elétrica compacta (EDU). Os especialistas designam esta configuração como sistema híbrido P3. A bateria de elevado desempenho e baixo peso também está instalada na secção traseira acima do eixo traseiro. Este design compacto tem várias vantagens.

23c0329 014

23c0329 015

O motor elétrico atua diretamente no eixo traseiro e pode, portanto, converter a sua potência elétrica em propulsão de forma mais direta - para uma potência suplementar no início da marcha, durante a aceleração ou em situações de ultrapassagem. Como é típico do design do sistema, a potência do motor elétrico pode ser utilizada com o binário máximo, pelo que é possível um comportamento de arranque particularmente ágil. Além disso, graças ao bloqueio do diferencial do eixo traseiro integrado e controlado eletronicamente, o condutor sente imediatamente um aumento notável no desempenho: o modelo híbrido acelera de forma extremamente ágil à saída das curvas, oferece uma tração ótima e, portanto, maior segurança de condução.

Se ocorrer o escorregamento do eixo traseiro, a força de tração do motor elétrico também é transferida às rodas dianteiras conforme necessário por forma a aumentar a tração do veículo. Isto é possível com a ligação mecânica do sistema de tração integral totalmente variável, através do veio de transmissão e dos semieixos das rodas dianteiras. A instalação no eixo traseiro melhora a distribuição do peso e da carga por eixo no veículo. Isto forma a base para o comportamento convincente.

O conceito AMG oferece uma eficiência de recuperação de energia extremamente elevada, pois o sistema apenas permite perdas mecânicas e hidráulicas mínimas do motor e da caixa de velocidades. A caixa automática de duas velocidades no eixo traseiro, com a sua relação de transmissão especialmente coordenada, assegura uma ampla gama de funcionamento desde um elevado binário para um arranque rápido até uma potência contínua a velocidades elevadas. Um atuador elétrico engrena a segunda relação a uma velocidade do veículo aproximadamente igual a 140 km/h, que corresponde à rotação máxima do motor elétrico de cerca de 13500 rpm.

23c0329 016

23c0329 017

Conheça com o LusoMotores outras características técnicas deste Mercedes-AMG, aqui à distância de um clique.

LusoMotores
Pin It